Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ídolos históricos do Manchester City?

Rafael Reis

25/04/2019 04h20

Eles já penduraram as chuteiras e abandonaram o futebol profissional. Mesmo assim, continuam sendo amados e idolatrados pelos torcedores dos clubes onde marcaram gols, fizeram defesas milagrosas, conquistaram títulos importantes e escreveram seus nomes na história.

O "Blog do Rafael Reis" publica semanalmente a seção "Por Onde Andam os ídolos?". Ao longo dos próximos meses, mostraremos os paradeiros dos maiores nomes de todos os tempos dos times mais importantes do futebol europeu.

Hoje, apresentamos o destino de sete ídolos históricos do Manchester City. Na próxima semana, será a vez de fazer o mesmo com jogadores que construíram a trajetória do Manchester United.

RICHARD DUNNE
39 anos
Ex-zagueiro
Irlandês

Crédito: Divulgação

Para quem conhece o City apenas da fase bilionária, é difícil imaginar que um jogador de tão poucos recursos técnicos quanto o ex-zagueiro irlandês possa um dia ter sido o grande nome da equipe. Mas, no começo da década passada, Dunne realmente representava o que o time inglês tinha de melhor. A prova disso é que ele é o maior vencedor da história dos prêmios de melhor jogador da temporada do clube, com quatro conquistas, todas consecutivas, entre 2005 e 2008. Aposentado desde 2015, virou comentarista esportivo em um canal de TV.

ALAN OAKES
76 anos
Ex-meia
Inglês

Crédito: Divulgação

Foram 18 anos e 676 partidas dedicados ao Manchester City. Nenhum outro jogador da história do clube vestiu tanto a camisa azul celeste quanto Alan Oakes. Integrante de uma família que já produziu vários jogadores de futebol, o meia fez parte do elenco que conquistou o único título continental da história do City, a Recopa Europeia de 1970, mas nunca sequer jogou na seleção inglesa. Pouco relevante fora de Manchester, Oakes ainda tentou uma carreira de técnico, mas só dirigiu um time, o modesto Chester, entre 1976 e 1982.

COLIN BELL
73 anos
Ex-meia
Inglês

Crédito: Divulgação

Companheiro de Oakes na conquista da Recopa de 1970, talvez seja o maior ídolo do Manchester City em todos os tempos. Apesar de meio-campista, Bell é o quarto principal artilheiro da história do clube (153 gols). O jogador defendeu o clube entre 1965 e 1979. Depois da aposentadoria, ainda trabalhou por lá como treinador das categorias de base e embaixador. Integrante do Hall da Fama do futebol inglês, Bell também empresta seu nome a um dos setores das arquibancadas do Etihad Stadium.

FRANCIS LEE
74 anos
Ex-atacante
Inglês

Crédito: Divulgação

Foi o grande nome do City no ano mais vitorioso da história do clube, 1970, quando a equipe levou a Recopa Europeia e também a Copa da Liga. Lee também foi durante muito tempo o recordista de gols do dérbi de Manchester, com dez tentos marcados contra o United. Após a aposentadoria, Lee virou um empresário de sucesso do ramo de papel higiênico e também treinador de cavalos de corrida. Em 1994, retornou ao dia a dia do City como presidente do clube, posto que manteve durante quatro temporadas.

GLYN PARDOE
72 anos
Ex-lateral
Inglês

Crédito: Divulgação

Primo de Alan Oakes, é outro integrante da geração das décadas de 1960/1970 que entrou para a história do City. Pardoe é o jogador mais novo de todos os tempos a debutar pela equipe principal do clube. Em 1962, quando disputou sua primeira partida pela equipe de Manchester, ele era um garoto de apenas 15 anos e 314 dias. Com a carreira marcada por lesão, aposentou-se cedo, aos 30, sem vestir outra camisa. Permaneceu no City até 1992, trabalhando na formação de novos jogadores.

MIKE SUMMERBEE
76 anos
Ex-atacante
Inglês

Crédito: Divulgação

Conquistou sete títulos de diferentes competições e divisões ao longo dos dez anos em que defendeu o City. O sucesso em Manchester também lhe rendeu a convocação para a Eurocopa-1968 e um lugar no Hall da Fama do futebol inglês. Longe dos gramados, foi sócio de George Best em uma marca de roupas masculinas e estrelou o filme "Fuga para a Vitória", ao lado de Sylvester Stallone, Michael Caine e Pelé. Atualmente, tem o cargo de embaixador do clube onde se consagrou.

TONY BOOK
84 anos
Ex-lateral
Inglês

Crédito: Divulgação

O capitão do City no vitorioso período compreendido entre o fim da década de 1960 e o começo dos anos 1970 passou a maior parte da carreira atuando em times amadores da Inglaterra e, só no fim da carreira, alcançou a fama na equipe azul de Manchester. Após pendurar as chuteiras, teve três passagens como treinador do City, mas não repetiu o sucesso que obteve em campo. Hoje, é presidente honorário do clube e da associação de suas torcidas organizadas.


Mais de Cidadãos do Mundo

Autismo, vômitos, hormônios: 5 histórias mal contadas sobre Messi
Com show, Mbappé se aproxima de Messi e reabre briga por Chuteira de Ouro
7 sul-americanos com contrato no fim que já podem assinar com seu time
Por onde andam 7 ídolos históricos do Atlético de Madri?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.