Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Bi do Inglês, City tem melhor aproveitamento da Europa; veja o top 10

Rafael Reis

15/05/2019 04h20

Ainda não foi desta vez que o Manchester City conseguiu alcançar a final da Liga dos Campeões. Mas a equipe de Ederson, Fernandinho, Danilo e Gabriel Jesus tem dois prêmios de consolação para festejar na atual temporada.

Além da conquista do inédito bicampeonato inglês, o time dirigido por Pep Guardiola ostenta uma outra marca impressionante: a de melhor aproveitamento da elite do futebol europeu em 2018/19.

Crédito: Divulgação

Nos últimos nove meses, o City foi a campo em 60 partidas oficiais, válidas por cinco competições diferentes. Ganhou 49, empatou cinco e só perdeu seis. Na prática, somou 152 dos 180 pontos que disputou.

O aproveitamento de 84,4% é, de longe, o melhor dentre todos os clubes que participam da primeira divisão dos sete principais campeonatos nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal, de acordo com ranking da Uefa).

Quem mais se aproxima da marca da equipe de Guardiola é o Porto, curiosamente apenas vice-líder do Campeonato Português, que conquistou 79,4% dos pontos que disputou na atual temporada. O Paris Saint-Germain, campeão francês, completa o pódio, com 78%.

No total, dez times do primeiro escalão europeu ostentam aproveitamento superior a 70% nesta temporada: dois ingleses, três portugueses, um francês, dois alemães, um espanhol e um italiano.

Só um dos quatro finalistas das competições europeias aparece nessa lista. O Liverpool, que está na decisão da Liga dos Campeões e brigou ponto a ponto com o City pelo título inglês, tem a quinta melhor campanha de 2018/19, com 76,3%.

O Tottenham, seu adversário na final do dia 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano (Madri), tem um desempenho bem mais modesto nesta temporada e conquistou só 60,8% dos pontos que disputou.

Arsenal e Chelsea, os finalistas da Liga Europa, também ostentam aproveitamentos aquém dos melhores do continente¨–66,1% para os Gunners e 68,3% para os Blues.

Dono da melhor campanha da temporada, o City já ganhou três títulos em 2018/19 (Campeonato Inglês, Copa da Liga e Community Shield, a Supercopa da Inglaterra) e decide no sábado a Copa da Inglaterra (FA Cup), contra o Watford. Na Champions League, parou nas quartas de final, eliminado pelo Tottenham.

AS 10 MELHORES CAMPANHAS DA TEMPORADA EUROPEIA

1 – Manchester City (ING) – 84,4% de aproveitamento
2 – Porto (POR) – 79,4%
3 – Paris Saint-Germain (FRA) – 78%
4 – Bayern de Munique (ALE) – 76,6%
5 – Liverpool (ING) – 76,3%
6 – Barcelona (ESP) – 75,9%
7 – Juventus (ITA) – 75,5%
8 – Benfica (POR) – 74%
9 – Sporting (POR) – 71,1%
10 – Borussia Dortmund (ALE) – 70,4%


Mais de Clubes

– Um ano após Copa, Campeonato Russo tem maior público da história
– Surpreendente, Torino tem defesa menos vazada da Europa; veja o top 10
– Em 10 anos, Ajax fatura R$ 1,8 bi com revelações e povoa "meia Europa"
– A um passo de final, Ajax tem o melhor ataque da Europa; veja o top 10

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis