Topo

Rafael Reis

Além do Tottenham: 7 times importantes que nunca ganharam a Champions

Rafael Reis

27/05/2019 04h20

Finalista da Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez em sua história, o Tottenham pode se tornar neste sábado, quando enfrenta o Liverpool, em Madri (ESP), o 23º clube diferente a conquistar o principal título interclubes do planeta.

Até mesmo alguns times que hoje são pouco relevantes no cenário internacional, como Steaua Bucareste, da Romênia, e Estrela Vermelha, da Sérvia, já se sagraram campeões europeus.

Mesmo assim, a fila dos times que ainda sonham com essa conquista inédita é longa e inclui até mesmo times endinheirados, acostumados a acumular títulos nacionais e que possuem torcidas gigantescas.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete clubes do expressão que, assim como Tottenham, jamais ganharam a Champions.

MANCHESTER CITY (ING)

Crédito: Divulgação

O atual bicampeão inglês era o principal favorito para ser o próximo campeão inédito da Champions, mas agora corre risco de ser "furado" pelo Tottenham. Curiosamente, foi justamente o clube londrino o responsável por sua eliminação nesta temporada. Apesar de ter um dos maiores orçamentos do planeta, de dar show no campeonato nacional mais badalado da atualidade e de atualmente ser dirigido por Pep Guardiola, o City só conseguiu chegar às semifinais da competição europeia uma única vez, em 2015/16. Nas duas últimas edições, parou nas quartas.

PARIS SAINT-GERMAIN (FRA)

Crédito: Divulgação

Assim como o Manchester City, é um dos novos ricos do futebol europeu que ainda não conseguiram transformar dinheiro na conquista mais desejada de todas, a Liga dos Campeões. Comprado por um fundo do Qatar em 2011, o clube que realizou as duas contratações mais caras da história da modalidade (Neymar e Kylian Mbappé) continua patinando no futebol continental. Nas três últimas temporadas, perdeu ainda nas oitavas de final. Sua melhor campanha continua sendo a semifinal de 1994/95, quando ainda não era um clube milionário.

ATLÉTICO DE MADRI (ESP)

Crédito: Efe

Lembram quando o Corinthians era azucrinado por ter conquistado um título mundial e permanecer zerado na Libertadores? Bem, essa também é a história do Atlético de Madri. A equipe espanhola venceu o Mundial Interclubes de 1974, mas ainda é virgem de Liga dos Campeões. Naquele ano, os colchoneros foram vice-campeões europeus, mas disputaram o torneio intercontinental porque o Bayern de Munique não quis enfrentar o Independiente, campeão da Libertadores. O Atlético ainda bateu na trave em duas outras edições da Champions: em 2014 e 2016, acabou derrotado pelo Real Madrid na decisão.

ARSENAL (ING)

Crédito: AFP

Foi o primeiro time de Londres a disputar uma final de Liga dos Campeões. Em 2005/06, abriu o placar contra o Barcelona e liderou o placar até quando faltavam 15 minutos para o título. Mas aí, tomou a virada e voltou para a casa de mãos abanando. Desde então, o mais longe que alcançou na competição foi a semifinal de 2008/09. Nas duas últimas temporadas, nem conseguiu a classificação para a Champions –decide a Liga Europa contra o Chelsea, nesta quarta-feira, e precisa vencer para estar na próxima edição do torneio número um do continente.

SEVILLA (ESP)

Aitor Alcalde Colomer/Getty Images

O maior vencedor da história da Liga Europa/Copa da Uefa, com cinco títulos, tem uma história para lá de modesta na competição premium do Velho Continente. O Sevilla participou de apenas seis edições da Liga dos Campeões e alcançou duas vezes as quartas de final. Lá em 1957/58, foi eliminado pelo Real Madrd, com direito a uma goleada histórica por 8 a 0. Na temporada passada, ficou novamente entre os oito melhores da Europa, mas caiu ante o Bayern de Munique.

LYON (FRA)

Crédito: Philippe Merle/AFP

Nos dias atuais, imaginar o Lyon como um candidato real ao título europeu pode até parecer uma sandice. Mas há um tempo atrás (e nem tanto tempo assim), isso era perfeitamente normal. Durante nove temporadas consecutivas, entre 2003/04 e 2011/12, o time francês sempre chegou aos mata-matas finais da Champions. A melhor campanha foi em 2009/10, quando alcançou as semifinais e só não disputou a decisão porque o Bayern de Munique não deixou.

ROMA (ITA)

Crédito: Divulgação

Tradicionalmente uma quarta força do futebol italiano, a equipe da capital ainda não conseguiu repetir o feito máximo de Juventus, Inter de Milão e Milan. Mas, pelo menos uma vez, já ficou na quase. Em 1983/84, justamente em sua primeira participação na Champions, alcançou a decisão do torneio e só perdeu para o Liverpool nos pênaltis. Depois, só chegou às semifinais uma única vez, na temporada passada, quando foi novamente derrotada pela equipe inglesa.


Mais de Clubes

– Como Liverpool montou "Dream Team" com refugos, rebaixados e apostas
– Com 1 vitória em 6 meses, time inglês é o pior da Europa; veja top 10
– O dia em que o Tottenham "declarou guerra" à Inglaterra por causa de Hitler
– 
Ajax, City e mais: conheça todos os campeões nacionais já definidos de 2019

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.