Com 13% de todos os gols, Brasil domina artilharia da Champions
Rafael Reis
09/05/2019 04h20
Os três gols de Lucas Moura que classificaram o Tottenham para a decisão da Liga dos Campeões não foram uma surpresa. Em 2018/19, nenhum país balançou tanto as redes da competição europeia quanto o Brasil.
Cerca de 13% de todos os 364 gols anotados até o momento nesta edição da Champions League saíram de pés ou cabeças de jogadores que estão aptos a vestir a camisa da seleção comandada por Tite.
No total, foram 47 gols com DNA tupiniquim, 11 a mais que os marcados por atletas da França, segunda colocada na artilharia por países do torneio continental. A Argentina, de Lionel Messi, completa o pódio, com 33 bolas na rede.
Lucas, que fez os três gols do Tottenham na dramática vitória por 3 a 2 sobre o Ajax, na quarta-feira, e anotou apenas o segundo hat-trick da sua carreira na Europa, divide com Neymar (Paris Saint-Germain) o posto de artilheiro brasileiro nesta edição da Champions. Cada um deles marcou cinco vezes.
Vinte e três brasileiros deixaram suas marcas nas redes na atual temporada (isso sem contar aqueles que nasceram por aqui, mas ganharam outra cidadania, como o espanhol Diego Costa, do Atlético de Madri). Nenhum país possui uma variedade tão grande de goleadores na competição.
Apesar disso, o Brasil ficou longe da briga pelo prêmio de artilheiro do torneio europeu. Esse troféu irá para as mãos de Messi, que marcou 12 vezes e carregou o Barcelona até as semifinais.
O polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique), o argentino Sergio Agüero (Manchester City), o português Cristiano Ronaldo (Juventus), o malinês Moussa Marega (Porto) e o sérvio Dusan Tadic (Ajax) também aparecem antes de Lucas e Neymar no ranking dos goleadores.
Liverpool e Tottenham decidem o principal título interclubes da temporada no dia 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri (Espanha). Os Reds tentam conquistar a competição pela sexta vez, já a equipe londrina sonha com um troféu inédito.
Quatro brasileiros estão aptos a participar da final. O goleiro Alisson, o volante Fabinho e o atacante Roberto Firmino defendem o Liverpool. Lucas é o único representante do futebol pentacampeão mundial no Tottenham.
Essa será a 14ª temporada consecutiva em que o campeão europeu terá pelo menos um jogador brasileiro no elenco. O último time que venceu a Champions League sem recorrer ao talento verde e amarelo foi o Liverpool de 2005.
ARTILHARIA POR PAÍS NA CHAMPIONS 2018/19
1 – Brasil – 47 gols
2 – França – 36
3 – Argentina – 33
4 – Espanha – 29
5 – Portugal e Inglaterra – 17
7 – Croácia – 10
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–Coutinho "apaga" reserva e vira o jogador mais usado do Barça na temporada
–7 brasileiros veteranos no exterior para seu time repatriar no 2º semestre
–Seleção dos sub-23 mais caros do mundo vale R$ 4 bi e tem só 1 brasileiro
–Como Firmino virou o rei dos "jogos grandes" do Liverpool
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.