Blog do Rafael Reis

Seleção dos reforços mais caros da história tem só 1 brasileiro; veja time

Rafael Reis

Um dos destaques da última temporada na Inglaterra, o zagueiro David Luiz é o único brasileiro na seleção das contratações mais caras da história do futebol mundial.

O zagueiro de 30 anos aparece na lista graças à penúltima transferência de sua carreira, a troca do Chelsea pelo Paris Saint-Germain, em 2014, por 49,5 milhões de euros (cerca de R$ 183 milhões, na cotação atual) –na última temporada, o jogador deixou a França e retornou ao clube londrino.

Graças a essa transação, David Luiz é o segundo zagueiro mais caro de todos os tempos. Ele só fica atrás do inglês John Stones, que saiu do Everton para reforçar o Manchester City há um ano por 55,6 milhões de euros (R$ 206 milhões).

A seleção das maiores contratações da história conta com jogadores de oito nacionalidades diferentes. Além do Brasil, Itália, França, Inglaterra, Colômbia, Gales, Argentina, Portugal e até a Suíça estão representadas.

Apenas França, com o lateral direito Lilian Thuram e o meia Paul Pogba, e Inglaterra, com o zagueiro Stones e o lateral esquerdo Luke Shaw, contam com dois atletas na lista.

Já entre os clubes, seis agremiações diferentes foram responsáveis pelas contratações dos jogadores mais caros de cada posição.

Finalistas da última Liga dos Campeões da Europa, Real Madrid e Juventus foram os times que mais fizeram negócios históricos.

O Real, atual bicampeão da Champions, contratou os dois atacantes mais caros de todos os tempos (Cristiano Ronaldo e Gareth Bale) e também o meia armador mais valorizado do futebol mundial (James Rodríguez), hoje um reserva de luxo na equipe do técnico Zinédine Zidane.

Já a Juve, derrotada na decisão continental neste ano, abriu os cofres para contratar, ainda no início do século, o goleiro (Gianluigi Buffon) e o lateral direito (Thuram) mais caros da história. E, no ano passado, desembolsou uma quantia recorde por um centroavante para ter o argentino Gonzalo Higuaín.

SELEÇÃO DOS REFORÇOS MAIS CAROS DA HISTÓRIA

G – Gianluigi Buffon (ITA/Juventus/2001) – 52,9 milhões de euros
LD – Lilian Thuram (FRA/Juventus/2001) – 41,5 milhões de euros
Z – John Stones (ING/Manchester City/2016) – 55,6 milhões de euros
Z – David Luiz (BRA/Paris Saint-Germain/2014) – 49,5 milhões de euros
LE – Luke Shaw (ING/Manchester United/2014) – 37,5 milhões de euros
V – Granit Xhaka (SUI/Arsenal/2016) – 45 milhões de euros
M – Paul Pogba (FRA/Manchester United/2016) – 105 milhões de euros
M – James Rodríguez (COL/Real Madrid/2014) – 75 milhões de euros
A – Gareth Bale (GAL/Real Madrid/2013) – 101 milhões de euros
A – Gonzalo Higuaín (ARG/Juventus/2016) – 90 milhões de euros
A – Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid/2010) – 94 milhões de euros

Fonte: Transfermarkt


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Ídolo na Europa, zagueiro brasileiro admite chance de jogar pela Holanda
''Vinícius Jr.'' dos anos 2000, Lulinha cita choro e depressão no Corinthians
De Mazzola a Neymar: os 9 brasileiros que marcaram em finais de Champions
– Gols, polêmicas e cartões: conheça o brasileiro que ameaça título do Barça