Topo

Rafael Reis

7 jogadores estreantes em seleção que podem conquistar vaga na Copa

Rafael Reis

22/03/2018 04h00

Os amistosos internacionais de março, que serão disputados nesta e na próxima semana, servem para que os treinadores das 32 seleções que vão à Copa do Mundo façam os ajustes finos em suas equipes.

E esses ajustes não são apenas de ordem tática. Eles também passam pela avaliação de novos jogadores podem ser úteis na Rússia-2018.

É por isso que as convocações para esta Data Fifa estão repletas de caras novas, atletas que jamais jogaram por suas seleções, mas que ganharam a valiosa oportunidade de serem testados antes da divulgação das listas para o Mundial.

Conheça abaixo 7 jogadores que devem estrear por suas seleções nos amistosos deste mês e podem convencer seus treinadores a levá-los para a Copa.

WILLIAN JOSÉ
Atacante
26 anos
Real Sociedad (ESP)
Brasil

Jogador brasileiro com mais gols nesta edição do Campeonato Espanhol (13), o centroavante é o terror dos grandes clubes na terra de Iniesta, Sergio Ramos e Piqué. Só contra o poderoso Barcelona, o atacante da Real Sociedad já marcou quatro vezes ao longo da carreira. Ex-Grêmio, Santos e São Paulo, Willian José foi campeão mundial sub-20 em 2011, mas teve de esperar mais sete anos por sua primeira oportunidade na seleção brasileira principal. Diferente dos outros atacantes convocados por Tite, é uma referência de área e uma opção para um jogo mais físico.

ISMAILY
Lateral esquerdo
28 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)
Brasil

Surpresa de última hora para os amistosos contra Rússia e Alemanha, ganhou sua primeira oportunidade na seleção depois das lesões sofridas por Filipe Luís e Alex Sandro. Ex-atacante, jogou em clubes do interior paulista antes de migrar para Portugal em 2009 e tentar a sorte no futebol europeu. Na Ucrânia desde 2013, é um dos destaques do Shakhtar Donetsk na temporada e tem mais gols que o também convocado Taison, seu companheiro de time, que é atacante (4 a 2).

LAUTARO MARTÍNEZ
Atacante
20 anos
Racing (ARG)
Argentina

Mesmo com concorrentes pesados, como Gonzalo Higuaín, Sergio Agüero, Mauro Icardi e Paulo Dybala, o jovem atacante do Racing conseguiu chegar à seleção principal. Nas partidas contra Itália e Espanha, todos os olhos estarão voltados para Lautaro Martínez. Se a nova sensação do futebol argentino mostrar bom futebol contra dois dos times mais tradicionais do planeta, a vaga na Copa-2018 será apenas consequência.

RODRI
Volante
21 anos
Villarreal (ESP)
Espanha

Apontado na Espanha como o substituto natural de Sergio Busquets na seleção, o volante do Villarreal também é alto (tem 1,90 m), possui características de marcados nato e um passe acima da média. Seu sucesso nesta temporada é tão grande que deve lhe render uma transferência para um dos grandes clubes do país. O Atlético de Madri é o favorito para ficar com Rodri, mas o Barcelona também tem interesse no jovem jogador.

LUCAS HERNÁNDEZ
Zagueiro/Lateral esquerdo
22 anos
Atlético de Madri (ESP)
França

Revelado nas categorias de base do Atlético de Madri, é zagueiro de origem. Mas foi jogando na lateral esquerda que conquistou sua primeira convocação para a seleção francesa. Irmão de Theo Hernández, do Real Madrid, Lucas vive um imbróglio policial que ameaça sua possível ida para a Copa. O jogador está proibido pela Justiça de se aproximar de sua mulher, mas continua convivendo com ela normalmente. A situação fez a promotoria espanhola pedir um ano de prisão para o novo defensor da França. O caso ainda não foi julgado.

WISSAM BEN YEDDER
Atacante
27 anos
Sevilla (ESP)
França

Herói da vitória do Sevilla sobre o Manchester United, que classificou o time espanhol para as quartas de final da Liga dos Campeões, o atacante passou anos recusando convites para defender a seleção da Tunísia, país dos seus antepassados. A recompensa veio com a convocação para jogar pela França nos amistosos contra Colômbia e Rússia. Ben Yedder precisa de uma grande atuação para convencer Didier Deschamps a levá-lo para o Mundial, j[a que a concorrência em sua posição é das mais altas.

NICK POPE
Goleiro
25 anos
Burnley (ING)
Inglaterra

O novo goleiro da seleção inglesa começou a temporada como reserva do Burnley e só ganhou a posição porque o antigo titular e capitão da equipe, Tom Heaton, sofreu uma contusão. Uma das revelações da Premier League 2017/18 não só pode ir para a Copa, como tem chances reais de vestir a camisa 1 do English Team na Rússia, já que Joe Hart está longe de viver boa fase no West Ham.


Mais de Cidadãos do Mundo

Para fugir do Exército, craque da Coreia do Sul vai ter de brilhar na Copa
Salah dispara na liderança da Chuteira de Ouro; CR7 estreia no top 10
Esses astros foram ignorados por suas seleções e podem não jogar a Copa
7 jogadores de olho na Copa que podem reforçar seu time no 2º semestre

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.