Topo

Rafael Reis

7 reservas no exterior para seu time trazer por empréstimo no meio do ano

Rafael Reis

17/03/2019 04h00

Contratar um jogador talentoso e com experiência no futebol internacional não é das tarefas mais simples para os clubes brasileiros. Muitas vezes, o alto valor dos direitos econômicos desses atletas acaba impedindo que eles retornem ao país.

Uma boa forma de driblar essa restrição e conseguir bons reforços é apelar para os empréstimos. Garimpando bem nos mercados europeu e asiático, é possível encontrar nomes interessantes tendo de pagar apenas seus salários.

Foi assim, por exemplo, que o Palmeiras-2019 se reforçou com Ricardo Goulart, que ainda continua vinculado ao Guangzhou Evergrande, da China.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores brasileiros conhecidos do grande público que não estão tão bem assim no exterior e que podem pintar no Brasil nos próximos meses graças a contratos de empréstimo.

MIRANDA
Zagueiro
34 anos
Inter de Milão (ITA)

Crédito: Emilio Andreoli/Getty Images

Há sete anos no futebol europeu, o defensor continua fazendo parte das convocações da seleção brasileira, mas cada vez tem menos espaço na Inter de Milão. Miranda foi parar no banco do time italiano depois da contratação do zagueiro holandês Stefan de Vrij e só disputou 15 partidas nesta temporada. Apesar de ter renovado recentemente seu contrato e ter assinado um vínculo que vai até junho de 2020, o brasileiro pode sim defender um outro clube a partir de julho. E, com a carreira já caminhando para a reta final, voltar ao futebol nacional é uma possibilidade real.

JORGE
Lateral esquerdo
22 anos
Porto (POR)

Crédito: Divulgação

O jogador deixou o Flamengo dois anos atrás com status de grande revelação da lateral esquerda que vai construir uma carreira de sucesso na Europa. Mas, até agora, nada disso aconteceu. Jorge pouco saiu do banco no Monaco e foi emprestado ao Porto para ganhar experiência. Mas, em Portugal, só jogou cinco partidas. No começo do ano, quase retornou ao Brasil, mas a negociação para ser reemprestado ao Santos não vingou. Certamente, outras propostas semelhantes aparecerão nos próximos meses.

LUIZ GUSTAVO
Volante
31 anos
Olympique de Marselha (FRA)

Crédito: Romain Lafabregue/AFP

Integrante da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo-2014, o volante era peça intocável no Olympique de Marselha até pouco tempo atrás. Só que sua situação mudou radicalmente nas últimas semanas. O time francês emendou sua melhor sequência de resultados na temporada depois que colocou Luiz Gustavo no banco. Com mais dois anos de contrato, o brasileiro poderia aceitar uma volta momentânea a seu país para recuperar a confiança e seu melhor futebol.

RAMIRES
Meia
29 anos
Jiangsu Suning (CHN)

Crédito: Getty Images

É um milagre o ex-jogador do Chelsea e da seleção brasileira ainda estar no Jiangsu Suning. Ramires não foi inscrito no Campeonato Chinês do ano passado e só jogou uma partida oficial em 2018. Neste ano, está pelo menos relacionado para a competição, mas ainda não estreou. O meia está em sua última temporada de contrato. A partir de julho, poderá assinar com uma nova equipe para defender em 2020. Antes, pode ser liberado do seu vínculo atual ou emprestado para jogar por outro time ainda neste ano.

LUIZ ARAÚJO
Meia-atacante
22 anos
Lille (FRA)

Crédito: Divulgação

A primeira experiência internacional do ex-São Paulo não está sendo ruim. Em sua segunda temporada desde que trocou o Morumbi pelo Lille, Luiz Araújo é um reserva bastante requisitado do vice-líder do Campeonato Francês. Mas, se tem planos de chegar a um time da elite do Velho Continente e à seleção brasileira, o meia-atacante precisa fazer mais. Com contrato até 2022, poderia dar um upgrade na carreira se passasse uma temporada disputando títulos e sendo protagonista no futebol brasileiro antes de retornar ao Lille.

PAULINHO
Meia-atacante
18 anos
Bayer Leverkusen (ALE)

Crédito: Divulgação

Companheiro de Vinícius Jr. nos tempos de seleção sub-17, migrou para a Europa no começo da temporada. Mas enquanto seu antigo parceiro explodiu rapidamente no Real Madrid, o ex-Vasco tem sofrido para conquistar um lugar no Bayer Leverkusen. Paulinho ainda não foi titular em nenhuma partida do Campeonato Alemão e tem entrado apenas nos minutos finais de jogos que já estão definidos. Assim como no caso de Luiz Araújo, passar mais um ano no Brasil antes de voltara à Europa poderia lhe fazer bem.

TCHÊ TCHÊ
Meia
26 anos
Dínamo de Kiev (UCR)

O ex-Palmeiras é outro que não está tendo propriamente um ano dos sonhos em sua estreia europeia. Após um início promissor no Dínamo de Kiev, o brasileiro perdeu espaço na equipe ucraniana e às vezes não é nem relacionado para o banco de reservas. O São Paulo já percebeu esse "sumiço" de Tchê Tchê no Leste Europeu e cogita tentar repatriá-lo. Como ainda tem mais quatro anos de contrato pelo frente, o meia pode ser emprestado ao futebol brasileiro para recuperar a forma e a confiança.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Com R$ 100 mil mensais para desconhecidos, Tailândia tem invasão brasileira
Conheça os brasileiros que são artilheiros de campeonatos no exterior
Com melhor passe do futebol espanhol, Arthur confirma fama de "novo Xavi"
Capitão do Benfica é o brasileiro menos disciplinado da Europa; veja top 10

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.