Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Champions já teve 6 finais entre times do mesmo país; relembre

Rafael Reis

2029-05-20T19:04:20

29/05/2019 04h20

Depois de cinco anos consecutivos de domínio espanhol, com quatro títulos do Real Madrid e um do Barcelona, a Liga dos Campeões da Europa consagrará uma equipe inglesa nesta temporada.

Liverpool e Tottenham fazem, neste sábado, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri (ESP), a sétima final entre dois times do mesmo país (e a segunda com dois representantes da Inglaterra) na história da Champions.

O "Blog do Rafael Reis" relembra abaixo as outras seis decisões do torneio interclubes mais importante do planeta que tiveram aquele certo ar de final de uma copa nacional.

REAL MADRID 3 x 0 VALENCIA – 1999/2000

Crédito: Pascal George/AFP

Foi só em 1997 que a Champions deixou de ser exclusividade de campeões nacionais. E, na terceira temporada sob essa regra, que permitiu a entrada de até quatro times das ligas mais importantes da Europa, a competição já viu sua primeira decisão entre dois clubes da mesma nação. O Real Madrid, na época vice-campeão espanhol, não tomou conhecimento do Valencia, quarto colocado do país na temporada anterior. Fernando Morientes, Steve McManaman e Raúl fizeram os gols que definiram o título.

MILAN 0 x 0 JUVENTUS – 2002/03

Crédito: Divulgação

Três anos depois da final espanhola, foi a vez da Itália ter uma decisão inteira para chamar de sua. E o confronto entre Milan e Juventus honrou uma escola de futebol que se notabiliza historicamente por priorizar a defesa em detrimento do ataque. A final italiana foi a última da Champions que não viu sequer um golzinho. O campeão europeu de 2002/03 foi conhecido na disputa de pênaltis. O Milan levou a melhor. Venceu por 3 a 2 e levou para casa a "Lega dei Campioni".

MANCHESTER UNITED 1 x 1 CHELSEA – 2007/08

Crédito: Reprodução

A terceira final de Champions entre dois times do mesmo país colocou em campo a terceira nação diferente. Depois de espanhóis e italianos, foi a vez dos ingleses decidirem o melhor time da Europa. E, assim como em 2003, a equipe número um do continente em 2008 foi conhecida nos pênaltis. Manchester United e Chelsea empataram por 1 a 1 no tempo normal e passaram em branco na prorrogação. Nos penais, Terry e Anelka desperdiçaram para os Blues e permitiram o título dos Red Devils.

BAYERN DE MUNIQUE 2 x 1 BORUSSIA DORTMUND – 2012/13

Crédito: Divulgação

Os alemães também tiveram uma final exclusiva deles. Em 2013, um ano antes de sua seleção meter 7 a 1 no Brasil e conquistar o tetracampeonato mundial, os germânicos viram Bayern de Munique e Borussia Dortmund decidirem qual era o melhor time da Europa naquela temporada. Os bávaros levaram a melhor: ganharam por 2 a 1, com gol de Robben já no finalzinho do segundo tempo, e contrataram nos anos seguintes vários dos destaques do rival, como Lewandowski, Hummels e Götze.

REAL MADRID 4 x 1 ATLÉTICO DE MADRI – 2013/14

Crédito: Reprodução

Depois de 12 anos de espera, o Real Madrid, enfim, conseguiu seu tão aguardado décimo título de Liga dos Campeões. E alcançou o feito histórico justamente contra seu maior rival de cidade, o Atleti. A decisão teve contornos épicos. Os colchoneros levavam a taça para casa até os 48 minutos do segundo tempo, quando Sergio Ramos empatou. Na prorrogação, a equipe de Diego Simeone desabou e acabou goleada. Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo marcaram os gols da conquista.

REAL MADRID 1 x 1 ATLÉTICO DE MADRI – 2015/16

Crédito: Divulgação

A segunda edição da final da capital espanhol aconteceu apenas dois anos depois da primeira. Mais uma vez, o Atlético fez jogo duro para o Real. Mas, novamente, o título foi para a equipe mais vitoriosa da história da Liga dos Campeões. O Real venceu nos pênaltis após converter todas as suas cobranças (Vázquez, Marcelo, Bale, Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo). Pelo Atleti, Juanfran desperdiçou.


Mais de Clubes

– Além do Tottenham: 7 times importantes que nunca ganharam a Champions
– Como Liverpool montou "Dream Team" com refugos, rebaixados e apostas
– Com 1 vitória em 6 meses, time inglês é o pior da Europa; veja top 10
– O dia em que o Tottenham "declarou guerra" à Inglaterra por causa de Hitler

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis