Topo

Rafael Reis

Para robôs, Neymar é melhor do mundo e seleção de 2017/18 tem 3 brasileiros

Rafael Reis

10/01/2018 04h00

A seleção da temporada 2017/18 do futebol europeu tem três jogadores brasileiros. Essa é a avaliação dos robôs do "WhoScored?", site especializado na avaliação das estatísticas do futebol.

De acordo com os algoritmos do programa, que atribuem notas aos atletas a partir do desempenho deles em vários fundamentos (como passes, desarmes, dribles e finalizações), Neymar (Paris Saint-Germain), Philippe Coutinho (Barcelona) e Naldo (Schalke 04) são os melhores jogadores de suas posições no Velho Continente na atualidade.

Neymar, aliás, não é apenas o melhor meia-atacante pela esquerda da temporada, como também o atleta com a maior nota dentre todos os avaliados.

O astro brasileiro do PSG, que lidera os rankings de dribles (média de 7,6 por partida) e faltas recebidas (4,9) no "WhoScored?", tem nota 8,87, contra 8,82 do argentino Lionel Messi, seu ex-companheiro no Barcelona e segundo melhor jogador de 2017/18 na avaliação dos algoritmos.

Recém-contratado pelo Barça em uma negociação de 160 milhões de euros (R$ 624 milhões), Philippe Coutinho também faz parte da seleção da temporada. O ex-camisa do Liverpool é o melhor meia central da atualidade, com nota 8,03 –o belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, tem 7,93.

O terceiro brasileiro é a zebra da relação. De acordo com a análise das estatísticas, o veterano Naldo, 35, do Schalke 04, é o segundo melhor zagueiro do futebol europeu no momento.

O ex-defensor de Juventude, Werder Bremen e Wolsfburg recebeu nota 7,41, menor apenas que a de um outro homem de miolo de zaga, o senegalês Salif Sané, do Hannover, mais uma surpresa da seleção.

Além do Brasil, apenas a França tem mais de um representante na seleção da temporada feita pelo "Who Scored?". A atual vice-campeã europeia conta com o meia-atacante Kylian Mbappé (PSG) e com o atacante Nabil Fekir (Lyon) entre os 11 melhores de 2017/18.

Entre os clubes, o destaque fica com o Barcelona, que possui quatro nomes na relação: o goleiro Marc-André ter Stegen, o lateral direito e meio-campista Sergi Roberto, além de Messi e do recém-chegado Philippe Coutinho.

Jogadores de PSG (Mbappé e Neymar), Hannover, Schalke 04, Roma, Manchester City e Lyon também figuram na lista.

SELEÇÃO DA TEMPORADA 2017/18, SEGUNDO O "WHO SCORED?"

G – Marc-André ter Stegen (ALE/Barcelona) – 7,11
LD – Sergi Roberto (ESP/Barcelona) – 7,59
Z – Salif Sané (SEN/Hannover) – 7,57
Z – Naldo (BRA/Schalke 04) – 7,41
LE – Aleksandar Kolarov (SER/Roma) – 7,70
MC – Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City) – 7,93
MC – Philippe Coutinho (BRA/Barcelona) – 8,03
MD – Kylian Mbappé (FRA/PSG) – 7,97
ME – Neymar (BRA/PSG) – 8,87
A – Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 8,82
A – Nabil Fekir (FRA/Lyon) – 8,14


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Por que o Brasil é o "rei" do mercado na janela de janeiro?
– Com Neymar, ataque do PSG cresce 53% e vira o melhor da Europa
– Coutinho já foi visto como decepção na Europa e esperou 9 meses por 1º gol
– "Terceiro atacante", Paulinho finaliza como centroavante no Barcelona

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.