Topo

Rafael Reis

Drama do Corinthians: 5 times campeões em um ano e rebaixados no outro

Rafael Reis

17/11/2018 04h00

Atual campeão brasileiro e vencedor de duas das três mais recentes edições da primeira divisão nacional, o Corinthians vive um drama em 2018. Com apenas uma vitória nos últimos dez jogos que disputou, o time está cada vez mais ameaçado de rebaixamento.

A diferença para a zona do descenso é de apenas três pontos. E ainda restam mais quatro rodadas para a competição chegar ao fim.

Crédito: Pedro Vilela/Getty Images

A situação vivida pelo Corinthians em 2018 é pitoresca e extraordinária para uma equipe que está na defesa do título nacional, mas está longe de ser um fato totalmente inédito no futebol mundial.

O "Blog do Rafael Reis" relembra abaixo outros cinco casos de clubes que se sagraram campeões da primeira divisão do seu país em um ano e acabaram rebaixados na temporada seguinte.

MANCHESTER CITY (ING)
Uma das potências do futebol europeu na atualidade, o City sentiu o gosto amargo do rebaixamento logo depois de conquistar o primeiro dos cinco títulos ingleses de sua história. Campeã nacional em 1936/37, a equipe desandou na temporada seguinte. Com apenas oito vitórias em 42 partidas, terminou a competição na penúltima colocação e desceu para a segundona. Até hoje, o City é o único time da elite inglesa em todos os tempos a ser rebaixado mesmo tendo um saldo de gols positivo (fez 80 gols e sofreu 77).

LDU (EQU)
Antes de terminar o Campeonato Equatoriano de 2000 na penúltima colocação e ser rebaixado porque somou um ponto a menos que o também tradicional Barcelona de Guayaquil, a Liga Deportiva Universitária era a força número um do futebol do país. A LDU não só havia conquistado o título de 1999, como também subira ao alto do pódio no ano anterior. Ou seja, era uma bicampeã nacional quando o rebaixamento bateu em sua porta.

MILAN (ITA)
Campeão italiano em 1978/79, o Milan somou 36 pontos na temporada seguinte, o suficiente para terminar a competição no terceiro lugar, atrás apenas de Inter de Milão e Juventus. Mas, devido a um escândalo de manipulação de resultados que inclusive levou à suspensão do atacante Paolo Rossi, futuro algoz do Brasil na Copa-1982, o clube rossonero acabou sendo punido com o rebaixamento para a Série B.

JUVENTUS (ITA)
A Juve viveu uma situação similar à do Milan. Em meados da década de 2000, quando estourou um novo escândalo de corrupção no futebol italiano, o time de Turim acabou caindo para a segunda divisão mesmo tendo conquistado dentro de campo os dois últimos scudetti. O campeonato de 2004/05 simplesmente ficou sem campeão, enquanto o de 2005/06, último antes da queda da Juventus, foi parar nas mãos da Inter de Milão, que havia terminado em segundo.

OLYMPIQUE DE MARSELHA (FRA)
O clube francês é outro que teve sua história manchada por um caso de fraude que o levou para a segunda divisão. Em 1993, quando era pentacampeão nacional e vencedor da Liga dos Campeões, surgiu a denúncia feita por jogadores do Valenciennes de quem haviam sido procurados por um atleta do OM, o meia Jean-Jacques Eydelie, a mando do presidente Bernard Tapie, para entregarem uma partida do Campeonato Francês e não machucarem nenhum jogador do time azul e branco. O Olympique foi rebaixado e permaneceu durante dois anos na Ligue 2.


Mais de Clubes

– Perto de 6ª final do século, Boca supera guerra de egos e escândalo sexual
– Time de Vinicius Jr. já foi independente do Real e tem "limite de sucesso"
– DNA de elite: 7 clubes do exterior que nunca foram rebaixados
– 100% como visitante, Palmeiras pode superar feito de Pelé na Libertadores

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.