Topo

Rafael Reis

Gols, polêmicas e cartões: conheça o brasileiro que ameaça título do Barça

Rafael Reis

27/05/2017 04h00

Ele é brasileiro, atacante, tem um faro de gol apurado, não é dos jogadores mais queridos pelos árbitros, recebe muitos cartões e estará em campo neste sábado em busca do título da Copa do Rei da Espanha.

Essa até poderia ser a descrição de Neymar. Mas, na verdade, é uma breve apresentação do camisa 20 do último adversário do Barcelona na temporada 2016/17.

Deyverson é uma das principais esperanças do Alavés para conquistar neste fim de semana o maior título dos seus 96 anos de história. Mas não deixa de ser uma das grandes preocupações do técnico Mauricio Pellegrino.

Isso porque sua fúria pode render gols (é o vice-artilheiro do time na temporada, com sete bolas na rede) ou situações que deixem seu clube em situação delicada.

Só no Campeonato Espanhol, Deyverson recebeu 14 cartões amarelos ao longo dos últimos nove meses. Nenhum jogador brasileiro que disputa as cinco principais ligas nacionais da Europa foi mais punido do que ele.

"Isso é coisa de futebol. Tomo bastante cartão porque quero ajudar a equipe", minimiza, antes de admitir que é sim um jogador polêmico, daqueles que incomodam os adversários e também os árbitros.

"Sou provocador. Falo bastante, protesto bastante. E também já tem aquela perseguição contra jogador brasileiro."

Mas o momento mais polêmico da temporada não lhe rendeu nenhuma punição da arbitragem. Em março, Deyverson comemorou o gol da vitória por 1 a 0 do Alavés sobre a Real Sociedad abaixando o calção para mostrar um beijo tatuado pouco abaixo da cintura.

O comportamento lhe rendeu muitas críticas nas redes sociais e na imprensa. Afinal, o jogador por pouco ficou a poucos centímetros de exibir suas partes íntimas dentro do gramado e para as câmeras de TV.

"Não foi por mal, foi coisa de euforia. Quis homenagear minha família. Mas já pedi desculpas aos pais que levaram os filhos ao estádio ou que estavam vendo o jogos pela TV. O problema é que as pessoas criticam mais que elogiam."

Nascido no Rio de Janeiro, Deyverson começou a carreira no Mangaratibense, onde jogou até 2012, quando foi contratado pelo Benfica para defender a equipe B do clube. Desde então, tem rodado pela Europa.

Já atuou em Portugal (Belenenses), na Alemanha (Colônia) e chegou em 2015 à Espanha. Atualmente, está emprestado ao Alavés pelo Levante, que voltará à primeira divisão na próxima temporada.

Só que Deyverson não sabe para onde vai depois da decisão da Copa do Rei. Apesar de ter contrato com o clube valenciano até 2019, ele sabe que os gols marcados nesta temporada contra Barcelona e Real Madrid podem ter aberto novas portas.

"Para mim, todo gol é especial. Mas é claro que as pessoas falam muito de você quando marca gols contra Barça e Real", completa.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Conheça os brasileiros artilheiros de campeonatos na Europa nesta temporada
Cotado na seleção ucraniana, Marlos sonha virar ídolo em território brasileiro
7 jogadores brasileiros rebaixados na Europa nesta temporada
– Insubstituível, xará de craque santista busca marca histórica na França

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.