Topo

Rafael Reis

Respeita os velhinhos: 7 quarentões em atividade no futebol mundial

Rafael Reis

25/09/2016 06h00

Qual a idade limite para um jogador profissional de futebol? Talvez 35 anos? Quem sabe 36? Por que não 37? Ou 38? Será 39?

Mas há aqueles atletas que conseguem estender a carreira bem mais que a média, viram quarentões dentro de campo e conseguem dar um banho até mesmo em garotos com idade para serem seus filhos.

Listamos abaixo sete jogadores que já romperam a casa dos 40 anos, continuam em atividade e mostram que idade talvez seja mesmo apenas um número.

KAZU MIURA
49 anos
Atacante
Japão
Yokohama FC (JAP)
Kazu Miura
O maior exemplo de longevidade do futebol mundial na atualidade defendeu jogou no Brasil na longínqua década de 1980. Ex-Santos e Coritiba, Kazu Miura completa 50 anos em fevereiro e continua vestindo a camisa 11 do Yokohama FC, time que disputa a segunda divisão japonesa. King Kazu, como é conhecido, detém o recorde de ser o atleta mais velho a balançar as redes no futebol profissional do seu país. Seu último gol foi marcado em outubro.

ÓSCAR PÉREZ
43 anos
Goleiro
México
Pachuca (MEX)
Óscar Pérez
O goleiro titular do atual campeão mexicano é tão experiente que esteve na Copa do Mundo de 1998, na França. Óscar Pérez também defendeu a seleção nos Mundiais de 2002 e 2010. Apelidado de "Coelho", o arqueiro do Pachuca está em sua 24ª temporada como profissional e segue como um dos melhores jogadores da posição no seu país. Celebridade, já até participou do desenho "Phineas and Ferb", da Disney.

ZÉ ROBERTO
42 anos
Lateral esquerdo
Brasil
Palmeiras (BRA)

O lateral esquerdo titular do líder do Campeonato Brasileiro é incríveis 23 anos mais velho que o maior astro do Palmeiras, o atacante Gabriel Jesus. Mas nem parece que Zé Roberto já chegou aos 42 anos. O jogador, outro remanescente da Copa do Mundo de 1998, esbanja vitalidade e adora mostrar a barriga definida de dar inveja aos jovens. O camisa 11 já admite até voltar atrás na sua intenção de se aposentar no fim do ano –também tinha esse projeto em 2015.

MAGNO ALVES
40 anos
Atacante
Brasil
Fluminense (BRA)
Magno Alves
Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Magno Alves. O terceiro colocado no ranking dos maiores artilheiros do planeta em atividade só consegue aparecer na mesma lista dos astros de Portugal e Argentina porque nunca parou de balançar as redes em 23 anos de carreira. Apesar de reserva do Fluminense nesta temporada, o atacante quarentão já marcou duas vezes nesta edição do Campeonato Brasileiro.

GÁBOR KIRÁLY
40 anos
Goleiro
Hungria
Szombathelyi Haladás (HUN)
Kiraly
O goleiro famoso por jogar com uma calça cinza digna dos tradicionais moletons foi uma das figuras da última Eurocopa, disputada entre junho e julho deste ano. Após o torneio, decidiu aposentar a camisa da seleção húngara que vestiu por 18 anos. Mas sua carreira por clubes continua a todo vapor. Depois de quase duas décadas atuando no exterior, Király retornou à Hungria em 2015 o Haladás, time mediano de sua cidade natal, Szombathelyi.

ROBERT KIDIABA
40 anos
Goleiro
República Democrática do Congo
TP Mazembe (RDC)
Kidiaba
Conhecido por sua peculiar comemoração sentado no gramado, o algoz do Internacional no Mundial de Clubes de 2010  é sem dúvida um dos nomes mais carismáticos do futebol africano. Jogador do Mazembe desde 2002, ele já possui três títulos da Liga dos Campeões do seu continente e esteve novamente no Mundial de Clubes do ano passado.

SHAY GIVEN
40 anos
Goleiro
Irlanda
Stoke City (ING)
Shay Given
Considerado por anos e anos como um dos melhores goleiros da Premier League, a liga nacional de clubes mais rica do planeta, o irlandês tem sido titular do Stoke City nesta temporada devido à lesão de Jack Butland. O quarentão já se aposentou duas vezes da seleção. A primeira, em 2012, durou muito pouco, apenas cinco vezes. A segunda e talvez definitiva foi anunciada depois de passar toda a Euro-2016 no banco de reservas.


Mais de Cidadãos do Mundo

Dez anos após perna amputada, uruguaio abandona o esporte "por opção"
Fifa permite que jogadores rescindam contrato por "excesso de banco"
Cuauthémoc Blanco entra para política e é investigado em caso de corrupção
Traído mais famoso do futebol evita redes sociais e lucra com pôquer

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.