Topo

Rafael Reis

Será que o domínio de Messi e CR7 na Chuteira de Ouro chegou ao fim?

Rafael Reis

28/11/2017 04h30

Lionel Messi não balança as redes pelo Campeonato Espanhol desde o dia 28 de outubro. Já Cristiano Ronaldo até marcou no última semana, mas soma apenas dois gols ao longo de 13 rodadas da competição.

A seca dos dois maiores protagonistas do futebol mundial levanta uma questão: será que o domínio da dupla na Chuteira de Ouro chegou ao fim?

O camisa 10 do Barcelona e o 7 do Real Madrid são os maiores vencedores da história do prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa em uma temporada. Cada um deles, levou o troféu quatro vezes para cada.

Desde 2010, só uma Chuteira de Ouro não foi para as mãos nem do argentino, nem do português. Em 2016, Suárez venceu a disputa dos goleadores, mas CR7 ficou em terceiro e Messi, em sétimo.

Desta vez, pelo menos por enquanto, o astro argentino e o craque português estão bem longe da disputa pela primeira colocação.

Com 12 gols marcados no Espanhol e 24 pontos na Chuteira de Ouro, Messi divide a décima colocação do prêmio com seu compatriota Paulo Dybala, da Juventus. Enquanto isso, Cristiano Ronaldo não aparece nem entre os 250 artilheiros mais bem posicionados no ranking.

Pela segunda semana consecutiva, o líder do prêmio é o uruguaio Edinson Cavani. Com o gol marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Monaco, no domingo, o centroavante do Paris Saint-Germain chegou a 32 pontos, deixou o italiano Ciro Immobile (Lazio) para trás e se isolou no topo do ranking.

Immobile agora é o segundo, ao lado do argentino Mauro Icardi, da Inter de Milão. Outros seis jogadores, os "desconhecidos" Angulo, Sappinen, Porsa e Gordeichuk, além de Falcao García e Lewandowski, separam os líderes de Messi.

O brasileiro mais bem colocado é o veterano Jonas, do Bengica, que ocupa o 12º lugar, com 22,5 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 32 pontos (16 gols)
2º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 30 pontos (15 gols)
Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 30 pontos (15 gols)
4º – Igor Angulo (ESP, Gornik Zabrze) –  27 pontos (18 gols)
Rauno Sappinen (EST, Flora) – 27 pontos (27 gols)
Albert Prosa (EST, Tallinn) – 27 pontos (27 gols)
Mikhail Gordeichuk (BLR, BATE Borisov) – 27 pontos (18 gols)
8º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 26 pontos (13 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 26 pontos (13 gols)
10º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 24 pontos (12 gols)
Paulo Dybala (ARG, Juventus) – 24 pontos (12 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Lewandowski fugiu da 1ª comunhão e foi goleador de 3 divisões antes da fama
Os 7 proprietários de clubes mais ricos do planeta
Como rumor de sexo com filha do técnico minou ex-promessa do United
Piqué é superdotado: verdade ou lenda urbana?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.