Há 56 anos, zagueiro artilheiro foi 1º brasileiro a jogar por Portugal
Rafael Reis
15/07/2016 06h00
Campeão da Eurocopa por Portugal e eleito para a seleção da competição, o zagueiro alagoano Pepe, 33, do Real Madrid, é herdeiro de uma tradição que já dura 56 anos.
Foi no dia 27 de abril de 1960 que um brasileiro atuou pela primeira vez a camisa vermelha da seleção portuguesa.
O primeiro luso-brasileiro dos Tugas foi o zagueiro Lúcio Soares, que fez cinco partidas pela equipe europeia entre 1960 e 1962.
Natural de Manhuaçu, cidade localizada na Zona da Mata, em Minas Gerais, e filho de pai português, o defensor jogou na Portuguesa e no América cariocas antes de cruzar o Atlântico para jogar no Sporting, em 1959.
Exímio cobrador de faltas e pênaltis, Lúcio Soares tinha média de gols de atacante. Em 103 jogos oficiais pelo time de Lisboa, marcou 35 vezes. É até hoje o defensor que mais balançou as redes na história do clube.
O sucesso com a camisa do Sporting e a filiação o levaram a seleção. O mineiro dividiu com o sul-africano David Abraão o posto de primeiros jogadores nascidos fora do território português a defenderem a equipe lusitana –foram titulares no amistoso contra a Alemanha Ocidental, em 1960.
"Lá longe, numa casinha em Niterói, onde deixei parte do meu coração, um homem e uma mulher devem ter chorado de alegria e de orgulho quando souberam que o filho tinha sido chamado para defender as cores de Portugal. Nasci no Brasil, sim, mas sou português de direito e de sangue. Sabe, é que não sou estrangeiro, não", disse, na época.
Lúcio Soares despediu-se da seleção em 1962, justamente em uma partida contra o Brasil. Dois anos depois, encerrou sua carreira na Europa, retornou ao país-natal para concluir os estudos e se formar em Ciências Econômicas e ainda jogou pelo Flamengo de Varginha.
O zagueiro teve uma morte prematura, aos 40 anos, vítima de um afogamento em uma pescaria no Rio Verde, em Varginha.
Apesar de vida breve, deixou um grande legado: a abertura de Portugal para jogadores oriundos de sua maior ex-colônia.
Depois dele, outros quatro brasileiros defenderam a seleção principal de Eusébio e Cristiano Ronaldo: Celso Matos, na década de 1970, Deco e Liédson, na primeira década dos anos 2000, e Pepe, que continua na ativa até hoje.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– Maicon, Alex…quem está sem contrato na Europa e pode ser reforço aqui
– Champions começa com amadores, estádio com 1.300 lugares e hino opcional
– Mais que Obina: 5 jogadores conhecidos para seu time repatriar do Japão
– O pesadelo recomeça: China abre hoje sua janela de transferências
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.