Topo

Rafael Reis

Como Firmino virou o rei dos "jogos grandes" do Liverpool

Rafael Reis

01/05/2019 04h00

Mohamed Salah é o artilheiro do Liverpool na temporada. Sadio Mané, o segundo maior goleador da equipe. Mas, nesta quarta-feira, no primeiro jogo do confronto com o Barcelona por uma vaga na decisão da Liga dos Campeões da Europa, a esperança de gols dos ingleses atende pelo nome de Roberto Firmino.

O brasileiro de 27 anos, que completa o festejado trio de ataques dos "Reds", costuma ser o protagonista dos jogos grandes da equipe dirigida por Jürgen Klopp em 2018/19.

Crédito: Getty Images

Mais da metade dos 16 gols anotados pelo camisa 9 na atual temporada saíram em partidas com essas características, contra adversários que fazem parte do "Big 6" do futebol inglês, rivais de primeira grandeza da Europa ou em mata-matas da Champions League.

Só nos últimos meses, Firmino marcou três vezes contra o Arsenal, duas contra o Tottenham e uma contra Paris Saint-Germain e Manchester City. Ele também balançou as redes nos dois jogos das quartas de final do torneio europeu, contra o Porto.

Foram nove gols nessas partidas com nível de dificuldade maior, mais do que qualquer outro jogador do Liverpool.

Salah, que já soma 25 gols na temporada, só marcou quatro vezes em jogos grandes (Napoli, Porto, Arsenal e Chelsea). Mané, que tem um gol a menos que o egípcio, meteu seis bolas nas redes nesses confrontos mais pesados (duas contra Bayern, uma diante de Porto, Manchester United, Chelsea e Arsenal).

Se para Firmino, os gols nessas "decisões" representam 56,3% da sua conta pessoal, para Salah eles equivalem a apenas 16% do total e para Mané, 25%.

É devido a esse rendimento muito acima da média nos jogos mais importantes da temporada que Klopp mostrou tanta preocupação com a possibilidade de não poder contar com o brasileiro no primeiro jogo contra o Barcelona.

Com uma lesão na virilha, o atacante desfalcou os Reds na goleada por 5 a 0 sobre o Huddersfield, lanterna do Inglês, na última sexta, partida em que seus parceiros africanos brilharam, com dois gols cada. Sua participação na partida desta quarta também chegou a ser colocada em dúvida.

"Como é o Bobby (apelido de Firmino na Inglaterra), é bem capaz que ele consiga jogar na quarta, mas ainda não temos essa certeza. Por se tratar dele, é mais provável que jogue do que fique de fora", disse Klopp, na ocasião.

Na terça, o camisa 9 treinou normalmente na Inglaterra e viajou com o restante do elenco para a partida na Catalunha… ou melhor, para o jogo grande no qual ele tanto costuma brilhar.

Cinco vezes campeão europeu (1977, 1978, 1981, 1984 e 2005), o Liverpool tenta chegar à sua segunda final consecutiva. Já o Barcelona, também um pentacampeão continental (1992, 2006, 2009, 2011 e 2015), busca retornar à decisão depois de quatro anos.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Brasileiro fez 6 no time sensação da Europa e conta pontos fracos do Ajax
Amarelinha? 7 brasileiros que jogam por seleções de base de outros países
Técnico no PSG, Thiago Motta usa esquema 2-7-2 e sonha com time principal
Seleção dos mais caros do mundo vale R$ 5,5 bi; Neymar é o único brasileiro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.