Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

De Mazzola a Neymar: os 9 brasileiros que marcaram em finais de Champions

Rafael Reis

29/05/2017 04h00

Disputar a final da Liga dos Campeões da Europa é para poucos. Balançar as redes na decisão do torneio interclubes mais rico e badalado do planeta é um feito ainda mais histórico.

Ao longo de 61 anos de história, apenas nove brasileiros deixaram sua marca na partida que define o campeão continental do Velho Continente. E nenhum conseguiu repetir a dose em uma segunda final.

É essa a marca que o lateral esquerdo Marcelo tenta atingir neste sábado, quando seu Real Madrid enfrenta a Juventus, em Cardiff, na decisão da Champions.

Três temporadas atrás, o camisa 12 fez um dos gols da goleada por 4 a 1 sobre o Atlético de Madri que deu "La Decima" à equipe merengue. Agora, quer ser o primeiro brasileiro a marcar em duas finais do torneio europeu.

José Altafini, o Mazzola, atacante que disputou a Copa do Mundo de 1958 pela seleção brasileira e depois se naturalizou italiano para fazer história no Velho Continente, já fez dois gols em final de Liga dos Campeões, mas em uma mesma edição.

Em 1963, o centroavante paulista conduziu o Milan ao primeiro título europeu de sua história ao botar duas bolas na rede na vitória por 2 a 1 dos italianos sobre o Benfica.

Os gols de Mazzola foram os primeiros anotados por um jogador brasileiro na final da então Copa Europeia, hoje Liga dos Campeões da Europa, Uefa Champions League ou, simplesmente, Champions.

Dois anos depois, foi a vez de Jair da Costa, integrante da seleção brasileira no bicampeonato mundial (1962), marcar o gol do título continental da Inter de Milão. E, em 1987, Juary, um ex-Menino da Vila, saiu do banco para fazer do Porto campeão europeu.

Foi só no século 21, quando a globalização realmente tomou conta do futebol mundial, que os gols brasileiros em finais de Champions se tornaram frequentes.

Ao longo das últimas duas décadas, Lúcio, Carlos Alberto, Deco, Belletti, Marcelo e Neymar escreveram seus nomes na história da competição.

Um fato curioso sobre os artilheiros brasileiros na decisão da Liga dos Campeões é que quase todos acabaram conquistando a competição.

O zagueiro Lúcio, ex-capitão da seleção, é a única regra para a exceção. Em 2002, seu gol não evitou a derrota do Bayer Leverkusen para o Real Madrid, que era liderado dentro de campo por seu técnico atual, Zinédine Zidane.

GOLS BRASILEIROS EM FINAIS DE CHAMPIONS

1962/63 – Mazzola (2 gols) – Milan 2 x 1 Benfica
1964/65 – Jair da Costa – Inter de Milão 1 x 0 Benfica
1986/87 – Juary – Porto 2 x 1 Bayern de Munique
2001/02 – Lúcio – Real Madrid 2 x 1 Bayer Leverkusen
2003/04 – Carlos Alberto – Porto 3 x 0 Monaco
2003/04 – Deco – Porto 3 x 0 Monaco
2005/06 – Belletti – Barcelona 2 x 1 Arsenal
2013/14 – Marcelo – Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madri
2014/15 – Neymar – Barcelona 3 x 1 Juventus


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Gols, polêmicas e cartões: conheça o brasileiro que ameaça título do Barça
– Conheça os brasileiros artilheiros de campeonatos na Europa nesta temporada
Cotado na seleção ucraniana, Marlos sonha virar ídolo em território brasileiro
7 jogadores brasileiros rebaixados na Europa nesta temporada

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis