Topo

O Campeonato Francês realmente ficou melhor com Neymar?

Rafael Reis

26/11/2017 04h00

A chegada de Neymar representa uma nova era para o Campeonato Francês. Em breve, ele será uma das competições mais relevantes do planeta e terá nível técnico semelhante ao das ligas inglesa, espanhola, alemã e italiana.

Previsões como essa foram feitas aos montes quando o Paris Saint-Germain decidiu desembolsar 222 milhões de euros (R$ 851 milhões) pelo atacante brasileiro e o transformou no reforço mais caro do futebol mundial em todos os tempos.

Mas será que, 115 dias depois da contratação histórica, o futebol francês já ganhou uma nova cara?

Os números provam: desde a chegada do camisa 10 brasileiro, a Ligue 1 melhorou dentro e fora de campo. Só que esse crescimento ainda não é suficiente para colocá-la no mesmo patamar dos torneios mais importantes da Europa.

Para começar, é bom dar uma olhada na quantidade de torcedores que têm ido aos estádios franceses. Até o início da 14ª rodada, o campeonato que tem Neymar como astro tinha média de público de 22.667 torcedores por partida, um crescimento de 7,6% em relação à temporada passada.

Mesmo com essa turbinada, a França ainda tem menos gente nas arenas que os quatro países de futebol mais estruturado do Velho Continente. A média de público da primeira divisão italiana, a mais baixa delas, é de 24.637 espectadores por jogo. Na Alemanha, esse número chega a 44.782 pessoas por partida.

Assim como a média de público, todas as estatísticas relacionadas a bom futebol tiveram um aumento (ainda que ligeiro) na França na atual temporada.

A média de gols subiu de 2,61 para 2,65, contrariando a tendência do restante do continente, que têm visto menos bolas na rede em 2017/18 que no ano anterior –na Espanha, a média caiu de 2,94 para 2,74.

Os números de finalizações e dribles também tiveram um leve crescimento na atual temporada francesa. Segundo o "Who Scored?", site especializado em estatísticas, os chutes a gol subiram de 24,1 para 24,8 por partida e os dribles, de 20 para 24 a cada 90 minutos de futebol.

As equipes da primeira divisão francesa também melhoraram no controle da bola, um indicativo cada vez mais usado para identificar aquilo que se convenciona chamar de "bom futebol".

Na atual temporada, 79,5% dos passes dados na Ligue 1 chegaram ao destino correto. Na edição anterior do torneio, o índice de passes certos pouco chegava a 79,1%.

Com a melhora nos fundamentos e também na exposição do produto, o que falta para o Campeonato Francês alcançar as outras principais ligas da Europa é a competitividade das suas equipes.

O PSG será o único dos três representantes do país na Liga dos Campeões que irá avançar para a fase final. O Monaco, semifinalista da temporada passada, ainda não venceu nesta edição e será o lanterna do Grupo E. Já o Nice não conseguiu passar nem pela etapa preliminar do torneio.

Enquanto isso, a Inglaterra já emplacou três times nas oitavas, a Espanha classificou antecipadamente Barcelona e Real Madrid, a Itália deve ter pelo menos duas equipes nos mata-matas decisivos e a Alemanha ainda tem chance de emplacar um segundo clube entre os 16 melhores da temporada –o Bayern já selou sua vaga, e o RB Leipzig está na briga.


Mais de Opinião

– CR7 iguala recorde de Messi, mas quem entrará para a história como melhor?
– Títulos e gols na chora certa: 5 motivos para CR7 faturar o melhor do mundo
– Chuva de gols e regularidade: 5 motivos para Messi ser melhor do mundo
– Será que drogas sociais, como maconha e cocaína, devem mesmo ser doping?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Campeonato Francês realmente ficou melhor com Neymar? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis