Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Com 13% de todos os gols, Brasil domina artilharia da Champions

Rafael Reis

09/05/2019 04h20

Os três gols de Lucas Moura que classificaram o Tottenham para a decisão da Liga dos Campeões não foram uma surpresa. Em 2018/19, nenhum país balançou tanto as redes da competição europeia quanto o Brasil.

Cerca de 13% de todos os 364 gols anotados até o momento nesta edição da Champions League saíram de pés ou cabeças de jogadores que estão aptos a vestir a camisa da seleção comandada por Tite.

Crédito: Divulgação

No total, foram 47 gols com DNA tupiniquim, 11 a mais que os marcados por atletas da França, segunda colocada na artilharia por países do torneio continental. A Argentina, de Lionel Messi, completa o pódio, com 33 bolas na rede.

Lucas, que fez os três gols do Tottenham na dramática vitória por 3 a 2 sobre o Ajax, na quarta-feira, e anotou apenas o segundo hat-trick da sua carreira na Europa, divide com Neymar (Paris Saint-Germain) o posto de artilheiro brasileiro nesta edição da Champions. Cada um deles marcou cinco vezes.

Vinte e três brasileiros deixaram suas marcas nas redes na atual temporada (isso sem contar aqueles que nasceram por aqui, mas ganharam outra cidadania, como o espanhol Diego Costa, do Atlético de Madri). Nenhum país possui uma variedade tão grande de goleadores na competição.

Apesar disso, o Brasil ficou longe da briga pelo prêmio de artilheiro do torneio europeu. Esse troféu irá para as mãos de Messi, que marcou 12 vezes e carregou o Barcelona até as semifinais.

O polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique), o argentino Sergio Agüero (Manchester City), o português Cristiano Ronaldo (Juventus), o malinês Moussa Marega (Porto) e o sérvio Dusan Tadic (Ajax) também aparecem antes de Lucas e Neymar no ranking dos goleadores.

Liverpool e Tottenham decidem o principal título interclubes da temporada no dia 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri (Espanha). Os Reds tentam conquistar a competição pela sexta vez, já a equipe londrina sonha com um troféu inédito.

Quatro brasileiros estão aptos a participar da final. O goleiro Alisson, o volante Fabinho e o atacante Roberto Firmino defendem o Liverpool. Lucas é o único representante do futebol pentacampeão mundial no Tottenham.

Essa será a 14ª temporada consecutiva em que o campeão europeu terá pelo menos um jogador brasileiro no elenco. O último time que venceu a Champions League sem recorrer ao talento verde e amarelo foi o Liverpool de 2005.

ARTILHARIA POR PAÍS NA CHAMPIONS 2018/19

1 – Brasil – 47 gols
2 – França – 36
3 – Argentina – 33
4 – Espanha – 29
5 – Portugal e Inglaterra – 17
7 – Croácia – 10


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Coutinho "apaga" reserva e vira o jogador mais usado do Barça na temporada
7 brasileiros veteranos no exterior para seu time repatriar no 2º semestre
Seleção dos sub-23 mais caros do mundo vale R$ 4 bi e tem só 1 brasileiro
Como Firmino virou o rei dos "jogos grandes" do Liverpool

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis