Falta de oportunidades a Vinícius Jr. pressiona técnico do Real Madrid
Rafael Reis
22/08/2018 04h00
Contratação mais cara do Real Madrid para a temporada 2018/19, o atacante brasileiro Vinícius Júnior já causa incômodo no vencedor das últimas três edições da Liga dos Campeões da Europa antes mesmo de fazer sua estreia oficial pelo clube.
O garoto de 18 anos, que foi contratado do Flamengo por 45 milhões de euros (R$ 205,6 milhões), não saiu do banco nas duas primeiras partidas do time merengue, a derrota por 4 a 2 para o Atlético de Madri, pela Supercopa da Europa, e a vitória por 2 a 0 sobre o Getafe, na abertura do Campeonato Espanhol.
E é justamente essa falta de minutos em campo que transformou Vinícius Jr. em uma celeuma para o Real no início da temporada.
Torcedores do clube de Madri têm usado as redes sociais para cobrar do técnico Julen Lopetegui que comece logo a dar oportunidades para o brasileiro. A imprensa da capital espanhola também aderiu a essa espécie de campanha.
Não à toa, o atacante estampou a capa da edição de terça-feira do diário "Marca", um dos principais jornais esportivos do país. A reportagem destaca a "inquietude" pela estreia do jogador e traz a seguinte manchete: "Esperando a Vinícius".
De acordo com o jornal, Lopetegui pretende utilizar o jovem à conta-gotas e levá-lo a campo apenas em jogos mais fáceis e que já estejam decididos.
A opção por preservá-lo é para evitar que ele enfrente alguma situação mais delicada em seus primeiros momentos em Madri, uma situação que possa acabar fazendo com que ele se queime com a torcida e a imprensa.
Mas nenhuma dessas duas forças parecem tão pacientes quanto o treinador. Ambas querem ver Vinícius Jr. o quanto antes em campo com a camisa do Real. E são os vários os motivos para esse clamor.
O principal é a expectativa de que o brasileiro possa a vir a ser, no futuro, o protagonista da equipe mais vitoriosa do planeta. O espaço está vago desde a venda de Cristiano Ronaldo para a Juventus, e os rumores para a contratação de um jogador de status semelhante ainda nesta janela de transferências andam bem mornos.
Vinícius Jr. acertou com o Real quando ainda tinha 16 anos e começava a dar seus primeiros chutes como profissional do Flamengo. Nunca um jogador de idade tão baixa custou tanto quanto ele.
O garoto permaneceu no clube onde começou a carreira até chegar à maioridade, em julho. Nesse tempo, tornou-se um dos principais nomes da equipe rubro-negra e chegou a ocupar o posto de artilheiro do Campeonato Brasileiro.
A apresentação de Vinícius Jr. levou 3.500 torcedores ao Santiago Bernabéu, um número expressivo para um jogador tão pouco conhecido fora do Brasil.
Em seu primeiro jogo pelo clube, a derrota por 2 a 1 para o Manchester United, em amistoso de pré-temporada nos EUA, o atacante não fez gol, mas deu uma pedalada e deixou o estádio aplaudido.
Tudo isso aumentou a expectativa pela estreia oficial de Vinícius Jr. no Real Madrid. Uma estreia pela qual torcedores e jornalistas já cansaram de esperar.
Após estrear com vitória no Campeonato Espanhol, o time merengue volta a campo neste domingo, contra o Girona, fora de casa.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–7 brasileiros sem contrato no exterior para seu clube contratar
–7 brasileiros que disputam campeonatos de 2ª divisão no exterior
–1º técnico negro na Ucrânia, brasileiro faz história, mas dura só 4 jogos
–4 jogadores brasileiros que estão com futuro indefinido no exterior
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.