Topo

Rafael Reis

Coutinho vira "chuta-chuta" na Champions, mas sofre com desespero por gol

Rafael Reis

06/11/2019 04h00

Na tentativa de recolocar a carreira nos trilhos depois de uma passagem decepcionante pelo Barcelona, Philippe Coutinho se transformou em um jogador obcecado pelo gol na Liga dos Campeões da Europa.

O meia, que construiu sua trajetória no futebol internacional distribuindo passes e criando oportunidades para seus companheiros finalizarem, virou uma espécie de "chuta-chuta" desde que desembarcou no Bayern de Munique.

Crédito: AFP

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, o brasileiro foi o segundo jogador que mais arriscou finalizações na primeira metade da fase de grupos da Champions.

Nos três primeiros jogos do Bayern na competição europeia, o camisa 10 arrematou 16 vezes contra as metas adversárias. A média de 5,3 chutes por jogo é exatamente a mesma do português Cristiano Ronaldo (Juventus) e só é inferior à do polonês Robert Lewandowski (6,3), seu companheiro no time alemão.

A diferença entre o camisa 10 do Bayern e os outros jogadores que não perdem uma chance de tentar o gol na competição europeia está na eficiência.

O brasileiro, que nesta quarta-feira enfrenta o Olympiacos, em casa, na abertura do returno do Grupo B, é o único dos cinco maiores finalizadores da Champions que ainda não balançou as redes na competição.

Enquanto Lewandowski, CR7, Harry Kane (Tottenham) e Sergio Agüero (Manchester City) já deixaram sua marca nesta temporada, Coutinho não marca no principal torneio interclubes desde o confronto entre Barcelona e Manchester United, em abril, pelas quartas de final da edição passada.

A seca europeia já dura cinco partidas. Pouco para um homem de meio-campo, mas muito para alguém que tem arriscado tanto nas finalizações.

Coutinho foi emprestado ao Bayern na última janela de transferências, depois de passar um ano e meio no Barça sem conseguir emplacar na função para qual foi contratado, substituir Neymar.

Bastante criticado pela torcida catalã e sem espaço no time após a contratação de Antoine Griezmann, chegou à Alemanha em busca de vida nova. Mas, com 13 jogos na recém-chegada casa, também já convivendo com avaliações nada positivas.

"O que me incomoda é a falta de prudência de Coutinho. Se ele perde a bola, não pode ficar assustado e ansioso durante os 90 minutos", reclamou o ex-volante Dietmar Hamman, ao jornal espanhol "Sport", depois da goleada por 5 a 1 sofrida pela equipe do brasileiro contra o Eintracht Frankfurt, no sábado.

Apesar do momento difícil vivido no Alemão, e da demissão do técnico Niko Kovac e da crise provocada pela goleada sofrida no último fim de semana, o Bayern tem feito um voo tranquilo na Liga dos Campeões.

Os alemães são um dos três times ainda com 100% de aproveitamento no torneio continental (os outros são Paris Saint-Germain e Manchester City) e pode assegurar hoje a classificação para as oitavas de final.

Para se garantir já entre os 16 melhores clubes da temporada na Europa, o líder do Grupo B irá obter antecipadamente a vaga se derrotar o Olympiacos. Se empatar com os gregos, terá a vaga em mãos caso o Tottenham vença o Estrela Vermelha, na Sérvia.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 brasileiros em baixa na Europa para seu time repatriar – Parte 2
Neymar ainda é o rei do drible na Europa; top 10 tem "desconhecidos"
Fora de quase metade dos jogos do PSG, Neymar é desfalque 550% mais que CR7
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Arsenal?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.