Topo

Rafael Reis

Fã de economia, antigo Menino da Vila crê em surpresa contra o Barcelona

Rafael Reis

19/02/2019 04h00

Marcelo deixou o Brasil quando tinha 21 anos e já está há mais de uma década longe de sua terra. Nesse período, morou na Polônia, na Holanda, na Alemanha, na Turquia e na França. Em todos os países, fez questão de se inserir à cultura local e aprender o idioma nativo.

É com base nessa longa experiência internacional que o zagueiro do Lyon e adversário desta terça-feira do Barcelona, no confronto de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, decreta:

"Esse negócio de falar que não se adaptou a um país é conversa fiada de jogador brasileiro. Hoje em dia, o mundo está muito globalizado. Com a internet, você não pode mais reclamar da distância, da dificuldade de comunicação com os amigos e parentes. E também já dá para encontrar comida brasileira em qualquer lugar."

Crédito: Reprodução

Nascido em São Vicente, no litoral paulista, e formado nas categorias de base do Santos, único clube que defendeu no Brasil, Marcelo cresceu tendo as idas à praia como principal opção de lazer.

Hoje, ainda tem uma quedinha pelo sol, pela areia e pelo mar, mas seus hobbies incluem também visitas a museus e restaurantes de alta gastronomia, estudo de história e muita leitura sobre finanças, um assunto que lhe encanta.

"Minha ideia, quando parar de jogar, é me mudar para os Estados Unidos para fazer uma faculdade de economia. Tenho lido bastante sobre educação financeira, é algo que todo mundo deveria estudar. Hoje, invisto em ações e fundos imobiliários. Tenho corretores que me ajudam, mas preciso saber pelo menos o básico."

Mas, pelo menos nesta terça, a preocupação com as flutuações da Bolsa de Valores e do câmbio, ficarão em segundo plano. Pela primeira vez na carreira, Marcelo terá pela frente o Barcelona e também Messi.

"Concordo que o Barça é favorito. Acredito que no futebol nada é impossível. Temos possibilidade de fazer algo grande. Vai ser um jogo muito especial para mim e também para o Lyon. A gente sabe de toda a qualidade que o Messi tem, mas tenho que confiar no nosso trabalho."

O otimismo de Marcelo tem uma explicação: o ótimo momento vivido pelo Lyon. O time só perdeu um dos nove últimos jogos que disputou no Campeonato Francês. Nas últimas cinco rodadas, conseguiu quatro vitórias, inclusive uma sobre o Paris Saint-Germain, líder da competição e clube mais poderoso do país.

Nesta edição da Champions League, a equipe ainda está invicta. Foram cinco empates e uma vitória durante a fase de grupos. E o triunfo foi justamente contra o time mais forte da chave, o Manchester City.

Em sua segunda temporada no Lyon, Marcelo é titular absoluto e já virou um dos líderes do elenco. Seu objetivo agora é recolocar o time francês nas quartas do torneio europeu depois de nove anos.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 brasileiros que jogam nas categorias de base de grandes clubes brasileiros
Banco de reservas vira rotina para homens de Tite em temporada pós-Copa
Ex-Palmeiras vira "irmão" de Dentinho e busca padrão Shakhtar de sucesso
Vinícius Júnior já é o maior garçom brasileiro na Europa; veja o top 10

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.