Topo

Rafael Reis

Mais que Obina: 5 jogadores conhecidos para seu time repatriar do Japão

Rafael Reis

22/06/2016 06h00

Mercado de primeira importância para o Brasil na década de 1990, quando contratou Mazinho, Dunga e Zinho, entre outros, o Japão ainda é um dos maiores importadores de jogadores do futebol brasileiro no planeta.

De acordo com o Transfermarkt, site especializado no Mercado da Bola, há atualmente 93 brasileiros atuando nas três primeiras divisões do arquipélago do Oriente.

Separamos cinco deles, todos nomes conhecidos dos torcedores daqui, que poderiam ser repatriados para reforçar seu time nas disputas do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil.

OBINA
Atacante
33 anos
Matsumoto Yamaga
Obina
O folclórico atacante com passagens por Flamengo e Palmeiras está há um ano e meio escondido na segunda divisão japonesa e não repete a boa fase de temporadas anteriores na Ásia. Já um veterano, dificilmente encontraria espaço em um dos principais times do Brasil, mas ainda é um reforço válido (também devido ao marketing que a contratação provocaria) para equipes pequenas da Série A ou mesmo para quem disputa a Série B.

MURIQUI
Meia-atacante
30 anos
FC Tokyo
Muriqui
Um dos grandes nomes do futebol asiático nos últimos anos, Muriqui já foi artilheiro do Campeonato Chinês e eleito o craque da Liga dos Campeões continental e está fora do Brasil desde 2010, quando deixou o Atlético-MG. Tem contrato em vigência com o Al-Sadd, do Qatar, mas está emprestado até o fim do ano ao FC Tokyo. É um jogador caro, mas que vem atuando em alto nível há várias temporadas.

ADEMILSON
Atacante
22 anos
Gamba Osaka
Ademilson
Atacante que fez sucesso nas categorias de base do São Paulo e da seleção brasileira, Ademilson precisou ir para o Japão, dois anos atrás, para conseguir se consolidar como profissional. O jogador está emprestado ao Gamba Osaka até dezembro, mas ainda tem contrato com o clube do Morumbi, que pode negociá-lo com outro time ou pedir o retorno de sua cria.

ÉDERSON
Atacante
27 anos
Kashiwa Reysol
Ederson
Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2013 pelo Atlético-PR, Éderson foi emprestado em 2014 ao Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, e depois teve seus direitos econômicos negociados com o Kashiwa Reysol. No Japão desde o ano passado, o atacante está longe de ser titular absoluto da equipe amarela e tem sofrido com a falta de gols, situação que facilita uma possível volta ao Brasil.

CORTEZ
Lateral esquerdo
29 anos
Albirex Niigata
Cortez
Lateral com passagem pela seleção, ficou com o filme meio queimado pelo futebol abaixo do esperado mostrado no São Paulo. Cortez ainda é contratado do time do Morumbi, mas está emprestado há um ano e meio para o Albirex Niigata. No Japão, tem sido titular absoluto e um jogador importante para a equipe –tem um gol e já deu três assistências nesta temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

O pesadelo recomeça: China abre hoje sua janela de transferências
Com aval de técnico, brasileiro aguarda passaporte para defender a Bélgica
– Cria do Corinthians investe em lado empresário e vende "Libertadores"
– Com Tite, Brasil tem técnico mais vitorioso das seleções da América

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.