Topo

Zizao não foi o único: 6 jogadores asiáticos que tentaram a sorte no Brasil

Rafael Reis

05/10/2017 04h30

Atravessar o mundo em busca de uma oportunidade e, principalmente, de aprendizado no futebol mais vitorioso e admirado do planeta.

É isso que jovens asiáticos, principalmente de Japão e China, costumam fazer quando se arriscam a tentar a sorte no Brasil.

A maioria vem para cá ainda na adolescência, treina durante alguns meses em alguma escolinha ou clube parceiro e depois volta ao Oriente para tentar se transformar em profissional.

Mas essa não é a trajetória de todos os jogadores asiáticos que desembarcam no Brasil. Há outras histórias. E, por isso, listamos abaixo seis atletas do outro lado do mundo que se tornaram conhecidos por aqui.

ZIZAO
Chinês
Meia
29 anos
Jogou no Corinthians

Zizao não foi contratado para jogar futebol, mas sim para vender camisas na Ásia. Foi isso que muita gente falou quando o Corinthians anunciou a contratação do desconhecido jogador chinês, no começo de 2012. Projeto de marketing ou não, o fato é que Zizao conquistou a simpatia do torcedor corintiano… mais pelo carisma do que pelo futebol mostrado nas cinco oportunidades que recebeu durante os dois anos em que viveu no Brasil. De volta para o casa, o meia defende hoje o Guangzhou R&F, onde atuam os brasileiros Renatinho e Júnior Urso.

KAZU MIURA
Japonês
Atacante
50 anos
Jogou em vários clubes, como Santos, Palmeiras e Coritiba

Um dos maiores nomes da história do futebol japonês, migrou para o Brasil aos 15 anos com o objetivo de se tornar jogador profissional, rodou por clubes importantes, como Santos, Palmeiras e Coritiba, e retornou para o Oriente oito anos mais tarde. Disputou quase 90 partidas pela seleção, mas nunca esteve em uma Copa do Mundo de futebol (só de futsal). Aos 50 anos, segue em atividade e defende o Yokohama FC, da segunda divisão. Kazu é o jogador mais velho da história a disputar uma partida e também a fazer gol por uma time profissional.

MASAKIYO MAEZONO
Japonês
Meia-atacante
43 anos
Jogou no Santos e no Goiás

Jogador da seleção japonesa que derrotou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, o meia-atacante chegou ao Santos em 1998, por indicação do técnico Emerson Leão e marcou logo em sua primeira partida no clube de Pelé –empate por 1 a 1 com a Portuguesa. Apesar de ter caído nas graças da torcida, Maezono só jogou mais quatro partidas pelo Santos antes de se transferir para o Goiás. Em 2000, ele aceitou convite do Shonan Bellmare e voltou para casa. Maezono se aposentou em 2004, aos 31 anos.

TOMO SUGAWARA
Japonês
Volante
41 anos
Jogou no Santos

Assim como Maezono, desembarcou na Vila Belmiro a pedido de Leão, que já havia dirigido o volante japonês no Verdy Kawazaki. A passagem de Sugawara pelo Santos durou apenas quatro partidas, mas ficou marcada por um fato pitoresco. O jogador foi avisado de que deveria entregar a braçadeira de capitão do time para o zagueiro Narciso, mas não entendeu a mensagem e a colocou em seu braço. Sugawara atuou profissionalmente até 2011 e disputou mais de 200 jogos da J-League.

MUSASHI MIZUSHIMA
Japonês
Meia
53 anos
Jogou no São Paulo, no Santos e na Portuguesa

Assim como Kazu Miura, Mizushima veio ao Brasil ainda na adolescência para tentar se tornar jogador profissional de futebol em um tempo em que o profissionalismo ainda não era uma realidade na modalidade no Japão. O jogador passou pelas categorias de base do São Paulo, mas nunca atuou no time principal do Morumbi. Mizushima só foi entrar em campo por uma equipe adulta no Brasil depois de trocar o clube da capital pelo São Bento. O meia ainda defendeu Portuguesa e Santos antes de voltar para o Japão.

ZHANG YUANSHU
Chinês
Meia
20 anos
Joga no São Paulo

Trazido ao país pelo Desportivo Brasil, clube que pertence ao mesmo grupo chinês que é dono do Shandong Luneng, Zhang disputou a última Copa São Paulo pela equipe de Porto Feliz e acabou emprestado ao time sub-20 do São Paulo. Aqui no Brasil, o meia chinês prefere ser chamado de Oscar, em homenagem ao ex-jogador do Chelsea, que atualmente é um dos astros da primeira divisão da China.


Mais de Cidadãos do Mundo

Obinna (o original) e mais 5 africanos que passaram pelo futebol brasileiro
5 jogadores acusados de crimes sexuais contra menores de idade
Lembra do Osio? 6 jogadores europeus que atuaram no futebol brasileiro
Tem até ex-Barça: 7 atletas acusados de envolvimento com tráfico de drogas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zizao não foi o único: 6 jogadores asiáticos que tentaram a sorte no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis