Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Quem é o recordista brasileiro de jogos em cada campeonato da Europa

Rafael Reis

12/05/2019 04h00

Não é de hoje que o Brasil exporta atletas para o futebol europeu. Lá na década de 1930, alguns jogadores daqui já se aventuravam do outro lado do Oceano Atlântico e tentavam a vida na Itália e em Portugal.

A maioria não finca raízes por lá. Depois de uma, duas ou três temporadas, acaba voltando para algum clube brasileiro e dá sequência à carreira por aqui mesmo. Mas sempre há as exceções.

Alguns brasileiros ficaram tampo tempo em um determinado país que acabaram entrando para a história daquele futebol. Viraram ídolos, lendas, patrimônios na Espanha, na Alemanha e na França, por exemplo.

O Blog do Rafael Reis mostra abaixo os brasileiros recordistas de jogos em sete dos principais campeonatos nacionais da Europa.

ESPANHOL – DANIEL ALVES

Crédito: Lluis Gene/AFP

O lateral direito deixou o Barcelona em 2016 e disputou uma temporada na Itália (Juventus) e duas na França (Paris Saint-Germain), mas ainda continua sendo o recordista brasileiro de jogos no Campeonato Espanhol. Em 14 anos atuando no país campeão mundial de 2010, Daniel Alves disputou 422 partidas da liga nacional, sendo 175 pelo Sevilla e 247 pelo Barça. O lateral também ganhou a competição seis vezes, todas pela equipe catalã.

ITALIANO – MAZZOLA

Crédito: Reprodução

No campeonato que foi durante muito tempo sinônimo da elite do futebol mundial, ninguém jogou mais que José Altafini. O Mazzola, como é mais conhecido por aqui, migrou para a Itália depois de ajudar a seleção a ser campeã mundial de 1958 e não voltou mais. Foram 455 partidas na primeira divisão do Calcio por Milan (204), Napoli (178) e Juventus (73). O atacante também se naturalizou italiano e participou da Copa de 1962.

INGLÊS – LUCAS LEIVA

Crédito: Nick Wilkinson/Efe

O volante é um dos maiores ídolos do Liverpool no século. Foram dez anos vestindo a camisa do hoje finalista da Liga dos Campeões da Europa. Entre 2007 e 2017, o agora jogador da Lazio disputou 247 partidas do Campeonato Inglês. A marca coloca Lucas Leiva na primeira colocação do ranking dos brasileiros que mais foram a campo na Premier League.

ALEMÃO – NALDO

Crédito: Ina Fassbender/AFP

O zagueiro, que defendeu a seleção na década passada, assinou com o Monaco em janeiro e deixou para trás uma história de 14 temporadas atuando na elite da Alemanha. Naldo é o brasileiro que mais jogou na Bundesliga em todos os tempos. Foram 358 atuações por Werder Bremen, Wolfsburg e Schalke 04, 22 a mais que Zé Roberto (ex-Palmeiras), o recordista anterior.

FRANCÊS – HILTON

Crédito: Pascal Guyot/AFP

O capitão do Montpellier está próximo de ultrapassar Mazzola e se tornar o brasileiro com mais jogos em uma liga nacional importante da Europa. Na França, Hilton já é recordista, com 452 partidas, 260 delas só pelo Montpellier, clube que defende desde 2011. Para alcançar a marca de Mazzola, restam apenas três jogos. Mesmo com 41 anos, o zagueiro tem tudo para bater esse recorde, já que renovou contrato no mês passado e está confirmado na próxima temporada.

PORTUGUÊS – ALAN

Crédito: Divulgação

O meia-atacante passou 16 anos atuando no futebol português, defendeu o Porto e fez história com a camisa do Braga, clube em que passou nove temporadas e disputou uma final de Liga Europa (2011). Alan pendurou as chuteiras em 2017, mas não sem antes de deixar um recorde para chamar de seu. Com 400 partidas, é ele o brasileiro que mais atuou na primeira divisão da terra de Cristiano Ronaldo.

HOLANDA – ERIC BOTTEGHIN

Crédito: Reprodução

No país do Ajax, semifinalista desta edição da Liga dos Campeões, o recorde está nas mãos de um jogador do Feyenoord. O zagueiro Eric Botteghin, que no Brasil defendeu o Barueri e o Internacional, soma 221 partidas na primeira divisão holandesa. A marca foi alcançada no mês passado. Até abril, quem liderava o ranking era o atacante Everton, que participou de 218 jogos pelo Heracles entre 2006 e 2013.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Com 13% de todos os gols, Brasil domina artilharia da Champions
Coutinho "apaga" reserva e vira o jogador mais usado do Barça na temporada
7 brasileiros veteranos no exterior para seu time repatriar no 2º semestre
Seleção dos sub-23 mais caros do mundo vale R$ 4 bi e tem só 1 brasileiro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis