Topo

Desfalques? 91 jogadores têm contratos encerrando durante Libertadores

Rafael Reis

07/03/2017 14h00

Capitão do Flamengo e uma das principais armas do time no Rio para a disputa da Libertadores-2017, o zagueiro Réver não sabe se continuará vestindo a camisa rubro-negra até o final da competição.

O defensor de 32 anos está emprestado ao atual vice-campeão brasileiro até junho. Ou seja, a menos que haja um acordo até lá, ele terá de ser devolvido ao Internacional em julho, quando o torneio interclubes mais importante da América do Sul entrar na fase dos mata-matas.

O caso de Réver é mais comum do que parece. Pelo menos 91 jogadores que disputam a partir desta terça-feira a fase de grupos da Libertadores estão em situação semelhante à do zagueiro brasileiro.

Esse cenário preocupante é um efeito colateral da revolução feita no regulamento do torneio para esta edição.

Por determinação da Conmebol, a Libertadores deixou de ser uma competição jogada (quase que) exclusivamente no primeiro semestre. Com duração ampliada, ela só chegará ao final em novembro. O problema é que nem todos os clubes se prepararam para isso.

Um dos adversários do Palmeiras no Grupo 5, o argentino Atlético Tucumán é o exemplo mais crítico. Nada menos do que 14 jogadores do seu elenco têm contrato apenas até junho e podem ir embora gratuitamente no meio do campeonato.

A lista inclui nomes importantes, como o camisa 10 Leandro González, o artilheiro Cristian Menéndez e o meia Rodrigo Aliendro, autor de um dos gols que colocaram a equipe argentina na fase de grupos.

Atual campeão, o colombiano Atlético Nacional é outro que pode sofrer com essa situação. Dayro Moreno, referência de ataque do time depois da saída de Miguel Borja para o Palmeiras, está emprestado pelo Tijuana (MEX) apenas até junho.

Mais acostumados ao calendário anual do que a maioria dos rivais sul-americanos, os clubes brasileiros não têm tantos jogadores com contrato para expirar durante a Libertadores. Mas há exceções, como a de Réver.

No Grêmio, o goleiro reserva Bruno Grassi e o uruguaio Maxi Rodríguez têm contratos que vencem nos próximos meses. Já no Atlético-MG, o meia venezuelano Rómulo Otero possui vínculo que termina antes do fim da Libertadores –está emprestado pelo Huachipato, do Chile. Na Chapecoense, o contrato de Alan Ruschel encerra em maio, mas o clube já garantiu que fará a renovação até o fim do ano.

Situações como as de Réver, Moreno, Otero e pelo menos 91 jogadores desta Libertadores já aconteciam em edições anteriores, mas eram restritas a poucos times que chegavam às semifinais e final em anos em que a competição se estendia até julho e agosto.

Agora, com todos os mata-matas decisivos (a partir das oitavas de final) jogados no segundo semestre, a proporção do problema se tornou muito maior.

Além dos contratos que terminam no meio da Libertadores, os 16 clubes que avançarem para a reta final do torneio continental ainda terão de lidar com o assédio das equipes europeias e da China a seus principais jogadores na janela de transferências do meio do ano.

Por isso, uma coisa é certa. Os times que iniciam nesta terça a disputa pelo troféu sul-americano certamente não serão os mesmos que brigarão pela taça na final, em novembro.

Clubes com contratos que vence durante a Libertadores:

Atlético Tucumán (ARG) – 14 jogadores
Estudiantes (ARG) – 9
Lanús (ARG) – 8
Peñarol (URU), San Lorenzo (ARG) – 6
Nacional (URU), Universidad Católica (CHI) – 5
Godoy Cruz (ARG) – 4
Barcelona (EQU), Deportes Iquique (CHI), Melgar (PER), Sport Boys (BOL), The Strongest (BOL), Zulia (VEN) – 3
Flamengo (BRA), Grêmio (BRA), Independiente Medellín (COL), Independiente Santa Fé (COL), Jorge Wilstermann (BOL), Sporting Cristal (PER) – 2
Atlético-MG (BRA), Atlético Nacional (COL), Chapecoense (BRA) e River Plate (ARG) – 1

Dados parciais de cada clube participante da Libertadores. Não foi possível obter informações Guaraní (PAR), Libertad (PAR) e Zamora (VEN)


Mais de Cidadãos do Mundo

5 nomes para você e seu clube prestarem atenção na Libertadores
5 brasileiros, 5 argentinos: os 10 jogadores mais caros da Libertadores
Por onde andam os jogadores do Barcelona "campeão de tudo" em 2009?
Manipuladores de resultados já apagaram luz de jogo do Barça na Champions

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Desfalques? 91 jogadores têm contratos encerrando durante Libertadores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis