Topo

Rafael Reis

Bi do Inglês, City tem melhor aproveitamento da Europa; veja o top 10

Rafael Reis

15/05/2019 04h20

Ainda não foi desta vez que o Manchester City conseguiu alcançar a final da Liga dos Campeões. Mas a equipe de Ederson, Fernandinho, Danilo e Gabriel Jesus tem dois prêmios de consolação para festejar na atual temporada.

Além da conquista do inédito bicampeonato inglês, o time dirigido por Pep Guardiola ostenta uma outra marca impressionante: a de melhor aproveitamento da elite do futebol europeu em 2018/19.

Crédito: Divulgação

Nos últimos nove meses, o City foi a campo em 60 partidas oficiais, válidas por cinco competições diferentes. Ganhou 49, empatou cinco e só perdeu seis. Na prática, somou 152 dos 180 pontos que disputou.

O aproveitamento de 84,4% é, de longe, o melhor dentre todos os clubes que participam da primeira divisão dos sete principais campeonatos nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal, de acordo com ranking da Uefa).

Quem mais se aproxima da marca da equipe de Guardiola é o Porto, curiosamente apenas vice-líder do Campeonato Português, que conquistou 79,4% dos pontos que disputou na atual temporada. O Paris Saint-Germain, campeão francês, completa o pódio, com 78%.

No total, dez times do primeiro escalão europeu ostentam aproveitamento superior a 70% nesta temporada: dois ingleses, três portugueses, um francês, dois alemães, um espanhol e um italiano.

Só um dos quatro finalistas das competições europeias aparece nessa lista. O Liverpool, que está na decisão da Liga dos Campeões e brigou ponto a ponto com o City pelo título inglês, tem a quinta melhor campanha de 2018/19, com 76,3%.

O Tottenham, seu adversário na final do dia 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano (Madri), tem um desempenho bem mais modesto nesta temporada e conquistou só 60,8% dos pontos que disputou.

Arsenal e Chelsea, os finalistas da Liga Europa, também ostentam aproveitamentos aquém dos melhores do continente¨–66,1% para os Gunners e 68,3% para os Blues.

Dono da melhor campanha da temporada, o City já ganhou três títulos em 2018/19 (Campeonato Inglês, Copa da Liga e Community Shield, a Supercopa da Inglaterra) e decide no sábado a Copa da Inglaterra (FA Cup), contra o Watford. Na Champions League, parou nas quartas de final, eliminado pelo Tottenham.

AS 10 MELHORES CAMPANHAS DA TEMPORADA EUROPEIA

1 – Manchester City (ING) – 84,4% de aproveitamento
2 – Porto (POR) – 79,4%
3 – Paris Saint-Germain (FRA) – 78%
4 – Bayern de Munique (ALE) – 76,6%
5 – Liverpool (ING) – 76,3%
6 – Barcelona (ESP) – 75,9%
7 – Juventus (ITA) – 75,5%
8 – Benfica (POR) – 74%
9 – Sporting (POR) – 71,1%
10 – Borussia Dortmund (ALE) – 70,4%


Mais de Clubes

– Um ano após Copa, Campeonato Russo tem maior público da história
– Surpreendente, Torino tem defesa menos vazada da Europa; veja o top 10
– Em 10 anos, Ajax fatura R$ 1,8 bi com revelações e povoa "meia Europa"
– A um passo de final, Ajax tem o melhor ataque da Europa; veja o top 10

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.