Topo

Alisson pode mesmo ganhar prêmio de melhor jogador do mundo?

Rafael Reis

19/07/2019 04h20

Na semana passada, o jornal italiano "Gazzetta dello Sport" apontou o goleiro Alisson, do Liverpool, como possível finalista da Bola de Ouro e como candidato real aos prêmios de melhor jogador do mundo de 2019.

A possibilidade deixou eufórica a torcida brasileira. Será que, depois de 12 anos da vitória de Kaká, o futebol pentacampeão mundial terá novamente um jogador consagrado como o maior craque do planeta?

Crédito: Jason Cairnduff/Reuters

As incertezas em torno desta edição da eleição lhe são favoráveis.

Lionel Messi deu show durante toda a temporada, mas naufragou na hora da decisão com o Barcelona. Cristiano Ronaldo foi relativamente discreto com a Juventus, mas ganhou a Liga das Nações com Portugal. Mohamed Salah, finalista no ano passado, venceu a Liga dos Campeões, mas perdeu o protagonismo no Liverpool.

Alisson, por outro, teve um ano que beirou a perfeição. Pelo clube, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Inglês e teve papel essencial na conquista da Champions League. Na seleção, também levantou um troféu, o da Copa América.

Apesar disso, é pouco provável que a Fifa anuncie seu nome como o do vencedor do "The Best", no dia 23 de setembro, ou que a France Football lhe conceda a Bola de Ouro, em novembro/dezembro.

Primeiro, porque é mais fácil Messi anunciar que está de saída do Barcelona do que um goleiro ganhar a Chuteira de Ouro.

Na eleição da Fifa, o mais perto que um arqueiro chegou do prêmio foi o segundo lugar conquistado pelo alemão Oliver Kahn, em 2002. A Bola de Ouro até já foi para um jogador da posição, o soviético Lev Yashin, mas em 1963 e quando era exclusiva para atletas europeus.

Além disso, as premiações individuais que já revelaram seus vencedores não indicam que Alisson está percorrendo o caminho para ser escolhido o melhor do mundo.

Os principais troféus de craque da temporada na Inglaterra (o concedido pela Premier League e o ofertado pela Associação dos Jogadores) foram para outro destaque do Liverpool, o zagueiro holandês Virgil van Dijk.

Já o site "WhoScored?", que usa um algoritmo que transforma estatísticas em notas que avaliam a performance dos atletas, apontou Messi como o melhor da Champions. Alisson não aparece nem no top 50 desse ranking.

A temporada de Alisson realmente foi espetacular, a melhor de sua carreira e a mais imponente de um goleiro em 2018/19. Nenhum brasileiro passou perto do futebol que ele jogou nos últimos 12 meses.

Mas, para ser eleito o melhor do planeta, o patamar é bem mais elevado. E, por mais que tenha brilhado na Premier League e na Champions, ele não foi sequer o jogador mais importante do Liverpool.

Desta vez, os prêmios de maior craque do mundo devem ficar entre Van Dijk e Messi. A minha opinião vocês já conhecem…


Mais de Opinião

– PSG, Barcelona, Brasil: Qual é a melhor opção para o futuro de Neymar?
– Messi foi o melhor do mundo na temporada; conheça os 5 craques de 2018/19
– Liverpool é hexa porque amadureceu e deixou de ser só o time kamikaze
– Alguém ainda tem coragem de chamar Klopp e Pochettino de perdedores?

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alisson pode mesmo ganhar prêmio de melhor jogador do mundo? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis