Topo

Rafael Reis

Champions já teve 6 finais entre times do mesmo país; relembre

Rafael Reis

29/05/2019 04h20

Depois de cinco anos consecutivos de domínio espanhol, com quatro títulos do Real Madrid e um do Barcelona, a Liga dos Campeões da Europa consagrará uma equipe inglesa nesta temporada.

Liverpool e Tottenham fazem, neste sábado, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri (ESP), a sétima final entre dois times do mesmo país (e a segunda com dois representantes da Inglaterra) na história da Champions.

O "Blog do Rafael Reis" relembra abaixo as outras seis decisões do torneio interclubes mais importante do planeta que tiveram aquele certo ar de final de uma copa nacional.

REAL MADRID 3 x 0 VALENCIA – 1999/2000

Crédito: Pascal George/AFP

Foi só em 1997 que a Champions deixou de ser exclusividade de campeões nacionais. E, na terceira temporada sob essa regra, que permitiu a entrada de até quatro times das ligas mais importantes da Europa, a competição já viu sua primeira decisão entre dois clubes da mesma nação. O Real Madrid, na época vice-campeão espanhol, não tomou conhecimento do Valencia, quarto colocado do país na temporada anterior. Fernando Morientes, Steve McManaman e Raúl fizeram os gols que definiram o título.

MILAN 0 x 0 JUVENTUS – 2002/03

Crédito: Divulgação

Três anos depois da final espanhola, foi a vez da Itália ter uma decisão inteira para chamar de sua. E o confronto entre Milan e Juventus honrou uma escola de futebol que se notabiliza historicamente por priorizar a defesa em detrimento do ataque. A final italiana foi a última da Champions que não viu sequer um golzinho. O campeão europeu de 2002/03 foi conhecido na disputa de pênaltis. O Milan levou a melhor. Venceu por 3 a 2 e levou para casa a "Lega dei Campioni".

MANCHESTER UNITED 1 x 1 CHELSEA – 2007/08

Crédito: Reprodução

A terceira final de Champions entre dois times do mesmo país colocou em campo a terceira nação diferente. Depois de espanhóis e italianos, foi a vez dos ingleses decidirem o melhor time da Europa. E, assim como em 2003, a equipe número um do continente em 2008 foi conhecida nos pênaltis. Manchester United e Chelsea empataram por 1 a 1 no tempo normal e passaram em branco na prorrogação. Nos penais, Terry e Anelka desperdiçaram para os Blues e permitiram o título dos Red Devils.

BAYERN DE MUNIQUE 2 x 1 BORUSSIA DORTMUND – 2012/13

Crédito: Divulgação

Os alemães também tiveram uma final exclusiva deles. Em 2013, um ano antes de sua seleção meter 7 a 1 no Brasil e conquistar o tetracampeonato mundial, os germânicos viram Bayern de Munique e Borussia Dortmund decidirem qual era o melhor time da Europa naquela temporada. Os bávaros levaram a melhor: ganharam por 2 a 1, com gol de Robben já no finalzinho do segundo tempo, e contrataram nos anos seguintes vários dos destaques do rival, como Lewandowski, Hummels e Götze.

REAL MADRID 4 x 1 ATLÉTICO DE MADRI – 2013/14

Crédito: Reprodução

Depois de 12 anos de espera, o Real Madrid, enfim, conseguiu seu tão aguardado décimo título de Liga dos Campeões. E alcançou o feito histórico justamente contra seu maior rival de cidade, o Atleti. A decisão teve contornos épicos. Os colchoneros levavam a taça para casa até os 48 minutos do segundo tempo, quando Sergio Ramos empatou. Na prorrogação, a equipe de Diego Simeone desabou e acabou goleada. Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo marcaram os gols da conquista.

REAL MADRID 1 x 1 ATLÉTICO DE MADRI – 2015/16

Crédito: Divulgação

A segunda edição da final da capital espanhol aconteceu apenas dois anos depois da primeira. Mais uma vez, o Atlético fez jogo duro para o Real. Mas, novamente, o título foi para a equipe mais vitoriosa da história da Liga dos Campeões. O Real venceu nos pênaltis após converter todas as suas cobranças (Vázquez, Marcelo, Bale, Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo). Pelo Atleti, Juanfran desperdiçou.


Mais de Clubes

– Além do Tottenham: 7 times importantes que nunca ganharam a Champions
– Como Liverpool montou "Dream Team" com refugos, rebaixados e apostas
– Com 1 vitória em 6 meses, time inglês é o pior da Europa; veja top 10
– O dia em que o Tottenham "declarou guerra" à Inglaterra por causa de Hitler

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.