5 brasileiros que foram contratados por times europeus, mas nunca jogaram
Rafael Reis
26/01/2019 04h00
Ser contratado por um grande clube da Europa é o sonho de praticamente todos os jogadores brasileiros. Mas ir para um dos gigantes do Velho Continente não significa, necessariamente, fazer parte do elenco deles e disputar as partidas dos campeonatos mais badalados do planeta.
Para alguns atletas, ser levado para alguns desses clubes acaba sendo apenas ter um empregador bastante relevante no cenário do futebol global e um currículo profissional mais bonito.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores brasileiros que foram contratados por clubes europeus, treinaram por lá, mas nunca chegaram a participar de um jogo oficial por esses times.
KEIRRISON
Atacante
30 anos
Barcelona (ESP), em 2009
As fotos de Keirrison ao lado do escudo do Barcelona no centro de treinamentos do clube são um clássico. Até porque essas imagens são praticamente o único registro da passagem do centroavante brasileiro pelo time catalão. K9 foi contratado pelo Barça no primeiro semestre de 2009, após se destacar pelo Palmeiras no Campeonato Paulista daquele ano. No entanto, o atacante nunca fez parte dos planos do técnico Pep Guardiola e iniciou uma peregrinação de empréstimos: Benfica, Fiorentina, Santos, Cruzeiro e Coritiba. Sem emplacar em nenhum desses clubes, Keirrison está desempregado e busca um novo time para defender em 2019.
HENRIQUE
Zagueiro
32 anos
Barcelona (ESP), em 2008
Assim como Keirrison, que é seu cunhado, o zagueiro do Corinthians também começou a carreira no Coritiba, ganhou projeção nacional no Palmeiras e acabou desembarcando no Barcelona. Henrique até chegou a disputar amistosos pelo time mais poderoso da Catalunha, mas nunca foi a campo em uma partida oficial. O zagueiro permaneceu vinculado ao clube durante quatro temporadas, período em que foi cedido a Bayer Leverkusen, Racing Santander e Palmeiras, time onde viveu os melhores momentos de sua carreira.
DIEGO CAVALIERI
Goleiro
36 anos
Crystal Palace (ING), em 2018
Recém-contratado pelo Botafogo, o experiente goleiro até teve uma passagem significativa pela Europa, entre 2008 e 2010, período em que foi uma espécie de reserva de luxo de Pepe Reina no Liverpool. Mas seu retorno ao Velho Continente, no ano passado, foi um desastre. Cavalieri assinou contrato de quatro meses com o Crystal Palace, passou seis rodadas do Campeonato Inglês no banco e não disputou sequer uma partidinha.
WALLACE OLIVEIRA
Lateral direito
24 anos
Chelsea (ING), em 2013
Não é segredo para ninguém que o Chelsea tem um comportamento bem agressivo na contratação de jovens promessas. O clube é conhecido por contratar jogadores em início de carreira a rodo e pouco utilizá-los. Foi assim, por exemplo, que os ingleses "perderam" Kevin de Bruyne e Romelu Lukaku. Wallace Oliveira, lateral revelado pelo Fluminense, teve caminho semelhante. Ele foi descoberto pelo Chelsea quando tinha 19 anos, foi levado para a Inglaterra e nunca jogou com a equipe principal por lá. Após empréstimos para Inter de Milão, Vitesse, Carpi e Grêmio, assinou com o Figueirense nesta temporada.
NATHAN
Meia-atacante
22 anos
Chelsea (ING), em 2015
O jogador que faz parte do elenco do Atlético-MG desde o ano passado também foi vítima da "máquina de moer" jovens que é o Chelsea. Revelado na base do Athletico-PR, Nathan não chegou nem a jogar durante um ano entre os profissionais da equipe curitibana antes de se mandar para Londres. Lá, descobriu que teria de passar por uma sequência de empréstimos para provar seu valor aos ingleses. Nathan já foi cedido a Vitesse, Amiens e Belenenses. Ele continua vinculado ao Chelsea e está cedido aos mineiros até o meio do ano.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–Efetivado como titular, Vinícius Jr. vira "dono" do ataque do Real em 2019
–Zaga brasileira do Porto vira sensação na Europa, mas não deve durar muito
–5 destaques de times menores da Europa para seu clube contratar
–Como foi o desempenho das novidades do futebol brasileiro para 2019?
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.