Topo

Rafael Reis

Antes de Jesus, técnico gringo já ganhou o Brasileiro... e batizou posição

Rafael Reis

19/11/2019 04h20

Líder do Campeonato Brasileiro com 13 pontos de vantagem para o Palmeiras, o Flamengo está prestes a se sagrar campeão nacional e colocar o nome de Jorge Jesus na história do futebol pentacampeão mundial.

O português, que terá a primeira oportunidade de conquistar o título da Série A já no próximo fim de semana, pode se tornar o primeiro treinador estrangeiro a ocupar o posto de campeão brasileiro.

Crédito: Reprodução

Pelo menos, é isso o que muita gente tem falado nas redes sociais. Mas será que essa história é 100% verídica ou não passa de apenas mais uma das inúmeras fake news que costumam circular pela internet?

Bem, essa afirmação só está correta para quem ainda considera que a primeira edição do Brasileiro foi disputada em 1971. Realmente, nos últimos 48 anos, nenhum clube comandado por gringo conquistou o título mais cobiçado do futebol nacional.

Mas, desde 2010, quando a CBF decidiu igualar os já extintos Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa à primeira divisão nacional, o recorde que Jesus poderia bater já tem um dono.

Seis décadas atrás, logo na edição de estreia da Taça Brasil, a primeira competição a gozar do status de Campeonato Brasileiro, o troféu foi para um treinador estrangeiro. Afinal, o Bahia, que desbancou o Santos na decisão, era comandado por um argentino.

O curioso é que Carlos Volante não dirigiu a equipe nordestina durante a campanha da Taça Brasil-1959. Ele só substituiu o brasileiro Geninho e assumiu o time para o jogo-extra que decidiu o título, já em março de 1960.

Com o argentino no banco de reservas, o Bahia derrotou o time desfalcado de Pelé, mas com Coutinho, Dorval, Pepe e Zito em campo, por 3 a 1 e foi o primeiro campeão brasileiro da história.

No Brasil, Volante também trabalhou como treinador no Internacional e no Vitória. Além disso, fez parte da comissão técnica da seleção canarinho na Copa do Mundo-1938, quando trabalhou improvisado como massagista.

Mas sua maior contribuição ao futebol veio quando ele ainda era jogador.

Meio-campista de características mais defensivas que atuou em clubes como Lanús, San Lorenzo, Vélez Sarsfield, Torino, Napoli, Lille e Flamengo, o argentino fez tanto sucesso nos gramados que acabou emprestando seu sobrenome para os jogadores de sua posição.

É isso mesmo: se hoje você chama de volante aquele jogador de meio-campo que joga à frente da defesa, marca muito e ajuda na saída de bola é porque o primeiro (e até agora único) treinador estrangeiro a se sagrar campeão brasileiro exatamente jogava assim.

É a esse legado que o português Jorge Jesus está prestes a se juntar

O Flamengo será campeão brasileiro já no domingo, com quatro rodadas de antecedência, se o Palmeiras, único time que ainda pode alcançá-lo na classificação, não conseguir derrotar o Grêmio.

Um dia antes, a equipe carioca decide a Libertadores-2019 contra o River Plate, em Lima (Peru). Ganhador de 1981, o Fla busca o segundo título continental de sua história, enquanto a equipe argentina, vencedora em 1986, 1996, 2015 e no ano passado, quer o penta.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como técnico do River Plate foi de "boneco reclamão" a "rei da América"
Próximo adversário da seleção teve a chance de ser Jorge Jesus, mas falhou
Ex-Corinthians supera assassinato do irmão com gols e estreia na seleção
7 argentinos que enfrentaram a seleção enquanto defendiam times brasileiros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.