Topo

Rafael Reis

7 jogadores brasileiros rebaixados na Europa nesta temporada

Rafael Reis

20/05/2017 04h00

Expectativa: jogar bem durante nove meses, conquistar vitórias épicas contra adversários muito mais qualificados, descolar uma convocação para a seleção e terminar a temporada levantando um troféu (ou, pelo menos, com vaga para uma competição europeia).

Realidade: acumular resultados negativos durante nove meses, sofrer goleadas vexatórias até mesmo contra times nem tão fortes assim, aprender a conviver com um clube crise e terminar a temporada com o passaporte carimbado para a segunda divisão.

A temporada 2016/17 do futebol europeu não foi de festa para todo mundo. Muito pelo contrário. Há vários jogadores que fariam de tudo para conseguir esquecê-la.

Conheça abaixo sete brasileiros que fazem parte desse clube, o clube dos rebaixados deste ano.

DOUGLAS
Lateral direito
26 anos
Sporting Gijón (ESP)

Uma das contratações mais surpreendentes da história recente do Barcelona, o lateral direito foi emprestado nesta temporada para recuperar o ritmo de jogo que o banco de reservas na Catalunha havia lhe tirado. Em Gijón, Douglas até jogou bastante –foram 22 partidas, com direito a dois gols e uma assistência. Pouco, no entanto, para evitar o retorno do Sporting para a segunda divisão espanhola. E menos ainda para convencer o Barça a transformá-lo em uma peça importante do seu elenco.

BRUNO HENRIQUE
Volante
27 anos
Palermo (ITA)

Acostumado a conquistar títulos e sempre lutar no alto da tabela quando vestia a camisa do Corinthians, o volante tomou um choque de realidade em sua primeira experiência no exterior. Bruno Henrique foi titular do Palermo durante toda a temporada italiana, foi goleado quatro vezes por 4 a 1 e levou até um 6 a 0 contra a Lazio. Resultado: o penúltimo lugar da Serie A.

FÁBIO
Lateral esquerdo
26 anos
Middlesbrough (ING)

Jogador com passagem pelo Manchester United e pela seleção brasileira, voltou à Premier League com o Middlesbrough depois de dois anos jogando a segunda divisão inglesa pelo Cardiff City. Mas o retorno à elite pode ter sido passageiro. O Boro ganhou apenas cinco jogos e estará mais uma vez na Championship no segundo semestre.

EVANDRO
Meia
30 anos
Hull City (ING)

Apelidado maldosamente de Evandro Seleção nos tempos que jogava no Palmeiras, o meia construiu uma carreira interessante no futebol português e chegou a defender o Porto. Contratado em janeiro pelo Hull, chegou à Inglaterra com o clube já em situação difícil e pouco contribui para evitar seu rebaixamento –não fez nenhum gol em 11 jogos de Premier League.

ANDREAS PEREIRA
Meia-atacante
21 anos
Granada (ESP)

Apesar de jogar no último Campeonato Espanhol, o meia-atacante nascido na Bélgica, mas que optou por defender a seleção brasileira, não teve uma temporada das piores. Emprestado pelo Manchester United ao Granada para ganhar experiência, Andreas participou efetivamente de sete dos 29 gols marcados por sua equipe na Liga (meteu quatro bolas na rede e deu três assistências).

MAURÍCIO RAMOS
Zagueiro
32 anos
Adanaspor (TUR)

Rebaixado com o Palmeiras em 2012, o zagueiro acaba de viver novamente a experiência de cair para a segunda divisão. Maurício Ramos, que atua no exterior desde 2013, quando deixou a equipe alviverde, é o capitão do Adanaspor, clube que não conseguiu sobreviver ao Campeonato Turco desta temporada.

ROGER BERNARDO
Volante
31 anos
Ingolstadt (ALE)

Ex-jogador do Palmeiras, foi titular durante toda a temporada do Ingolstadt, penúltimo colocado do Campeonato Alemão. Roger Bernardo é volante de origem, mas também atuou como zagueiro na Bundesliga. O brasileiro, no entanto, não disputará a segunda divisão depois das férias, já que acertou sua transferência para o Atlético-MG.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Insubstituível, xará de craque santista busca marca histórica na França
– Menos gol e mais zagueiro: Como D. Luiz se transformou e deu volta por cima
Conheça os brasileiros que podem ser campeões na Europa neste fim de semana
Como Dani Alves virou o recordista brasileiro de assistências na Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.