Topo

Rafael Reis

7 velhos conhecidos do torcedor brasileiro que estão na Libertadores

Rafael Reis

08/03/2019 04h00

A Libertadores é o campeonato interclubes mais importante do futebol sul-americano e também o título mais desejado pelos clubes do continente.

Mas, além dessa inquestionável relevância, o torneio tem uma outra característica afetiva em tempos de globalização. A Libertadores é uma oportunidade para os torcedores brasileiros reencontrarem jogadores estrangeiros que passaram por seus times de coração.

A lista de atletas que atuaram no Brasil e hoje vestem a camisa de alguma equipe gringa que também disputa a competição é farta. O "Blog do Rafael Reis" selecionou sete desses nomes para você acompanhar de perto.

A fase de grupos da Libertadores teve início na terça-feira e vai até o começo de maio. A final, que a partir deste ano será disputada em partida única e com sede pré-definida, como já acontece na Liga dos Campeões da Europa, está prevista para o dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile.

LUCAS PRATTO
Atacante
30 anos
Argentino
River Plate (ARG)

Crédito: Natacha Psarenko/AP

Campeão da Libertadores do ano passado e contratação mais cara da história do River Plate (11,5 milhões de euros, ou R$ 50 milhões), o centroavante está em sua segunda temporada no retorno ao futebol argentino. Antes da volta para casa, Pratto atuou durante três anos no futebol brasileiro. Foram duas temporadas como ídolo no Atlético-MG e mais uma de nem tanto brilho assim pelo São Paulo. A identificação do atacante com o Brasil foi tão grande que chegou a gerar um movimento nas redes sociais de torcedores cogitando sua naturalização e convocação para a seleção amarelinha.

LUCAS BARRIOS
Atacante
34 anos
Paraguaio
Huracán (ARG)

Crédito: Divulgação

Um dos principais reforços do Huracán para este ano, o ex-jogador do Borussia Dortmund é mais admirado por aqui do que na Argentina, sua terra natal. O atacante, que é naturalizado paraguaio, foi campeão brasileiro (2015) e da Copa do Brasil (2016) pelo Palmeiras e ganhou a Libertadores (2017) com a camisa do Grêmio. Enquanto isso, no futebol argentino, Barrios teve passagens apenas razoáveis por Argentinos Juniors e Tigre. Já veterano, tem no Huracán sua chance de ouro para mudar essa história.

ÁLVARO PEREIRA
Lateral esquerdo
33 anos
Uruguaio
Nacional (URU)

Crédito: AFP

Veterano de duas Copas do Mundo (2010 e 2014), o uruguaio fez sucesso no futebol europeu, onde defendeu Porto e Inter de Milão, e teve uma passagem relâmpago pelo São Paulo, em 2014. No ano seguinte, transferiu-se para o Estudiantes, da Argentina, clube que detém até hoje seus direitos econômicos. Álvaro Pereira está em seu terceiro empréstimo consecutivo e pela primeira vez em 15 anos, desde que deixou o nanico Miramar Misiones, está jogando por um clube uruguaio.

RAMÓN ÁBILA
Atacante
29 anos
Argentino
Boca Juniors (ARG)

Crédito: André Penner/AP

O centroavante de físico avantajado (e, em alguns momentos, até um tanto quanto rechonchudo) passou pelo Cruzeiro entre 2016 e 2017, mas não caiu nas graças da torcida devido aos inúmeros gols perdidos. No Boca Juniors, Ábila conta com total confiança do técnico Gustavo Alfaro. A prova disso é que muitas vezes acaba deixando no banco Darío Benedetto, essencial no vice-campeonato da Libertadores no ano passado e uma das principais estrelas do futebol sul-americano na atualidade.

LUIS RAMÍREZ
Meia
34 anos
Peruano
Alianza Lima (PER)

Crédito: Getty Images

"Cachito", como é conhecido, teve sua chance de ouro ao ser contratado pelo Corinthians, em 2011. Nas duas temporadas em que realmente defendeu o clube, sagrou-se campeão brasileiro e da Libertadores. Sem muito espaço no elenco de Tite, foi emprestado para Ponte Preta e Botafogo. Em 2015, voltou ao futebol peruano. Dois anos depois, brilhou na conquista do título nacional pelo Alianza Lima.

VICTOR CÁCERES
Volante
33 anos
Paraguaio
Cerro Porteño (PAR)

Crédito: Efe

Defendeu o Flamengo de 2012 a 2015 e, apesar de uma certa limitação técnica, conquistou a torcida pela dedicação que costumava mostrar em campo. Campeão da Copa do Brasil-2013, acabou sendo negociado pelo clube carioca com o futebol do Qatar. Em 2017, retornou ao Paraguai, seu país-natal, para defender uma das potências de lá, o tradicional Cerro Porteño, que já estreou na Libertadores derrotando um brasileiro, o Atlético-MG.

IGNACIO SCOCCO
Atacante
33 anos
Argentino
River Plate (ARG)

Crédito: Marcos Brindicci/Reuters

Ao contrário do que acontece com Barrios, o atacante do River Plate tem muito mais moral na Argentina do que no Brasil. Lá, é ídolo da torcida do Newell's Old Boys e possui um título da Libertadores no currículo (o do ano passado, já por sua equipe atual). Aqui, carrega uma passagem de pouco brilho pelo Internacional e é mais um dos vários estrangeiros que não deram certo no futebol brasileiro. Já no fim da carreira, Scocco hoje é reserva do River.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Bayern de Munique que "sumiram"?
Argentino é o rei da indisciplina; Sergio Ramos e Busquets estão no top 10
Rival do Fla tem até ex-seleção espanhola; veja os gringos da Libertadores
Argentina bate Brasil e tem os nomes mais caros da Libertadores; veja lista

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.