Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Bayern de Munique que "sumiram"?

Rafael Reis

07/03/2019 04h20

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro passado a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante as próximas semanas, revelaremos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Bayern de Munique. Na semana que vem, será a vez de desvendarmos os paradeiros de atletas que passaram pelo Borussia Dortmund.

BASTIAN SCHWEINSTEIGER
Meia
34 anos
Alemão
Chicago Fire (EUA)

Crédito: Matthias Schrader/AP

Campeão mundial com a seleção alemã em 2014, o meia defendeu durante 13 temporadas a camisa da equipe principal do Bayern de Munique, clube pelo qual conquistou oito títulos da Bundesliga e uma da Liga dos Campeões da Europa. Depois de uma rápida e desastrosa passagem pelo Manchester United, Schweinsteiger migrou em 2017 para a MLS (Major League Soccer), a elite do futebol nos EUA. No primeiro ano com o Chicago Fire, ainda se classificou para os playoffs. No segundo, nem isso.

ROQUE SANTA CRUZ
Atacante
37 anos
Paraguaio
Olimpia (PAR)

Crédito: Divulgação

O centroavante paraguaio defendeu o Bayern ainda no século passado. Santa Cruz desembarcou na Alemanha em 1999, pouco antes do seu 18º aniversário, e jogou por lá até 2007. Depois de atuar também na Inglaterra (Blackburn e Manchester City) e na Espanha (Betis e Málaga), decidiu retornar para o continente americano. Já quase um quarentão, é uma das estrelas da Libertadores-2019, competição que disputa pelo Olimpia, seu primeiro time como jogador profissional.

SANDRO WAGNER
Atacante
31 anos
Alemão
Tianjin Teda (CHN)

Crédito: Reprodução

O torcedor mais desatento talvez ainda nem tenha percebido que o centroavante tenha ido embora do Bayern. Contratado no início do ano passado para ser reserva de Robert Lewandowski, Sandro Wagner não foi muito além desse papel em sua passagem por Munique. Por isso, cerca de 12 meses depois de chegar ao time mais poderoso da Alemanha, optou por aceitar uma proposta da China para atuar em uma equipe que escapou por pouco do rebaixamento na temporada passada.

CLAUDIO PIZARRO
Atacante
40 anos
Peruano
Werder Bremen (ALE)

Crédito: Julio Cortez/AP

Assim como Santa Cruz, deixou a América do Sul em 1999. Mas, ao contrário daquele que viria a ser seu futuro companheiro de ataque, ainda passou duas temporadas no Werder Bremen antes de se transferir para o Bayern. Em duas passagens pelo clube bávaro (de 2001 a 2007 e entre 2012 e 2015), Pizarro marcou nada menos que 125 gols em 327 partidas. Mesmo na reta final da carreira, continua balançando as redes na Bundesliga e já marcou cinco golzinhos na atual temporada.

HOLGER BADSTUBER
Zagueiro
29 anos
Alemão
Stuttgart (ALE)

Crédito: Sven Hoppe/Efe

Formado na base do próprio Bayern, tinha tudo para se tornar um dos melhores zagueiros do mundo, mas teve a carreira seriamente prejudicada devido a uma série de problemas físicos. Antes da ruptura do ligamento cruzado do joelho que o deixou parado entre dezembro de 2012 e maio de 2014 e abriu caminho para incontáveis lesões musculares que vem sofrendo desde então, Badstuber chegou a disputar a Copa do Mundo-2010 pela seleção alemã. Em 2017, já bastante debilitado fisicamente, desistiu de tentar um lugar no Bayern e foi para o Stuttgart em busca de mais tempo de jogo. Mas, na atual temporada, tem ficado mais no banco do que em campo.

MARIO GÓMEZ
Atacante
33 anos
Alemão
Stuttgart (ALE)

Crédito: Tobias Hase/Efe

O centroavante de poucos recursos técnicos, mas com muita força física e um faro apurado de gols, marcou 113 vezes em quatro temporadas pelo Bayern e fez parte do elenco que conquistou a última Liga dos Campeões do clube, em 2013. Logo após o título, Mario Gómez foi negociado com a Fiorentina, de onde acabou cedido para o Besiktas. Em 2016, voltou à Alemanha para defender o Wolfsburg e, nesta temporada, assinou com o Stuttgart, time onde iniciou a carreira. Jogando por uma equipe que luta para permanecer na elite, Gómez só fez seis gols nos últimos sete meses.

DIEGO CONTENTO
Lateral esquerdo
28 anos
Alemão
Fortuna Düsseldorf (ALE)

Crédito: Divulgação

Mais uma prata da casa do Bayern, figurou no elenco profissional durante quatro temporadas e chegou a ter algumas chances como titular no início da passagem do técnico Pep Guardiola pelo clube. Só que Contento realmente não tinha futebol suficiente para vestir uma camisa tão pesada quanto a do clube bávaro e acabou negociado com o Bordeaux, onde também não "explodiu".  Nesta temporada, voltou à Alemanha para jogar no Fortuna Düsseldorf, mas sofreu uma grave lesão no joelho logo em sua partida de estreia e não jogou mais.


Mais de Cidadãos do Mundo

Argentino é o rei da indisciplina; Sergio Ramos e Busquets estão no top 10
Rival do Fla tem até ex-seleção espanhola; veja os gringos da Libertadores
Argentina bate Brasil e tem os nomes mais caros da Libertadores; veja lista
"Hulk" do futebol já fez gol no Liverpool e virou astro graças aos músculos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis