Topo

Rafael Reis

Eliminatórias da Copa-22 já começaram.... e até terminaram para seis países

Rafael Reis

06/09/2019 04h00

As eliminatórias da próxima edição da Copa do Mundo ainda nem começaram na maior parte do planeta. Mesmo assim, já há seleções que estão eliminadas de torneios que definem os participantes do Mundial do Qatar-2022.

Seis países foram eliminados do processo qualificatório para a Copa ainda em junho, quando foi disputada a primeira rodada do torneio asiático.

Crédito: Divulgação

Nenhum deles tem uma histórica rica no futebol. Pelo contrário: todos estão lá na rabeira do ranking da Fifa. Trata-se de Macau (182º colocado), Butão (186º), Laos (188º), Brunei (192º), Timor-Leste (201º) e Paquistão (204º).

Eles caíram depois de fazerem apenas dois jogos das eliminatórias, em mata-mata que contou com a participação dos 12 piores países filiados à AFC (Confederação Asiática de Futebol).

Os seis vencedores desses confrontos diretos se uniram às outras 34 seleções asiáticas para disputarem, a partir desta semana, da primeira das duas fases de grupos do qualificatório que irá definir os representantes do continente na Copa – o Qatar já está classificado por ser país-sede.

Além da Ásia, apenas a África já deu o pontapé inicial do seu processo seletivo para o Mundial de 2022.

O continente começou suas eliminatórias na última quarta-feira, também com a realização de mata-matas entre suas seleções menos conceituadas.

Mas, ao contrário do que aconteceu na Ásia, essa etapa preliminar do qualificatório africano já reúne algumas seleções que disputaram a Copa, como Angola e Togo.

Senegal, Tunísia, Egito, Nigéria, Marrocos e outros 21 países só entram nas eliminatórias em março do próximo ano, quando disputam uma fase de grupos com os vencedores desses mata-matas.

Ásia e África começaram seus qualificatórios mais cedo porque esses torneios também valem como eliminatórias para suas copas continentais.

No restante do planeta, a corrida pelas vagas no Mundial do Qatar deve começar apenas no próximo ano – a Oceania, que ainda não divulgou suas datas, deve ser uma exceção.

Se nenhuma mudança de regulamento for feita nos próximos anos, a Copa de 2022 será a última com a participação de apenas 32 seleções. A princípio, o Mundial de 2026, que será organizado por Estados Unidos, Canadá e México, contará com a presença de 48 países.

AS ELIMINATÓRIAS DA COPA-2022 EM CADA CONTINENTE

América do Sul – Começam no dia 23 de março do próximo ano. Distribuem quatro vagas diretas para o Mundial e uma para a repescagem.

América Central, do Norte e Caribe – Começam em setembro do próximo ano. Distribuem três vagas diretas para o Mundial e uma para a repescagem.

Europa – Devem começar em setembro do próximo ano. O continente ainda não definiu o formato do seu torneio classificatório, que distribui 13 vagas diretas para o Mundial.

África – Começaram no dia 4 de setembro. Distribuem cinco vagas diretas para o Mundial.

Ásia – Primeiro continente a iniciar o qualificatório, está com a bola rolando desde junho. Além do Qatar, classificado como país-sede, tem direito a quatro vagas diretas para o Mundial e uma para a repescagem.

Oceania – Devem começar ainda neste ano. Distribuem uma vaga para a repescagem


Mais de Seleções:

– Deserções, derrotas a rodo e goleadas: como é a seleção de Cuba?
– Estatísticas mostram: Brasil é o "melhor em tudo" na Copa América
– Como o Brasil ajudou a transformar o Peru em uma seleção competitiva
– Como seleção feminina virou símbolo de campanha pró-aborto na Argentina

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.