Ex-Palmeiras usa conselhos de Eto'o para ser ídolo na Turquia
Nas últimas cinco temporadas, Chico mal pensou no futebol brasileiro. Enquanto muitos dos seus compatriotas sofrem com saudades de casa e fazem um bate-volta na Europa, o ex-volante de Palmeiras, Coritiba e Athletico-PR mergulhou de cabeça em sua primeira oportunidade no exterior.
Aos 32 anos, o jogador virou um veterano de Campeonato Turco. Já são mais de 110 partidas oficiais no país, 80 só pelo Antalyaspor, clube que defende desde 2015 e no qual ocupa um lugar cativo no time titular.
"O jogo daqui da Turquia é de muita força, de muita marcação, e isso me ajudou bastante a dar certo por aqui. A cidade onde vivo, Antalya, também é muito boa, então a adaptação foi mais fácil", afirma.
Foi no Antalyaspor também que Chico teve aquela chance que descreve como uma das maiores da carreira: atuar ao lado do atacante camaronês Samuel Eto'o, três vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa por Barcelona (2006 e 2009) e Inter de Milão (2010), além de terceiro colocado no prêmio de melhor jogador do mundo de 2005.
A parceria durou três anos, de 2015 a 2018, e rendeu ao brasileiro preciosos conselhos. "Como jogo na parte defensiva, ele sempre falava que eu devia dar só dois toques na bola para fazê-la chegar ao ataque o mais rápido possível. Outra coisa que ele sempre dizia era para ficarmos tranquilos porque ele faria dois gols em uma determinada partida. E era realmente o que acontecia."
A experiência acumulada ao lado de um dos grandes jogadores do século 21 e também a consistente passagem pelo futebol turco fazem Chico acreditar que evoluiu demais desde o período em que defendeu o Palmeiras.
O paranaense atuou no clube alviverde do começo de 2011 ao meio de 2012, mas nunca caiu nas graças da torcida, e acabou indo embora antes da conquista da Copa do Brasil e do rebaixamento para a Série B naquele ano.
"Com o tempo, você vai amadurecendo, aprendendo as coisas. Comigo, no futebol, foi isso o que aconteceu. Estou mais preparado, mais focado, mais profissional do que naquela época do Palmeiras. Eu era muito novo, recém-casado e estava chegando em um grande clube. Dei uma relaxada e achei que já havia alcançado o auge."
Chico tem contrato com o Antalyaspor até o fim desta temporada. O acordo prevê uma renovação automática por mais um ano. A ideia do volante é cumprir esse vínculo até o fim e aí dar adeus à Turquia para retornar ao Brasil.
Mas, em que time brasileiro, ele conseguiria um espaço? Na avaliação do jogador, em qualquer um.
"Estou mais preparado fisicamente, também emocionalmente, para lidar com o dia a dia do futebol. É difícil falar se teria vaga no Palmeiras porque tudo depende do estilo do jogo do treinador. Mas me sinto preparado para jogar em qualquer grande time da Turquia e também do Brasil."
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–Lucas Leiva renasce na Lazio e vira o maior ladrão de bolas da Itália
–Fã de economia, antigo Menino da Vila crê em surpresa contra o Barcelona
–7 brasileiros que jogam nas categorias de base de grandes clubes brasileiros
–Banco de reservas vira rotina para homens de Tite em temporada pós-Copa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.