Topo

Rafael Reis

7 brasileiros veteranos no exterior para seu time repatriar no 2º semestre

Rafael Reis

04/05/2019 04h00

O final da temporada europeia é o momento ideal para os times brasileiros contratarem experiência. É nessa época do ano que muitos jogadores que construíram carreiras de sucesso no exterior e passaram anos defendendo a seleção não renovam seus contratos e/ou decidem mudar de ares.

Então, o clube interessado em contratar um medalhão para o segundo semestre precisa agir rápido para repatriá-lo. A hora é agora.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores brasileiros com larga experiência no exterior que podem pintar no futebol nacional a partir de julho.

FILIPE LUÍS
Lateral esquerdo
33 anos
Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Longe do futebol brasileiro desde 2004, quando trocou o Figueirense pelo Ajax e iniciou sua longa trajetória na Europa, o lateral da seleção vem sendo namorado há meses pelo Flamengo e pode vestir a camisa rubro-negra no segundo semestre. Apesar de ter dito inúmeras vezes que sua prioridade é permanecer no Atlético de Madri, Filipe Luís só tem contrato até o próximo mês e ainda não conseguiu uma oferta de renovação suficientemente boa para continuar na capital espanhola.

MIRANDA
Zagueiro
34 anos
Inter de Milão (ITA)

Crédito: Emilio Andreoli/Getty Images

Titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo, o zagueiro perdeu espaço na Inter de Milão, foi parar no banco de reservas e já não disputa uma partida oficial há quase um mês. A situação, evidentemente, incomoda Miranda. Como ainda tem contrato até 2020, o defensor não pode simplesmente arrumar suas coisas e ir embora no fim da temporada. Mas, devido à sua idade elevada, o preço que a Inter deve pedir para liberá-lo não deve ser impeditivo para os grandes clubes do Brasil.

DANTE
Zagueiro
35 anos
Nice (FRA)

Crédito: Valery Hache/AFP

Assim como Filipe Luís, também fez praticamente toda sua carreira como profissional no exterior e conseguiu sucesso na Europa suficiente para jogar uma Copa do Mundo (2014). Apesar de ser titular absoluto do Nice, sétimo colocado do Campeonato Francês, ainda não anunciou qual será seu destino no segundo semestre, após o encerramento do seu contrato. No passado, Dante já foi especulado como possível reforço do Palmeiras.

GIL
Zagueiro
31 anos
Shandong Luneng (CHN)

Crédito: Wang Kai/Xinhua

O ex-zagueiro do Corinthians é um daqueles nomes que sempre aparecem na lista de desejos dos clubes brasileiros. Gil está na China desde o começo de 2016 e cumpre atualmente seu último ano de contrato com o Shandong Luneng. Com mercado escasso na Europa, o defensor deve mesmo retornar ao país. A dúvida é se será no meio deste ano ou em janeiro. O Grêmio é hoje o maior interessado em repatriá-lo.

JONAS
Atacante
35 anos
Benfica (POR)

Crédito: Zhang Liyun/Xinhua

Um dos poucos centroavantes brasileiros que fizeram no sucesso no futebol europeu nos últimos anos, foi duas vezes artilheiro do Campeonato Português, uma delas na temporada passada. Nos últimos meses, no entanto, passou a enfrentar problemas físicos e perdeu a posição no Benfica. O futuro de Jonas é uma incógnita: ele pode pendurar as chuteiras no fim da temporada ou prorrogar a carreira por mais um ano… no próprio clube português ou no Brasil.

ADRIANO
Lateral esquerdo
34 anos
Besiktas (TUR)

Crédito: Tony Gentille/Reuters

O ex-jogador do Barcelona já está fazendo hora extra na Europa. No começo do ano, ele esteve prestes a voltar ao Brasil para defender Grêmio ou Santos. No entanto, o Besiktas fez um acordo para quitar seus salários atrasados e manteve Adriano por lá. É pouco provável, porém, que o lateral aceite renovar seu contrato com o clube turco para a próxima temporada. Quatorze anos depois de deixar o Coritiba, ele tem uma boa chance de jogar no futebol brasileiro no segundo semestre.

RAMIRES
Meia
32 anos
Jiangsu Suning (CHN)

Crédito: Getty Images

É um milagre o ex-jogador do Chelsea e da seleção brasileira ainda estar no Jiangsu Suning. Ramires não foi inscrito no Campeonato Chinês do ano passado e só jogou uma partida oficial em 2018. Neste ano, está pelo menos relacionado para a competição, mas ainda não estreou. O meia está em sua última temporada de contrato. A partir de julho, poderá assinar com uma nova equipe para defender em 2020. Antes, pode ser liberado do seu vínculo atual ou emprestado para jogar por outro time ainda neste ano. O Flamengo já manifestou interesse em contratá-lo.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Seleção dos sub-23 mais caros do mundo vale R$ 4 bi e tem só 1 brasileiro
Como Firmino virou o rei dos "jogos grandes" do Liverpool
Brasileiro fez 6 no time sensação da Europa e conta pontos fracos do Ajax
Amarelinha? 7 brasileiros que jogam por seleções de base de outros países

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.