Topo

Rafael Reis

Ex-Palmeiras vira "irmão" de Dentinho e busca padrão Shakhtar de sucesso

Rafael Reis

14/02/2019 04h00

Conquistar títulos e fazer sucesso com a camisa do Shakhtar Donetsk, descolar uma transferência para um centro mais importante da Europa e talvez até cavar uma vaguinha na seleção brasileira.

Exemplos para Fernando se inspirar em sua primeira temporada no exterior não faltam. Fernandinho, Douglas Costa, Fred e William são alguns dos jogadores que trilharam exatamente o caminho com o qual o atacante de 19 anos sonha.

Crédito: Reprodução

E, para se adaptar o mais rápido possível ao futebol do Leste Europeu e alcançar rapidamente todos os seus objetivos, a cria da categorias de base do Palmeiras conta com o apoio de um velho ídolo do Corinthians. Dentinho, há sete anos no Shakhtar, virou um conselheiro do garoto.

"Fui recebido muito bem por todos os brasileiros, o pessoal que cuida da minha carreira e o clube me deram todo o respaldo e suporte, mas quem mais me ajudou dos atletas foi o Dentinho. É um excelente profissional, que me acolheu aqui no Shakhtar e para mim hoje ele é como um irmão", afirmou.

Além de Fernando e Dentinho, a legião brasileira no clube da camisa laranja e preta conta com mais nove representantes: o lateral esquerdo Ismaily, os meias Maycon, Alan Patrick e Marcos Antônio, os meia-atacantes Wellington Nem, Taison, Marquinhos Cipriano e Marlos (que assumiu a cidadania ucraniana e até joga pela seleção) e o centroavante Júnior Moraes.

A comunidade verde e amarela no Shakhtar foi um dos motivos que fizeram Fernando aceitar em junho passado a proposta para se mandar para a Ucrânia. A falta de perspectiva no estrelado elenco Palmeiras, time pelo qual disputou apenas dois jogos como profissional, também ajudou.

"Em nenhum momento vou ter mágoa do Palmeiras. Tenho uma paixão e respeito enormes pelo Palmeiras. Foi o clube que abriu as portas para minha carreira, fiz amigos e, de longe, estarei na torcida. O fato de ter jogador pouco é algo que acontece, até pelo investimento que o clube faz, e os mais jovens vão entrando aos poucos."

No Shakhtar, a espera por oportunidades foi bem menor. Logo na abertura do Campeonato Ucraniano, Fernando já foi titular. O primeiro gol veio no segundo jogo. E o primeiro encontro contra um dos gigantes do futebol europeu também não tardou.

"[O que mais me marcou] foi ter jogado a Champions League contra o Manchester City, ainda mais como titular. Porque era meu sonho de disputar uma competição como essa. Foi uma experiência marcante, que vou levar para o resto da minha vida e espero poder repetir muitas vezes", disse, sobre a derrota por 3 a 1 para o atual campeão inglês, na fase de grupos da competição.

Em metade de uma temporada pelo Shakhtar, Fernando já disputou 15 partidas e marcou duas vezes. O número só não é maior porque o atacante sofreu uma contusão no tornozelo que o tirou de ação no fim do ano passado.

Crédito: Reprodução

Apesar de ainda não ser titular absoluto da equipe, já que costuma atuar pelo lado esquerdo do ataque, faixa muitas vezes ocupada pelo capitão Taison, o ex-palmeirense está otimista em relação ao futuro.

"Primeiro me vejo jogando pelo clube e fazendo história aqui. Com o decorrer do tempo, as coisas vão acontecendo. Tenho que pensar no momento que estou vivendo aqui, sou muito jovem e ainda posso evoluir muito".

Líder da primeira divisão ucraniana, com 45 pontos, sete a mais que o Dínamo de Kiev, segundo colocado, o Shakhtar estreia nesta quinta-feira na fase final da Liga Europa. O adversário é o Eintracht Frankfurt, da Alemanha.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Vinícius Júnior já é o maior garçom brasileiro na Europa; veja o top 10
Neymar é o único brasileiro em seleção da temporada montada por algoritmo
Sem gol há 14 meses, Ganso chega ao Flu com maior jejum da carreira
5 brasileiros desempregados que estavam no exterior para seu time contratar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.