Topo

Rafael Reis

Top models, atrizes e Fernanda Lima: as apresentadoras dos sorteios da Copa

Rafael Reis

01/12/2017 04h00

Laurent Blanc, Gordon Banks, Cafu, Fabio Cannavaro, Diego Forlán, Diego Maradona, Carles Puyol, Nikita Simonyan, Miroslav Klose, Gary Lineker e Maria Komandnaya. De acordo com a Fifa, essas serão 11 celebridades que participarão do sorteio dos grupos da Copa do Mundo-2018, nesta sexta-feira.

Os dez primeiros nomes dessa lista são velhos conhecidos dos fãs de futebol. Oito deles representam cada uma das seleções que já faturaram o torneio. Simonyan, a Rússia, o país-sede desta edição. E o inglês Lineker, artilheiro da competição em 1986, atuará como apresentador da cerimônia.

Ex-centroavante dividiará as honras com Maria Komandnaya, uma das jornalistas esportivas mais conhecidas da terra que abrigará o Mundial do próximo ano.

Esse formato de cerimônia, que mescla nomes conhecidos do esporte mundial com pelo menos uma mulher de atuação expressiva na cultura e no entretenimento do país-sede, já é uma tradição dos sorteios da Copa do Mundo.

Conheça abaixo as antecessoras de Komandnaya nas cerimônias de formação das chaves dos Mundiais da Fifa:

2014 – Fernanda Lima (BRA)

A modelo, atriz e apresentadora dos programas "Amor & Sexo" e "Popstar", da Rede Globo, dividiu a apresentação do sorteio da Copa-2014 com seu marido, o também multifuncional Rodrigo Hilbert. A brasileira fez sucesso no evento pela beleza e também pela espontaneidade nos comentários. Só que o generoso decote do seu vestido provocou polêmica e fez com que a transmissão do evento fosse censurada pela TV do Irã, um dos países participantes do último Mundial.

2010 – Charlize Theron (AFS)

Vencedora do Oscar de melhor atriz de 2004 por sua atuação em "Monster" e famosa por papeis em filmes como "O Advogado do Diabo", "Regras da Vida" e "Doce Novembro", Charlize Theron fez companhia ao então secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na apresentação da festa da única Copa disputada no continente africano. Apesar de morar nos Estados Unidos desde os 16 anos, a atriz é natural da África do Sul e viveu por lá até começar a ganhar concursos de modelo em sua terra natal.

2006 – Heidi Klum (ALE)

Uma das mais importantes modelos de todos os tempos, a alemã coprotagonizou o posto de mestre de cerimônias do sorteio dos grupos da última Copa do Mundo disputada em seu país com o apresentador de TV Reinhold Beckmann. Assim como aconteceria oito anos mais tarde com a brasileira Fernanda Lima, Heidi Klum também teve suas aparições na festa censuradas por uma rede de televisão iraniana.

2002 – Song Hye-kyo (CDS)

Uma das mais conhecidas celebridades da Coreia do Sul, a atriz havia acabado de estourar nacionalmente como protagonista da série "Autumn in My Heart" quando foi convidada para participar do sorteio da Copa-2002. Ao contrário de suas sucessoras, Hye-kyo não foi apresentadora da cerimônia, mas sim uma das responsáveis por retirar as bolinhas dos potes durante a divisão dos grupos.

1994 – Carol Alt (EUA)

Rosto frequente na capa das revistas de moda na década de 1980, a norte-americana ficou famosa no Brasil devido a rumores de um relacionamento amoroso com o piloto Ayrton Senna. Carol Alt foi uma das três mulheres escolhidas pela organização da Copa-1994 para participar do sorteio de chaveamento das seleções. Além delas, a ex-jogadora de futebol Michelle Akers e a ex-ginasta Mary Lou Retton sortearam as bolinhas.

1990 – Sophia Loren (ITA)

Apontada como uma das mulheres mais bonitas do século passado, a atriz italiana teve papel de destaque na definição das chaves da Copa-1990. Ao lado do tenor Luciano Pavarotti e do então secretário-geral e futuro presidente da Fifa, Joseph Blatter, Loren teve a missão de distribuir as seleções pelos grupos do Mundial.


Mais de Cidadãos do Mundo

De Ronaldo a Eto'o: 7 jogadores que são "arroz de festa" em eventos da Fifa
Lewandowski fugiu da 1ª comunhão e foi goleador de 3 divisões antes da fama
Os 7 proprietários de clubes mais ricos do planeta
Como rumor de sexo com filha do técnico minou ex-promessa do United

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.