Topo

Rafael Reis

Esses astros foram ignorados por suas seleções e podem não jogar a Copa

Rafael Reis

20/03/2018 04h00

A partir desta quinta-feira, as 32 seleções participantes da Copa-2018 vão a campo para a última série de amistosos oficiais antes da divulgação da lista (ou pré-lista) dos jogadores que participarão do próximo Mundial.

Isso significa que as bases das equipes que testarão suas forças ao longo desta e da próxima semana serão as mesmas que viajarão à Rússia em junho para disputar a principal competição de futebol do planeta.

Mas, se depender das convocações para os amistosos de março, muitos jogadores conhecidos e que fazem parte do primeiro escalão da bola acabarão acompanhando as partidas da Copa pela TV.

Listamos abaixo sete atletas famosos ignorados pelos treinadores de suas seleções nesta Data Fifa e que, consequentemente, correm sério risco de ficar de fora do Mundial da Rússia.

PAULO DYBALA
Atacante
24 anos
Juventus (ITA)
Argentina

Um dos jogadores mais talentosos da atualidade, o atacante da Juventus tem uma trajetória minguada na seleção e nunca anotou sequer um gol com a camisa da Argentina. Além disso, Dybala se queimou com o técnico Jorge Sampaoli após afirmar que não se vê jogando ao lado de Messi por atuar na mesma posição do craque do Barcelona. Para completar, a queda no rendimento em algumas partidas da Juve e a ascensão do garoto Lautaro Martínez (Racing) complicaram ainda mais suas chances de disputar a Copa-2018.

MAURO ICARDI
Atacante
25 anos
Inter de Milão (ITA)
Argentina

Vice-artilheiro do Campeonato Italiano, com 22 gols em 24 partidas, o capitão da Inter de Milão passou anos sendo ignorado das convocações da seleção, possivelmente devido a seu polêmico histórico extracampo. No desespero de classificar a Argentina para a Copa, Sampaoli "perdoou" Icardi e o colocou em campo na reta final das eliminatórias. Mas o centroavante não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve e, dificilmente, fará parte da lista final do Mundial da Rússia.

ZLATAN IBRAHIMOVIC
Atacante
36 anos
Manchester United (ING)
Suécia

O maior artilheiro da história da Suécia está oficialmente aposentado da seleção há dois anos. No entanto, Ibrahimovic já afirmou em entrevistas que está disposto a rever essa decisão e disputar a terceira Copa do Mundo de sua carreira. O que complica as chances de o centroavante ser convocado pelo técnico Janne Andersson é sua falta de ritmo de jogo. Ibra disputou apenas sete jogos pelo Manchester United nesta temporada e não vai a campo desde o fim de dezembro.

ÁlVARO MORATA
Atacante
25 anos
Chelsea (ING)
Espanha

Vice-artilheiro da última Eurocopa, parecia que não teria dificuldades para construir uma longa trajetória com a camisa espanhola. Mas a transferência para o Chelsea mudou seu destino. Morata não é titular absoluto do time inglês, chegou a ficar quase três meses sem marcar um gol e fez Julen Lopetegui desistir de convocá-lo para os amistosos de março. Hoje, o centroavante disputa com Rodrigo, brasileiro naturalizado espanhol que defende o Valencia, o posto de reserva de Diego Costa na seleção.

SERGI ROBERTO
Lateral direito
26 anos
Barcelona (ESP)
Espanha

Em condições normais, ser titular do Barcelona já é argumento suficiente para um jogador fazer parte do elenco de qualquer seleção do mundo. Mas Lopetegui não gosta do estilo de jogo de Sergi Roberto. O treinador da Espanha prefere laterais com mais velocidade e poderio ofensivo que o meio-campista que foi a faixa lateral da defesa para quebrar galho na Catalunha e acabou se consolidando no setor. O camisa 20 do Barça tem pouco tempo para convencer o técnico que merece mais a convocação que Álvaro Odriozola, da Real Sociedad.

MARCO REUS
Meia-atacante
28 anos
Borussia Dortmund (ALE)
Alemanha

A Alemanha inteira sabe que Marco Reus é um dos melhores jogadores do futebol germânico. Mas o país todo reconhece que não há muito para contar com ele. O meia-atacante perdeu a Copa-2014 e a Euro-2016 devido a contusões. Além disso, vira e mexe está novamente entregue ao departamento médico do Borussia Dortmund. O excesso de problemas físicos fez o craque perder espaço na seleção e virar dúvida para a próxima Copa.

KARIM BENZEMA
Atacante
30 anos
Real Madrid (ESP)
França

É carta fora do baralho para a Copa-2018. O centroavante do Real Madrid está afastado da seleção desde que se meteu em um caso de extorsão contra outro jogador, Mathieu Valbuena, em 2015. Benzema já reclamou publicamente do técnico Didier Deschamps por afastá-lo da equipe, o que não ajudou em nada sua situação. Para piorar, o jogador vive uma das piores fases de sua carreira. Cenário que inviabiliza qualquer chance de retorno.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 jogadores de olho na Copa que podem reforçar seu time no 2º semestre
6 jogadores que abandonaram o futebol cedo porque cansaram da vida de atleta
Em temporada mais produtiva, Messi tem dado aulas de como "enganar o tempo"
Por que astro do Napoli e da Bélgica é o jogador "mais fofo" do mundo?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.