Topo

Rafael Reis

Astro da Coreia do Norte chorou na Copa e sumiu da seleção após irritar Kim

Rafael Reis

28/09/2017 04h00

A cena foi uma das mais impactantes da Copa do Mundo-2010. Ao ouvir o hino nacional da Coreia do Norte sendo executado antes da partida contra o Brasil, a primeira de sua seleção na África do Sul, o atacante Jong Tae-se foi às lágrimas.

O choro, mostrado ao vivo para TVs do mundo todo, foi a melhor propaganda que um dos regimes mais fechados do planeta poderia ter. E o centroavante, apelidado de "Rooney do povo", virou uma espécie de retrato humanizado do país que hoje ameaça entrar em guerra com os Estados Unidos.

A história de Tae-se não poderia ser mais favorável ao governo da família Kim. Filho de imigrantes coreanos radicados no Japão, o atacante rejeitou qualquer vínculo com a Coreia do Sul e, por questões ideológicas, pediu para se naturalizar norte-coreano.

Admirador de Kim Jong-il, líder norte-coreano entre 1997 e 2011 e pai de Kim Jong-un, atual comandante do país, o camisa 9 viu sua carreira deslanchar depois da Copa: mudou para a Alemanha, substituiu Podolski no Colônia, disputou a Bundesliga e chegou onde nenhum outro jogador de futebol da Coreia do Norte havia estado antes.

Aos 33 anos, Tae-se ainda é o maior nome do futebol norte-coreano. Na temporada passada, foi campeão e artilheiro da segunda divisão japonesa pelo Shimizu S-Pulse. Na atual, veste a braçadeira de capitão do time na J-League.

Mesmo assim, o centroavante não é lembrado pela seleção há mais de seis anos, desde o fim da Copa da Ásia-2011. E o motivo, como tudo que envolve a Coreia do Norte, é cheio de mistério.

Coincidência ou não, Tae-se deixou de fazer parte da equipe norte-coreana quando começou a se aproximar da Coreia do Sul, país que está oficialmente em guerra contra os vizinhos desde a década de 1950 e que também é alvo das ameaças de ataques nucleares de Kim.

Depois de uma longa negociação com o Suwon Bluewings, o centroavante provocou polêmica em 2013 ao deixar a Alemanha para atuar na Coreia do Sul. Para piorar sua situação com o regime de Kim, o jogador lutou para ser considerado um atleta local no novo clube, o que fez com que ele não ocupasse uma vaga de estrangeiro.

Tae-se chegou a viajar até Pyongyang, capital da Coreia do Norte, para entender as razões pelas quais não estava mais sendo chamado para defender a seleção. Em algumas oportunidades, ouviu que os médicos achavam que ele estava com problemas físicos.

Depois, a justificativa mudou: a seleção precisava passar por um processo de renovação, e atletas mais experientes, como ele, não teriam vez nesse novo projeto.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 jogadores acusados de crimes sexuais contra menores de idade
Lembra do Osio? 6 jogadores europeus que atuaram no futebol brasileiro
Tem até ex-Barça: 7 atletas acusados de envolvimento com tráfico de drogas
Parceria com Neymar funciona, e Cavani faz gols como nunca na carreira

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.