Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ídolos históricos do Napoli?

Rafael Reis

25/07/2019 04h20

Eles já penduraram as chuteiras e abandonaram o futebol profissional. Mesmo assim, continuam sendo amados e idolatrados pelos torcedores dos clubes onde marcaram gols, fizeram defesas milagrosas, conquistaram títulos importantes e escreveram seus nomes na história.

Desde o começo de abril, o "Blog do Rafael Reis" publica semanalmente a seção "Por Onde Andam os ídolos?". Mostrarmos semanalmente os paradeiros dos maiores nomes de todos os tempos dos times mais importantes do futebol europeu.

Hoje, apresentamos o destino de sete ídolos históricos do Napoli, atual vice-campeão italiano. Na próxima semana, será a vez de fazer o mesmo com jogadores que construíram a trajetória do Bayern de Munique.

DIEGO MARADONA
Ex-meia
58 anos
Argentino

Crédito: Reprodução

Classificar Maradona como o maior ídolo da história do Napoli é pouco. Para o clube do sul da Itália, o argentino é uma espécie de Deus. Durante os sete anos em que vestiu a camisa 10 da equipe celeste, Don Diego apresentou ao planeta um time praticamente desconhecido e fez dele bicampeão do campeonato nacional mais importante da época (1987 e 1990) e vencedor da Copa da Uefa (1989). Depois da aposentadoria, Maradona apresentou programa de TV e mergulhou em uma carreira errática como treinador. O auge foi a disputa da Copa do Mundo-2010 à frente da seleção argentina. O capítulo mais recente, a participação na segunda divisão mexicana, comandando o Dorados de Sinaloa. O astro deixou o clube no mês passado, alegando que precisava de mais tempo para cuidar da sua saúde.

CARECA
Ex-atacante
58 anos
Brasileiro

Crédito: Reprodução

Foi o grande parceiro de Maradona nos anos de ouro do Napoli. Graças principalmente às assistências do argentino, o brasileiro figura no top 10 dos maiores artilheiros da história do clube (96 gols em 221 partidas). Careca atuou no futebol italiano durante seis temporadas (1987 a 1993), período em que conquistou três títulos e se firmou como um dos grandes atacantes do planeta em sua geração. Após pendurar as chuteiras, fundou em 1998 o Campinas Futebol Clube, time que chegou a disputar a terceira divisão do Campeonato Paulista antes de ser extinto, em 2010.

CIRO FERRARA
Ex-zagueiro
52 anos
Italiano

Crédito: Reprodução

Na época em que Maradona e Careca resolviam lá na frente, era Ferrara quem segurava a bronca no sistema defensivo. Napolitano de nascimento e formado nas categorias de base do próprio clube, ele disputou 322 partidas oficiais antes de se transferir para a Juventus, em 1994, onde ficou até o fim da carreira. Ferrara fez parte da comissão técnica da seleção italiana que conquistou o tetracampeonato mundial em 2006, dirigiu a Juventus, passou pela Sampdoria e teve seu trabalho mais recente no Wuhan Zall, da China. Ao lado do também ex-zagueiro Fabio Cannavaro, possui uma fundação que ajuda no tratamento de câncer na região de Nápoles.

GIUSEPPE BRUSCOLOTTI
Ex-lateral direito
68 anos
Italiano

Crédito: Reprodução

Famoso pela força física e pelo corpanzil mais comum a zagueiros do que a laterais, Bruscolotti já era um veterano quando viu o Napoli de deixar de ser uma equipe de pouca relevância na Itália para se transformar em uma das potências do Calcio. O defensor atuou no clube durante 16 temporadas (1972 a 1988) e foi o recordista de partidas com a camisa azul celeste até o ano passado, quando foi superado por Marek Hamsik (520 a 511). Após a aposentadoria, o antigo capitão napolitano chegou a ter um restaurante, que foi vendido em 2014. Hoje, administra uma escolinha de futebol e é dirigente de um clube amador.

PAOLO CANNAVARO
Ex-zagueiro
38 anos
Italiano

Crédito: Getty Images

Capitão da Itália na conquista da Copa-2006, Fabio Cannavaro começou a carreira no Napoli, mas pouco fez pelo clube para merecer estar no hall dos seus maiores ídolos. Por outro lado, seu irmão mais novo, Paolo, ajudou a construir a trajetória recente da equipe do sul da Itália. O zagueiro foi um símbolos da fase de reestruturação do Napoli: assinou com o clube quando ele estava na Série B e só se despediu depois de disputar duas edições da Liga dos Campeões da Europa. Atualmente, Paolo é auxiliar do irmão mais famoso, que dirige o Guangzhou Evergrande, uma das potências do futebol chinês.

RUUD KROL
Ex-zagueiro
70 anos
Holandês

Crédito: Reprodução

Integrante da seleção holandesa que foi vice-campeã mundial em 1974 e 1978, o polivalente defensor foi a contratação mais impactante do Napoli antes da chegada de Maradona. Krol desembarcou no San Paolo em 1980, depois de uma passagem pelo futebol canadense, e liderou a defesa celeste durante quatro temporadas. Como treinador, construiu uma carreira sólida no futebol africano e se sagrou campeão tunisiano, egípcio e da África do Sul. Na última temporada, dirigiu o Sfaxien, da Tunísia.

ANTONIO JULIANO
Ex-meia
76 anos
Italiano

Crédito: Reprodução

Dentro de campo, é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do Napoli. O meia, que disputou três Copas do Mundo (1966, 1970 e 1974), defendeu o time durante 16 anos e participou de 505 jogos oficiais. Mas, fora das quatro linhas, Juliano teve uma importância ainda maior para o clube. Foi ele o diretor responsável pelas contratações de Ruud Krol e Diego Maradona, no início da década de 1980, que fizeram o Napoli mudar completamente de patamar. Hoje, o ex-meia e dirigente já está aposentado, mas continua sendo lembrado com muito carinho pela torcida.


Mais de Cidadãos do Mundo

Cocaína, prisão e fiasco no Brasil marcam astro de adversário do Palmeiras
Por onde andam 7 ídolos históricos da Roma?
Os 10 zagueiros mais caros da história do futebol
Vinte e cinco anos depois, por onde andam as "figuras" da Copa-1994?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.