Topo

Rafael Reis

Ar-condicionado dos estádios da Copa-2022 funciona? Ex-Palmeiras responde

Rafael Reis

16/09/2018 04h00

Para driblar o calor do deserto e permitir que os principais astros do futebol mundial consigam jogar bem mesmo em ambientes com temperatura externa superior a 40ºC, a organização da Copa-2022, no Qatar, prometeu que todos os estádios usados na competição terão um forte sistema de climatização.

De acordo com a organização do torneio, as oito arenas contarão com refrigeração suficiente para baixar a temperatura ambiente para a casa dos 20ºC, uma temperatura considerada ideal para a prática da modalidade.

Mas será que esse sistema realmente funciona? Para tirar essa dúvida, conversamos com o zagueiro brasileiro Maurício Ramos, ex-Palmeiras, que defende o Al Sailiya, da primeira divisão qatariana.

Apesar de ter chegado ao Oriente Médio há apenas um mês, o defensor já teve a oportunidade de atuar em uma das arenas que serão utilizadas no Mundial, o Khalifa International Stadium, em Doha.

Maurício Ramos aprovou o que viu e, principalmente, o que sentiu.

"Naquele dia, estava uns 45ºC do lado de fora do estádio. Só que, dentro de campo, a temperatura era de uns 18ºC. Desacreditei quando vi companheiros de time reclamando que estavam com frio. Mas confesso que também senti um pouquinho", afirma o jogador.

"A climatização realmente funciona muito bem. Não parecia que estávamos jogando no deserto. Senti como se estivesse no Brasil", completa.

O Khalifa Stadium, onde Maurício Ramos jogou e experimentou o sistema de ar-condicionado prometido para a Copa do Mundo, é o único dos oitos estádios previstos para a competição que já está de pé.

Outras seis arenas estão sendo construídas. Já o Ras Abu Aboud Stadium, a oitava sede, ainda não saiu do papel. O estádio será montado através do encaixe de contêineres e deixará de existir após o torneio. Devido a esse sistema, sua construção (e também a posterior desmontagem) será bem mais rápida do que o tradicional.

O calor que faz no Qatar é um dos principais desafios da organização da próxima Copa do Mundo.

Para fugir do verão do Oriente Médio e das temperaturas que ultrapassam os 50ºC, a Fifa permitiu que, pela primeira vez na história, a competição seja realizada fora do seu período habitual, o meio do ano, quando acontecem as férias no Hemisfério Norte.

O início do Mundial do Qatar está previsto para o dia 21 de novembro de 2022. Já a final está marcada para 18 de dezembro.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Corinthians que estão no exterior?
Artilheiro, ex-Vasco apela a "jeitinho" por vaga na seleção do Japão
Seleção brasileira de naturalizados vale R$ 1,3 bilhão; conheça o time
Por onde andam 7 ex-jogadores do Palmeiras que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.