Topo

Rafael Reis

DNA de elite: 7 clubes do exterior que nunca foram rebaixados

Rafael Reis

28/10/2018 04h00

O rebaixamento do seu time de coração é uma das piores dores para um torcedor de futebol. A felicidade do gol dá lugar à angústia pelas bolas que não entram. O prazer da vitória é substituído pela raiva provocada por derrotas e mais derrotas. E há ainda aquele clima nada saudável de crise e pressão constantes.

Mesmo times do primeiro escalão do futebol mundial, como Manchester United, Liverpool, Juventus e Paris Saint-Germain, já passaram por situações como as descritas acima e acabaram caindo de divisão.

Mas há um seleto grupo de clubes de países importantes do planeta com história alheia a rebaixamentos. Apresentamos abaixo sete times estrangeiros que jamais tiveram o dessabor do descenso.

BOCA JUNIORS (ARG)

Algoz do Palmeiras no primeiro jogo da semifinal da Libertadores-2018, o clube de Buenos Aires está na elite ininterruptamente desde há nada menos que 105 anos. Em 2013, com o rebaixamento do Independiente, o Boca Juniors se tornou o único clube do país de Diego Maradona e Lionel Messi a não ter nenhum descenso no currículo durante a era profissional do futebol argentino (iniciada em 1931).

REAL MADRID (ESP)

O clube mais vitorioso da história do futebol europeu, com 13 títulos da Liga dos Campeões, também tem uma trajetória sem a mancha do rebaixamento. O Real Madrid joga o Campeonato Espanhol desde sua primeira edição, em 1929, e já venceu a competição 33 vezes. Assim como na Champions, o clube é também o maior vencedor do torneio em todos os tempos.

BARCELONA (ESP)

Assim como seu arquirrival, Real Madrid, e como o Athletic Bilbao, o Barça é um dos fundadores da primeira divisão espanhola e jamais deixou de participar da elite. O clube catalão foi o primeiro campeão do país (1929) e já conquistou a Liga em 25 oportunidades. Nesta década, é o maior vencedor nacional, com cinco troféus, inclusive o da temporada passada.

INTER DE MILÃO (ITA)

A Juventus pode até ser a maior campeã italiana e o clube que manda no Calcio nas últimas temporadas. O Milan pode até ter uma história europeia mais gloriosa. Mas, o único clube do país tetracampeão mundial que pode se orgulhar de jamais ter sido rebaixado é a Internazionale. Além de estar na primeira divisão seguidamente desde 1908, o time de Milão já viu seus dois maiores rivais serem punidos com o descenso por causa de escândalos de manipulação de resultados.

FEYENOORD (HOL)

O clube de Roterdã é o único dos grandes do futebol holandês que jamais saiu da primeira divisão. A equipe chegou à elite em 1921 e nunca mais saiu de lá. Ajax e PSV Eindhoven, as duas outras potências do país, também participaram de todas as edições da Eredivisie, mas chegaram a ser rebaixados antes do campeonato nacional ganhar sua configuração atual, em 1956.

UTRECHT (HOL)

Além do Feyenoord, somente um outro time da Holanda nunca foi rebaixado. Mas, curiosamente, não é nenhum dos grandes do país. Resultado da fusão de três times menores, o Utrecht nasceu em 1970 e, desde então, está na primeira divisão. Apesar de nunca ter conquistado o título, também jamais terminou na zona de descenso. Na temporada passada, faturou um honroso quinto lugar.

CELTIC (ESC)

Desde a falência do seu arquirrival, Glasgow Rangers, que precisou renascer com um novo nome (apenas Rangers) e recomeçar na quarta divisão, o Celtic é o único clube da Escócia que está na elite nacional desde sua fundação, há quase 130 anos, em 1890. O Aberdeen é o outro time do país que nunca foi rebaixado. No entanto, ele só entrou na liga em 1905.


Mais de Clubes

– 100% como visitante, Palmeiras pode superar feito de Pelé na Libertadores
– Clima Ruim: Gigantes da Espanha têm pior início de temporada em 13 anos
– 5 rivalidades do futebol mundial em que um time é muito maior que o outro
– Patrocinadora da Fifa é dona do Bayern: verdade ou lenda urbana?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.