Topo

Rafael Reis

Com 1 vitória em 6 meses, time inglês é o pior da Europa; veja top 10

Rafael Reis

22/05/2019 04h20

O que dizer de um time que só venceu um jogo nos últimos seis meses, passou quase dois terços do campeonato nacional que disputa na lanterna e teve como artilheiro da temporada um jogador que fez míseros quatro gols?

No caso do Huddersfield Town, a resposta para essa pergunta é simples. Basta falar que ele foi o pior time do primeiro escalão do futebol europeu em 2018/19.

Crédito: Divulgação

O último colocado da Premier League teve a pior campanha dentre todos os participantes da primeira divisão dos sete países de melhores ligas nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal, de acordo com ranking da Uefa).

Durante toda a temporada, o Huddersfield disputou 40 jogos oficiais, 38 pelo Campeonato Inglês, um na Copa da Inglaterra e outro na Copa da Liga Inglesa. Seu desempenho no período foi assustador: três vitórias, sete empates e 30 derrotas.

Eliminado logo de cara nas duas competições em formato mata-mata que participou, a equipe somou apenas 16 dos 120 pontos possíveis. Na prática, isso significa um aproveitamento de só 13,3%.

A marca é bem inferior à de qualquer outro time do primeiro escalão europeu na atual temporada. Quem mais se aproxima do seu desempenho é o Chievo, da Itália, com 18,8% de aproveitamento. O Nuremberg, da Alemanha, terceiro no ranking, conquistou 20,7% dos pontos que estiveram em jogo.

A equipe, que até chegou a ser três vezes campeã inglesa na década de 1920, estava em sua segunda temporada consecutiva na primeira divisão e terminou a competição com 16 pontos. Desde 2008, quando o Derby County, somou só 11 pontos, a Premier League não tinha um participante com desempenho tão baixo.

Durante a atual temporada, o Huddersfield teve dois técnicos. O norte-americano David Wagner ficou até meados de janeiro, quando foi demitido para a contratação do alemão Jan Siewert.

Foi durante a nova gestão que o time viveu a maior parte do seu período mais crítico. Do começo de dezembro até o encerramento de 2018/19, o time só venceu uma partida (em fevereiro, contra o Wolverhampton) e chegou a ter 15 derrotas em uma sequência de 16 jogos.

Os gols também se tornaram uma raridade para a equipe inglesa. Foram só 22 em 40 partidas, média de 0,55 por partida (menor do que a de vários jogadores isoladamente). Apenas 11 dos seus atletas balançaram as redes. Com quatro tentos, o centroavante Karlan Grant foi seu artilheiro.

Por tudo isso, não havia como o Huddesfield escapar do rebaixamento e nem mesmo da lanterna do Campeonato Inglês. Só não precisava ser com a pior campanha do primeiro escalão da Europa.

AS 10 PIORES CAMPANHAS DA TEMPORADA EUROPEIA

Huffersfield Town (ING) – 13,3% de aproveitamento
Chievo (ITA) – 18,8%
Nuremberg (ALE) – 20,7%
Frosinone (ITA) – 21%
Hannover (ALE) – 22,2%
Yenisey (RUS) – 24,7%
Fulham (ING) – 25,4%
Anzhi (RUS) – 25,5%
Stuttgart (ALE) – 26,7%
Nacional (POR) – 27,4%


Mais de Clubes

– O dia em que o Tottenham "declarou guerra" à Inglaterra por causa de Hitler
– 
Ajax, City e mais: conheça todos os campeões nacionais já definidos de 2019
– Bi do Inglês, City tem melhor aproveitamento da Europa; veja o top 10
– Um ano após Copa, Campeonato Russo tem maior público da história

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.