7 jogadores que podem perder a Copa-2018 por problemas físicos
Rafael Reis
23/02/2018 04h00
Radamel Falcao García (Colômbia), Marco Reus, Holger Badstuber e Ilkay Gündogan (Alemanha), Franck Ribéry (França), Thiago Alcántara (Espanha), Rafael van der Vaart (Holanda). Esses são só alguns dos jogadores que perderam a última Copa do Mundo devido a problemas físicos.
Não tem jeito. Todo Mundial tem seus desfalques por conta de lesões. Afinal, o futebol é um esporte de contato, bastante suscetível a contusões, ainda mais na reta final das desgastantes temporadas europeias, período no qual a competição costuma ser disputa.
Mas, a menos de quatro meses do pontapé inicial da Copa-2018, quem corre risco de ficar fora do torneio por questões físicas?
Listamos abaixo sete jogadores de algumas das principais seleções do planeta que estão machucados e correm contra o tempo para disputar o Mundial da Rússia.
MANUEL NEUER
Goleiro
Alemanha
31 anos
Fratura no pé
O goleiro mais badalado do planeta não disputa uma partida oficial desde setembro, quando preciso passar por uma cirurgia no metatarso do pé esquerdo. A previsão inicial é que o camisa 1 do Bayern de Munique e da seleção alemã retornasse aos gramados em meados de março, mas esse prazo dificilmente será cumprido. Segundo Joachim Löw, a recuperação de Neuer está em um ritmo suficiente para que ele dispute a Copa. Só que qualquer atraso pode lhe custar a chance de buscar seu bicampeonato mundial.
BENJAMIN MENDY
Lateral esquerdo
França
23 anos
Ruptura de ligamento cruzado do joelho
Contratado do Monaco por 57,5 milhões de euros (quase R$ 231 milhões), o lateral esquerdo disputou apenas cinco partidas pelo Manchester City antes de romper o ligamento do joelho esquerdo, em setembro. Se cumprir a previsão de retorno e voltar a jogar até meados de abril, Mendy poderá disputar algumas poucas partidas antes da convocação da seleção francesa para a Copa do Mundo. De acordo com o técnico Didier Deschamps, o jogador ainda faz parte dos seus planos para a Rússia-2018.
DARÍO BENEDETTO
Atacante
Argentina
27 anos
Ruptura de ligamento cruzado do joelho
O centroavante que brilhou com a camisa do Boca Juniors em 2017 e entrou na briga por vaga na seleção argentina também rompeu o ligamento cruzado do seu joelho, mas a lesão aconteceu dois meses depois da sofrida por Mendy, o que complica bastante as suas chances de se recuperar a tempo da Copa. Mesmo assim, Benedetto tem se mantido otimista e acredita que poderá jogar novamente antes de junho. Recentemente, ele postou em suas redes sociais um vídeo correndo na esteira para mostrar o estágio da recuperação em que se encontra.
STEVEN DEFOUR
Meia
Bélgica
29 anos
Problema na cartilagem do joelho
Um dos jogadores mais experientes da Bélgica, uma das candidatas à surpresa da Copa-2018, o meia do Burnley já jogou a toalha. No começo do mês, quando descobriu que precisaria passar por uma cirurgia para restaurar a cartilagem do seu joelho, Defour anunciou que não jogaria mais nesta temporada e, consequentemente, que não teria condições de disputar o Mundial. O tempo de recuperação do belga varia entre cinco e seis meses.
MARCEL HALSTENBERG
Lateral esquerdo
Alemanha
26 anos
Ruptura de ligamento cruzado do joelho
Opção do técnico Joachim Löw para a lateral esquerda da seleção alemã, uma das posições mais carentes do elenco dos atuais campeões mundiais, o jogador do RB Leipzig virou carta fora do baralho para o Mundial depois de romper o ligamento cruzado do joelho no fim de janeiro. Halstenberg havia sido testado por Löw na última Data Fifa e foi titular no empate sem gols no amistoso entre Alemanha e Inglaterra, em novembro.
FEDERICO VALVERDE
Meia
Uruguai
19 anos
Lesão muscular
Revelação do futebol uruguaio, o meia que pertence ao Real Madrid e está emprestado ao La Coruña ganhou espaço na seleção no fim das eliminatórias e terminou o torneio qualificatório como titular da equipe dirigida por Óscar Tabárez. Valverde sofreu uma contusão muscular na semana passada e deve ficar pelo menos um mês fora dos gramados. Tempo não falta para ele se recuperar e poder jogar a Copa. O problema é que o uruguaio pouco tem ido a campo pelo La Coruña e corre risco de perder ainda mais espaço no elenco devido à contusão. Sem ritmo de jogo, a vaga na seleção também fica ameaçada.
RUBEN LOFTUS-CHEEK
Meia
Inglaterra
22 anos
Lesão no tornozelo
Emprestado pelo Chelsea ao Crystal Palace, o meia vivia um bom momento e vinha frequentando as convocações da seleção inglesa até sofrer uma lesão no tornozelo, no fim de dezembro. Loftus-Cheek voltou a Stamford Bridge para ser avaliado pelos médicos do clube detentor dos seus direitos econômicos e continua na fase inicial da recuperação. O jogador ainda não tem um prazo estimado para voltar aos campos. Por isso, corre risco de ficar fora da Copa.
Mais de Cidadãos do Mundo
–O dia em que um príncipe invadiu campo para anular gol na Copa do Mundo
–Ex-Liverpool é demitido dias após vazar suposto flagra de sexo na web
–Ele negou Juve, Real e Manchester United para virar sucessor de Maradona
–Neymar ou Cristiano Ronaldo: Quem é o verdadeiro "rei" do mata-mata?
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.