Topo

Futebol moderno: atacantes lideram ranking de mais faltosos da temporada

Rafael Reis

10/04/2019 04h20

Quando você pensa em um jogador que comete muitas faltas, qual a primeira imagem que lhe vem à cabeça? A daquele zagueiro bem ao estilo xerifão, que distribui porradas e lições de moral aos adversários? Ou talvez a do volante especializado em "matar jogadas", que não pode ver um rival em pé que já trata de levá-lo ao chão para cumprir a orientação do seu treinador?

Bem, o ranking dos jogadores mais faltosos do primeiro escalão do futebol europeu nesta temporada está aí para derrubar esses estereótipos.

Crédito: AFP

Em 2018/19, os quatro jogadores que mais cometeram faltas nas cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) não são homens de defesa, mas sim atacantes.

Um deles até chegou a brigar pela artilharia desta edição do Espanhol meses atrás. O atacante uruguaio Cristhian Stuani, autor de 19 gols pelo Girona nesta temporada, comete em média 2,7 faltas por jogo disputado.

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, Stuani divide a primeira colocação do ranking dos jogadores mais faltosos da elite europeia com mais três homens de frente: o francês Andy Delort (Montpellier), o italiano Leonardo Pavoletti (Girona) e o eslovaco Ondrej Duda (Hertha Berlim).

O excesso de faltas cometidas pelos atacantes no Velho Continente mostra uma das características do futebol contemporâneo. Hoje em dia, mesmo aqueles jogadores cuja tarefa principal é criar jogadas de gol precisam ajudar ativamente na marcação do adversário.

Como não têm tanta técnica de marcação e atuam em setores do campo onde as faltas normalmente não produzem jogadas com perigo de gol, ao contrário da entrada da área, por exemplo, eles acabam exagerando nas infrações.

Por isso, os primeiros atletas mais defensivos do ranking ocupam apenas a sexta colocação na lista dos mais faltosos: os volantes Jaques-Alaixys Romao (Reims), Mikel Merino (Real Sociedad), Pape Diop (Eibar) e Valon Behrami (Udinese).

Os brasileiros, de acordo com o levantamento do "WhoScored?", têm se comportado bem nesta temporada. Nenhum dos representantes do futebol pentacampeão mundial aparece entre os 20 jogadores que mais distribuem pontapés na temporada.

OS 10 JOGADORES MAIS FALTOSOS DA TEMPORADA EUROPEIA:

1 – Andy Delort (FRA, Montpellier) – 2,7 faltas por jogo
Cristhian Stuani (URU, Girona) – 2,7
Leonardo Pavoletti (ITA, Girona) – 2,7
Ondrej Duda (SVK, Hertha Berlim) – 2,7
5 – Raúl García (ESP, Athletic Bilbao) – 2,6
6 – Jaques-Alaixys Romao (TOG, Reims) – 2,4
Mikel Merino (ESP, Real Sociedad) – 2,4
Pape Diop (SEN, Eibar) – 2,4
Valon Behrami (SUI, Udinese) – 2,4
10 – Anthony Lozano (HON, Girona) – 2,3
Glenn Murray (ING, Brighton) – 2,3
Ibrahima Sissoko (FRA, Strasborug) – 2,3
Jaime Mata (ESP, Getafe) – 2,3
Roberto Inglese (ITA, Parma) – 2,3

Fonte: Whoscored?


Mais de Cidadãos do Mundo

Caras novas: as 7 principais revelações da temporada europeia
Por onde andam 7 ídolos históricos do Barcelona?
Alguém ainda pode impedir o hexa de Messi na Chuteira de Ouro?
Rival do Palmeiras vive crise com cartola que quer comandar Buenos Aires

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Futebol moderno: atacantes lideram ranking de mais faltosos da temporada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis