Topo

Rafael Reis

"Triste", Cavani tem chance depois de 70 dias em meio a calvário no PSG

Rafael Reis

09/11/2019 04h20

Em meio a um calvário no Paris Saint-Germain e a rumores de que precisará procurar uma nova casa na próxima temporada, o atacante Edinson Cavani terá neste sábado sua primeira oportunidade de começar jogando uma partida pela equipe da capital em mais de 70 dias.

O centroavante uruguaio foi confirmado como titular pelo técnico Thomas Tuchel para a partida contra o Brest, válida pela 13ª rodada do Campeonato Francês.

Crédito: Thomas Sanson/AFP

Mas a escalação não significa que o camisa 9 recuperou a confiança do treinador alemão e agora terá uma longa sequência de jogos pela frente. Não, o jogador de 32 anos só irá a campo porque Mauro Icardi, novo dono da posição, está com dores musculares e será poupado.

Maior artilheiro da história do PSG, com 195 gols, Cavani não inicia uma partida pelo clube desde a goleada por 4 a 0 sobre o Toulouse, em 25 de agosto. Na ocasião, ele sentiu uma lesão e precisou ser substituído depois de apenas 14 minutos do primeiro tempo.

A contusão muscular fez o centroavante perder oito jogos e abriu brecha para a ascensão de Icardi. O argentino, que está emprestado pela Inter de Milão, adaptou-se rapidamente ao time francês, já balançou as redes oito vezes e lhe roubou a posição.

Cavani voltou às atividades há cerca de 20 dias. Desde então, passou dois jogos inteiros no banco (Brugge e Nice) e atuou por cerca de 20 minutos em três partidas diferentes (Olympique de Marselha, Dijon e Brugge).

Na última quarta-feira, no segundo jogo contra o Brugge, ele chegou a se rebelar durante o aquecimento. Irritado, abandonou os exercícios com o preparador físico e sentou no banco para só assistir à partida.

"Cavani está desapontado porque ele está acostumado a começar todos os jogos. Então, ficar no banco por algumas semanas é uma grande diferença para ele. Mas ele tem uma cabeça boa", disse Tuchel, ao confirmar a escalação do uruguaio no jogo de hoje.

Com contrato até o fim da temporada, o camisa 9 já começa a se preparar para deixar Paris em junho. Ele está ciente de que sua renovação está longe de ser uma das prioridades do clube e vai começar a sondar o mercado em dezembro.

Além do bom momento vivido por Icardi e dos problemas físicos que começam a afligi-lo, outras questões jogam contra o futuro de Cavani no maior clube da França. Um é seu alto salário, na casa dos 20 milhões de euros (R$ 91 milhões) por temporada. Outro, a campanha contra feita pelo "clã brasileiro" do elenco, que prefere jogar ao lado de um atacante de mais mobilidade.

Apesar de liderar o Campeonato Francês e de ter sete pontos de vantagem para o Angers, segundo colocado, o PSG não vive um momento tão tranquilo assim na competição. A equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo então lanterna, Dijon, na rodada passada, e tem sido cobrada pela imprensa pela inconstância que tem apresentado em campo.

Esta é a segunda temporada de Tuchel no comando do time parisiense. Em 2018/19, ele conquistou o título da Ligue 1, mas deixou escapar a Copa da França e a Copa da Liga. Na Champions, parou nas oitavas de final, eliminado pelo Manchester United.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como carrasco do Palmeiras no Mundial castigou pai de goleador da Champions
5 destaques da Libertadores para seu time contratar no próximo ano
Com longo jejum, ex-corintiano Zizao tem pior ano desde volta à China
Por onde andam 7 promessas dos Mundiais sub-17 que "floparam" na carreira?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.