Fã de economia, antigo Menino da Vila crê em surpresa contra o Barcelona
Rafael Reis
19/02/2019 04h00
Marcelo deixou o Brasil quando tinha 21 anos e já está há mais de uma década longe de sua terra. Nesse período, morou na Polônia, na Holanda, na Alemanha, na Turquia e na França. Em todos os países, fez questão de se inserir à cultura local e aprender o idioma nativo.
É com base nessa longa experiência internacional que o zagueiro do Lyon e adversário desta terça-feira do Barcelona, no confronto de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, decreta:
"Esse negócio de falar que não se adaptou a um país é conversa fiada de jogador brasileiro. Hoje em dia, o mundo está muito globalizado. Com a internet, você não pode mais reclamar da distância, da dificuldade de comunicação com os amigos e parentes. E também já dá para encontrar comida brasileira em qualquer lugar."
Nascido em São Vicente, no litoral paulista, e formado nas categorias de base do Santos, único clube que defendeu no Brasil, Marcelo cresceu tendo as idas à praia como principal opção de lazer.
Hoje, ainda tem uma quedinha pelo sol, pela areia e pelo mar, mas seus hobbies incluem também visitas a museus e restaurantes de alta gastronomia, estudo de história e muita leitura sobre finanças, um assunto que lhe encanta.
"Minha ideia, quando parar de jogar, é me mudar para os Estados Unidos para fazer uma faculdade de economia. Tenho lido bastante sobre educação financeira, é algo que todo mundo deveria estudar. Hoje, invisto em ações e fundos imobiliários. Tenho corretores que me ajudam, mas preciso saber pelo menos o básico."
Mas, pelo menos nesta terça, a preocupação com as flutuações da Bolsa de Valores e do câmbio, ficarão em segundo plano. Pela primeira vez na carreira, Marcelo terá pela frente o Barcelona e também Messi.
"Concordo que o Barça é favorito. Acredito que no futebol nada é impossível. Temos possibilidade de fazer algo grande. Vai ser um jogo muito especial para mim e também para o Lyon. A gente sabe de toda a qualidade que o Messi tem, mas tenho que confiar no nosso trabalho."
O otimismo de Marcelo tem uma explicação: o ótimo momento vivido pelo Lyon. O time só perdeu um dos nove últimos jogos que disputou no Campeonato Francês. Nas últimas cinco rodadas, conseguiu quatro vitórias, inclusive uma sobre o Paris Saint-Germain, líder da competição e clube mais poderoso do país.
Nesta edição da Champions League, a equipe ainda está invicta. Foram cinco empates e uma vitória durante a fase de grupos. E o triunfo foi justamente contra o time mais forte da chave, o Manchester City.
Em sua segunda temporada no Lyon, Marcelo é titular absoluto e já virou um dos líderes do elenco. Seu objetivo agora é recolocar o time francês nas quartas do torneio europeu depois de nove anos.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–7 brasileiros que jogam nas categorias de base de grandes clubes brasileiros
–Banco de reservas vira rotina para homens de Tite em temporada pós-Copa
–Ex-Palmeiras vira "irmão" de Dentinho e busca padrão Shakhtar de sucesso
–Vinícius Júnior já é o maior garçom brasileiro na Europa; veja o top 10
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.