Topo

Rafael Reis

Por onde andam os jogadores do Barcelona "campeão de tudo" em 2009?

Rafael Reis

02/03/2017 04h00

Em 2008/09, o Barcelona começou a construir uma das histórias mais brilhantes do futebol mundial nas últimas décadas.

Em sua temporada de estreia como técnico de um time de primeira divisão, Pep Guardiola conquistou todos os títulos que disputou e deu o pontapé inicial para uma verdadeira revolução tática, que mudou radicalmente a forma como as equipes do planeta todo praticam a modalidade.

Mas, oito anos depois, onde estão os protagonistas dessa história? Mostramos logo abaixo os paradeiros dos jogadores que ajudaram Guardiola a ganhar a Tríplice Coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei) e a transformar seu estilo de marcação alta e controle de posse de bola em uma febre mundial.

POR ONDE ANDA – BARCELONA DE 2008/09?

Victor Valdés (35 anos) – Deixou o Barcelona em 2014, passou por Manchester United e Standar Liège e atualmente é o goleiro titular do Middlesbrough, time que luta contra o rebaixamento no Campeonato Inglês.

Carles Puyol (38 anos) – Capitão do Barcelona durante toda a "era Guardiola", o zagueiro encerrou a carreira em 2014. Puyol ainda trabalhou por um semestre como auxiliar do então diretor de futebol do clube, Andoni Zubizarreta, até encerrar o vínculo legal com o clube catalão.

Yaya Touré (33 anos) – O volante marfinense, que atuou improvisado na zaga na decisão da Champions-2009 contra o Manchester United, reencontrou Guardiola no Manchester City na atual temporada. Inimigo público do treinador, ficou na geladeira por três meses até começar a ser utilizado pelo espanhol.

Gerard Piqué (30 anos), Sergio Busquets (28 anos), Andrés Iniesta (32 anos) e Lionel Messi (29 anos) – O quarteto continua firme no Barcelona. E, apesar da idade avançada, segue como titular absoluto da equipe comandada por Luis Enrique. Messi ainda é o artilheiro, o camisa 10 e o principal astro do time.

Sylvinho (42 anos) – Jogador mais velho do elenco daquele Barcelona, ainda jogou por uma temporada no Manchester City antes de pendurar as chuteiras. Desde 2011, trabalha como assistente técnico. Convidado para assumir o comando do Corinthians no ano passado, recusou o cargo. Hoje, é auxiliar de Tite na seleção brasileira.

Xavi (37 anos) – Cérebro do Barcelona de Guardiola, deixou a Catalunha há dois anos para jogar no Al-Sadd, no Qatar. Cotado para se tornar treinador do Barça no futuro, tem feito jornada dupla para se preparar para a nova carreira. Sempre que o Al-Sadd lhe dá uma folga, ele trabalha como auxiliar da seleção qatariana sub-23.

Thierry Henry (39 anos) – O francês, que ocupava no Barcelona a mesma faixa de campo por onde hoje joga Neymar, deixou a Espanha em 2010 e foi a estrela máxima do soccer nos Estados Unidos até deixar o New York Red Bulls e o futebol profissional em 2014. Atualmente, é o assistente de Roberto Martínez na seleção da Bélgica.

Samuel Eto'o (35 anos) – Autor do primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o Manchester United na decisão da Champions, o camaronês defendeu cinco clubes diferentes nos últimos quatro anos. Desde 2015, veste a camisa 9 e usa a braçadeira de capitão do Antalyaspor, time de meio de tabela do Campeonato Turco.

Seydou Keita (37 anos) – O volante malinês era reserva naquela temporada, mas disputou 20 minutos da final europeia. Depois de deixar o Barcelona em 2012, passou pela China, jogou no Valencia e defendeu a Roma. Ficou na Itália até agosto, quando acertou transferência para ser companheiro de Romarinho no El-Jaish, do Qatar.

Pedro (29 anos)  – Promovido para o time principal do Barcelona por Guardiola naquela temporada, foi para a Inglaterra em busca da titularidade em 2015. Hoje, é peça importante no esquema de Antonio Conte no Chelsea, líder da Premier League, e botou o brasileiro Willian no banco de reservas.

Daniel Alves (33 anos) – É outro que não tem motivos para reclamar da vida. Desde que se mandou para a Juventus, no início da temporada, vê o Barcelona sofrendo com a limitação dos seus laterais direitos (Sergi Roberto e Aleix Vidal). Atualmente, é um jogador importante da provável campeã italiana e de uma candidata ao título da Champions.

Éric Abidal (37 anos) – O zagueiro e lateral esquerdo francês sobreviveu a dois cânceres e precisou passar por um transplante de fígado durante a "era Guardiola". Aposentado desde 2014, dedica-se atualmente a uma fundação que ajuda crianças que sofrem da mesma doença que ameaçou sua vida.

Pep Guardiola (46 anos) – O técnico que revolucionou o Barcelona e o futebol mundial ainda é admirado como um dos grandes nomes da profissão, mas não conquistou nenhuma Liga dos Campeões depois que deixou o clube em 2012. Após três anos no Bayer de Munique, está em sua primeira temporada no Manchester City e ocupa a terceira colocação no Campeonato Inglês.


Mais de Cidadãos do Mundo

Manipuladores de resultados já apagaram luz de jogo do Barça na Champions
Novo Guardiola: 5 técnicos que o Barcelona poderia "inventar" para 2017/18
Fã, Buffon deu ao filho nome de goleiro preso por magia negra
Artilheiro do Inglês, astro do Arsenal já foi criticado por excesso de sexo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.