Topo

Aposta do Dortmund, fenômeno inglês busca passos de Mbappé na Champions

Rafael Reis

13/02/2019 04h00

O voo do Borussia Dortmund para Londres, onde enfrenta o Tottenham, nesta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, teve um atraso de duas horas.

E o culpado por fazer a delegação alemã ficar esperando no saguão do aeroporto por longos 120 minutos foi o mesmo jogador em quem o clube deposita a esperança da classificação para a próxima fase da Champions.

Crédito: Divulgação

Após esquecer de levar o passaporte para a viagem internacional e precisar retornar para casa em busca do documento para poder embarcar, Jadon Sancho irá disputar aos 18 anos e 10 meses seu primeiro mata-mata do torneio interclubes mais importante do planeta.

O meia-atacante inglês tem uma inspiração óbvia para seguir: Kylian Mbappé. Duas temporadas atrás, o francês tinha essa idade quando marcou seis vezes em seis jogos na fase derradeira da Champions e levou o Monaco até as semifinais.

Aquela campanha impulsionou a carreira do então adolescente, que acabou se transferindo para o Paris Saint-Germain, ganhando a Copa do Mundo-2018 pela seleção francesa e se convertendo na aposta mais segura de um futuro ganhador do prêmio de melhor do mundo.

Assim como Mbappé, o camisa 7 do Dortmund tem tido um início espetacular de carreira.

Nas suas primeiras 40 partidas como jogador profissional, Sancho já acumula nove gols e 17 assistências. Na atual temporada, ele é o terceiro artilheiro do clube alemão, com sete bolas nas redes, e o maior "garçom" da Bundesliga, com 11 passes para gol.

Nesta edição da Champions, ele também já deixou a sua marca. Na fase de grupos, balançou as redes na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético de Madri e deu uma assistência no 3 a 0 sobre o Monaco.

Ao lado do capitão Marco Reus, que desfalca o time contra o Tottenham devido a uma lesão muscular, o garoto é o principal responsável pelo melhor momento do Dortmund nas últimas temporadas.

O time aurinegro lidera o Campeonato Alemão com 50 pontos e tem cinco de vantagem para o Bayern de Munique, seu tradicional rival e segundo colocado. No torneio continental, passou pelo Grupo A com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

"Jadon Sancho ainda é muito jovem e já tem um papel fundamental [na equipe]. Possui uma capacidade de drible que é inacreditável", afirma o técnico do Dortmund, Lucien Favre.

Descendente de imigrantes de Trinidad e Tobago, a nova pérola do futebol inglês começou a carreira no Watford e se transferiu para o Manchester City quando tinha 15 anos. Em 2017, apesar dos apelos do técnico Pep Guardiola, decidiu deixar o país para jogar na Alemanha, onde imaginava que teria mais chances de fazer a transição da base para o profissional.

No Dortmund, já ganhou logo a camisa 7, curiosamente a mesma que Mbappé veste no PSG, um indicativo de que o clube não o trataria apenas como uma de suas várias apostas para o futuro.

Um ano e meio se passaram desde aquela decisão, e Sancho não tem motivos para se arrepender do caminho que o levou à Alemanha. Afinal, para ele, o futuro rapidamente virou presente. E seu presente é o confronto com o Tottenham e busca da vaga nas quartas da Champions.


Mais de Cidadãos do Mundo

CR7 assume vice-liderança da Chuteira de Ouro; Brasil dá adeus ao top 10
5 sul-americanos desempregados para reforçar seu time ainda no 1º semestre
Por onde andam 5 "bad boys" famosos do futebol mundial?
Por onde andam 7 ex-jogadores do Milan que "sumiram"?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aposta do Dortmund, fenômeno inglês busca passos de Mbappé na Champions - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis