Topo

Rafael Reis

Zaga brasileira do Porto vira sensação na Europa, mas não deve durar muito

Rafael Reis

16/01/2019 04h00

Em 13 dos 22 jogos em que Felipe e Éder Militão atuaram juntos, o Porto não sofreu gols. Com os dois lado a lado dentro de campo, a equipe nunca foi vazada mais do que uma vez ao longo de 90 minutos.

Dados como os mostrados acima mostram bem por que a dupla brasileira de zaga do atual líder do Campeonato Português se tornou uma das sensações do futebol europeu nesta temporada. E também por que ela não deve durar mais muito tempo.

Graças à parceria firmada entre o ex-corintiano e o ex-jogador do São Paulo, o Porto tem hoje uma das melhores defesas do Velho Continente.

Em 2018/19, a equipe dirigida pelo técnico Sérgio Conceição levou 24 gols em 30 jogos oficiais. A média de 0,80 gol sofrido por partida supera de vários gigantes da Europa, como Bayern de Munique (0,92), Barcelona (1) e Real Madrid (1,7).

O miolo de zaga que faz sucesso em Portugal começou a ser construído em 2016, quando o clube tirou Felipe, hoje com 29 anos, do Corinthians. Seu atual parceiro, Militão, 20, chegou do São Paulo, onde atuava como lateral direito, há apenas cinco meses.

A dupla foi formada em setembro. Na quarta rodada do Português, o jovem brasileiro substituiu Diogo Leite, que vinha atuando como titular no início da temporada, e não saiu mais do time.

O impacto foi imediato. A equipe, que havia sofrido cinco gols nos três primeiros jogos da liga nacional, só foi vazada uma vez nas oito rodadas seguintes da competição.

Não à toa, Militão foi eleito o melhor defensor do futebol português nas últimas quatro eleições mensais do prêmio (setembro, outubro, novembro e dezembro). No "WhoScored?", site que analisa o desempenho dos jogadores com base nas estatísticas, ele é o zagueiro número um da Europa, com nota 7,5.

Felipe não fica muito atrás. Com 7,4, tem a mesma nota do holandês Virgin van Dijk, sensação do Liverpool na temporada e apontado por muita gente como o melhor zagueiro do planeta na atualidade.

Mas o sucesso da dupla também deve fazer com que ela não tenha vida longa em Portugal. Enquanto Felipe já foi sondado no passado para se transferir para Real Madrid e Juventus, Militão é a bola da vez do mercado internacional de zagueiros.

O Manchester United vem acompanhando a evolução do jogador e é o favorito para contratá-lo. Roma, Liverpool, Everton e Real Madrid também já apareceram como possíveis destinos para o brasileiro. Mas a preferência do jogador é por atuar na Inglaterra.

A multa rescisória de Militão é de 50 milhões de euros (R$ 216 milhões). Recentemente, o estafe do zagueiro se recusou a conversar com o clube português sobre uma renovação de contrato e aumento do valor necessário para quebrar o acordo.

Ciente de que não deve manter sua zaga titular por muito tempo, o Porto acertou na semana passada a contratação do veterano Pepe, 35, que rescindiu contrato com o Besiktas e estava livre no mercado.

Segundo maior campeão português da história, com 28 títulos, o clube lidera a competição desta temporada, com 43 pontos, cinco a mais que o Benfica, segundo colocado. Na sexta-feira, enfrenta o Desportivo de Chaves.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

5 destaques de times menores da Europa para seu clube contratar
Como foi o desempenho das novidades do futebol brasileiro para 2019?
7 brasileiros em fim de contrato que já podem assinar com um novo time
6 destaques da Copa São Paulo que hoje estão "desaparecidos" no exterior

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.