Topo

De Bruyne e espanhol são os garçons da Europa; veja top 10 em assistências

Rafael Reis

13/11/2019 04h20

Os jogadores de ataque de Manchester City e Lazio costumam ficar bem atentos quando a bola passa pelos pés de Kevin de Bruyne e Luis Alberto, respectivamente. Afinal, eles sabem que o "carimbo" dos meios-campistas é uma espécie de meio caminho para o gol.

Na temporada 2019/20, nenhum jogador inscrito na primeira divisão das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) distribuiu mais assistências que o camisa 17 do City e o número 10 da equipe romana.

Crédito: Montagem

Só nos últimos três meses, De Bruyne e Luis Alberto já deram dez passes cada para algum dos seus companheiros de time balançarem as redes.

O belga é o grande garçom do Campeonato Inglês, competição na qual já deu nove assistências. Ele também contribuiu para a contagem do City com um passe perfeito na Liga dos Campeões.

Os números são muito parecidos com o do espanhol da Lazio, que criou nove jogadas de gol no Italiano e uma na Liga Europa.

Ao contrário da estrela do City, reconhecidamente um dos melhores meio-campistas do futebol mundial na atualidade, Luis Alberto ainda não é tão consolidado assim no cenário internacional da bola.

O jogador da Lazio tem 27 anos, começou a carreira no Sevilla, passou pelo Barcelona B e chegou a jogar no Liverpool. Mas foi só na Itália, onde está desde 2016, que ele começou a explodir.

Com o sucesso nesta temporada, Luis Alberto voltou a rondar as convocações da seleção espanhola e passou a ter seu nome cogitado para ser negociado com um clube mais poderoso na próxima janela de transferências.

Quem completa o pódio do ranking dos maiores garçons do futebol europeu é o argentino Ángel di María, que vive grande fase no Paris Saint-Germain, e já deu nove passes para seus companheiros marcarem.

Rei da assistências na temporada passada (22), outro argentino, Lionel Messi, não aparece no top 10 desta vez. O camisa 10 do Barcelona presentou os parceiros com cinco gols até o momento, dois a menos que o francês Yoann Court, do Brest, décimo.

Atual bicampeão inglês, o City ocupa apenas a quarta colocação nesta temporada da Premier League, com 25 pontos, nove a menos que o Liverpool. Já a Lazio, que não é campeã nacional desde 2000, é a terceira na Itália, com 24 pontos, oito de desvantagem em relação à Juventus.

OS 10 MAIORES GARÇONS DA TEMPORADA EUROPEIA

1 – Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City) – 10 assistências
Luis Alberto (ESP/Lazio) – 10
3 – Ángel di María (ARG/Paris Saint-Germain) – 9
4 – Islam Slimani (ALG/Monaco) – 8
Jadon Sancho (ING/Borussia Dortmund) – 8
Riyad Mahrez (ALG/Manchester City) – 8
Roberto Firmino (BRA/Liverpool) – 8
Thomas Müller (ALE/Bayern de Munique) – 8
Thorgan Hazard (BEL/Borussia Dortmund) – 8
10 – Yoann Court (FRA/Brest) – 7


Mais de Cidadãos do Mundo

Astro de R$ 580 mi vira garoto-propaganda de eleição da namorada na escola
Lewa quebra recorde e lidera Chuteira de Ouro; Messi entra em perseguição
"Triste", Cavani tem chance depois de 70 dias em meio a calvário no PSG
Como carrasco do Palmeiras no Mundial castigou pai de goleador da Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis